O Conto da Ilha Desconhecida de José Saramago [Edição Especial – Abraço a Moçambique]

A Porto Editora e a Fundação José Saramago lançaram agora uma edição especial da obra O Conto da Ilha desconhecida, de José Saramago, que se destina à angariação de fundos para apoiar o povo moçambicano, na sequência da catástrofe humanitária causada pelo ciclone tropical Idai.

250x
Literatura Portuguesa . Literatura Juvenil . Contos . PNL 8º ano

 

Publicado pela primeira vez em 1997, O Conto da Ilha Desconhecida é a história de um homem que foi bater à porta do rei para lhe pedir um barco. É a história de um homem com um sonho, o sonho de descobrir uma ilha que ainda não tinha sido descoberta. O rei e tdos os outros dizem-lhe que todas as ilhas já foram descobertas, mas ele é um homem com um sonho e não está disposto a desistir dele. Quando finalmente o rei lhe dá o barco a mulher da limpeza que trabalha no palácio segue-o, saindo pela porta das decisões e juntos partem, no barco que baptizam de A Ilha Desconhecida, em busca de uma ilha desconhecida.

Resultado de imagem para jose saramago
José Saramago

Este é um conto singelo, que se lê em menos de nada. Bem mais leve do que as obras a que Saramago nos habituou mas, ainda assim, sem perder a sua identidade tão própria. Li-o em menos de uma hora e não é uma leitura nada pesada, embora a escrita de Saramago seja bastante invulgar.

Ainda assim, é um livro onde também reina a metáfora. Uma metáfora sobre sonhos, sobre não desistir e sobre a procura de nós mesmos.

É uma obra bem menos complexa dos que as outras que li deste autor. Está longe de ser a melhor. É mais simples. Ainda assim, devo dizer que foi uma que me tocou particularmente.

 O final, é um final aberto. Calculo que os mais sonhadores o imaginarão de uma forma, os menos de outra. Nesta obra, até o final que não existe tem poesia.

É um livro de literatura juvenil, recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 8º ano de escolaridade.

Livro muito recomendado!

Comprar O Conto da Ilhas Desconhecida

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s