Quem Mexeu no Meu Queijo
Spencer Johnson

Quem Mexeu No Meu Queijo? é um sucesso de vendas sem paralelo por todo o mundo, com milhões de exemplares vendidos e traduzido para mais de vinte línguas. Mas mais do que um best-seller, Quem Mexeu No Meu Queijo? tornou-se uma obra de referência quase indispensável no campo da gestão, e um clássico indisputável na auto-ajuda. Talvez o segredo do seu sucesso seja a forma como transmite, numa linguagem simples e através de uma divertida parábola, ensinamentos profundos sobre a melhor forma de lidar com a mudança e instrumentos valiosos para compreender um mundo em constante mudança a um ritmo cada vez mais acelerado.
Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas
Dale Carnegie

Dale Carnegie cedo percebeu que o êxito tem pouco a ver com conhecimentos profissionais. O mundo pertence a quem consegue expressar as suas ideias, assumir a liderança e entusiasmar os outros. Com base nesta crença, construiu um formidável império na área da formação, hoje presente em 80 países. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas é o mais bem sucedido livro da história da literatura motivacional. Publicado em 1937, tornou-se num imediato bestseller, esgotou sucessivas edições, foi traduzido em 47 línguas, e ainda hoje vende centenas de milhares de exemplares. O autor sabia que a chave do êxito nas actividades profissionais era o relacionamento pessoal. Com base na sua experiência aperfeiçoou este eficaz método para o sucesso, ainda hoje actual, que começa com as três técnicas fundamentais para lidar com as pessoas, e logo a seguir propõe seis formas de fazer com que os outros gostem de nós, doze maneiras para convencer e nove para liderar.
Pensar, Depressa e Devagar
Daniel Kahneman

Daniel Kahneman, distinguido com o Prémio Nobel da Economia em 2002 pelo seu trabalho fundamental em psicologia que questionou o modelo racional de tomada de decisões e de formulação de juízos, é um dos mais importantes pensadores da atualidade. Pensar, Depressa e Devagar transformará a maneira como pensamos acerca de tudo.
Trabalhar com Inteligência Emocional
Daniel Goleman

As novas regras determinam quem tem maior probabilidade de se tornar um profissional excelente. E, independentemente da área em que estejamos a trabalhar no momento, medem as características que são cruciais para o valor da nossa candidatura a empregos futuros.
Essas regras pouco têm a ver com aquilo que na escola nos disseram que era importante; as habilitações académicas, pouca importância têm neste padrão; em vez disso, centram-se em qualidades pessoais como a iniciativa e a empatia, a adaptabilidade e a capacidade de persuasão. Numa época em que não existem garantias de segurança no emprego, em que o próprio conceito de «emprego» está a ser substituído pelo de «perícias portáteis», estas são as qualidades fundamentais que nos tornam e nos conservam empregáveis. Mencionadas ao longo de décadas com diversos nomes vagos, desde «carácter» e «personalidade» até «qualidades pessoais» e «competência», há finalmente uma compreensão mais precisa destes talentos humanos e um novo nome para eles: inteligência emocional.
Foco
O Motor Oculto da Excelência
Daniel Goleman

Ao longo de mais de duas décadas, o psicólogo e jornalista Daniel Goleman tem-nos mostrado o que há de inovador, surpreendente e importante nas ciências humanas. Neste livro, aborda todas as especificidades da ciência da atenção, promovendo um debate há muito adiado sobre este pouco conhecido e subvalorizado recurso mental que assume uma importância enorme para a maneira como vivemos a nossa vida. O funcionamento da atenção assemelha-se muito à de um músculo: se a utilizarmos mal, definha; se a trabalharmos bem, desenvolve-se. Numa época de distrações inesgotáveis, Goleman argumenta persuasivamente que agora, mais do que nunca, devemos aprender a apurar o nosso foco se queremos lidar com, e ser bem-sucedidos num mundo complexo.
Originais
Como os Não-Conformistas Mudam o Mundo
Adam Grant

Especialista em Psicologia Organizacional e autor do bestseller Dar e Receber, Adam Grant apresenta neste livro os «originais»: pensadores e empreendedores que sonham com ideias inovadoras e fazem o possível e o impossível para as concretizarem. Grant, professor na prestigiada Wharton School e consultor de empresas como a Apple, a Google ou o Facebook, mostra como é possível reconhecer novas ideias ou valores e defendê-los das críticas e da resistência dos mais conformados e tradicionalistas. Recorrendo a estudos científicos surpreendentes e exemplos dos campos da gestão, política, desporto e entretenimento, o autor mostra-nos:
› como reconhecer uma boa ideia, divulgá-la no tempo ideal e com eficácia, encontrar os aliados certos, e gerir o receio e a dúvida;
› que podemos e devemos aprender com o falhanço;
› como os pais e professores podem fomentar a originalidade e a criatividade nas crianças e nos jovens;
› como os líderes podem gerar culturas que abraçam a diferença e a inovação.
Este livro é sobre toda uma minoria que parece não ter razão, mas que enfrenta o estipulado e previsível, criando um futuro diferente — e melhor.
Influência
A psicologia da persuasão
Robert B. Cialdini

Já depois de concluir o doutoramento, e quando fazia investigação universitária, Robert B. Cialdini começou a perceber que os manuais de Psicologia revelavam muito pouco sobre a arte de persuadir. À procura de respostas, começou a trabalhar infiltrado em stands de automóveis, em imobiliárias, telemarketing, e numa série de outras profissões cuja sobrevivência dependia da capacidade de convencer terceiros. Ao fim de três anos o autor chegou à conclusão de que todos esses profissionais não só dominavam uma série de técnicas de persuasão, como as usavam quase sempre… em prejuízo do cliente. Ao longo dos 35 anos seguintes, o autor testou e aprofundou o seu conhecimento sobre a Psicologia da Persuasão. Publicou vários artigos científicos sobre as suas descobertas e sintetizou os seis principais princípios da influência. A partir do momento em que perceber e dominar estes seis princípios, não apenas poderá usá-los para persuadir os outros, como se poderá defender melhor de quem os usar contra si. Quer esteja a comprar ou a vender a sua casa ou o seu carro, ou a desempenhar qualquer actividade que implique convencer terceiros, Influência – A Psicologia da Persuasão é muito mais do que um livro: é ao mesmo tempo a espada e o escudo protetor.
GTD – Fazer Bem as Coisas
A arte de fazer acontecer
David Allen

O que distingue um livro como Fazer bem as coisas é a sua abordagem compreensiva de várias circunstâncias ou modos de vida que ultrapassam o domínio profissional. Muitos programas de auto-aperfeiçoamento partem do princípio radical «tudo ou nada», defendendo que a vida deve começar a mudar imediatamente a partir do momento em que se põe em prática um novo programa ou se dá início à leitura de um livro que desenvolve um determinado método para atingir um objectivo. O propósito de David Allen é, porém, bastante mais simples e pretende apenas contribuir para que as pessoas eliminem o stress e a ansiedade do trabalho e das vidas pessoais para poderem dedicar mais momentos da sua existência àquilo que gostariam de realizar. A grande vantagem do sistema proposto pelo autor é a sua insistência no desenvolvimento do hábito de anotar ou registar todos os compromissos e obrigações que são aceites, para que o leitor não se torture com a ideia de que tem de se lembrar de tudo. De igual modo, demonstra-se a importância da criação de um repositório central, único e de confiança, onde seja possível guardar todos os dados. Entre muitas outras possibilidades, estes são alguns métodos para esvaziar a mente, ter tempo para boas ideias, encontrar capacidade de as pôr em prática e, por fim, fazer acontecer aquilo que deseja. Em suma, estão delineadas as estratégias para aprender simplesmente o mais importante: fazer bem as coisas.
A Força do Hábito
Perceber e corrigir os hábitos na vida e no emprego
Charles Duhigg

A maioria das opções que tomamos parecem-nos resultado de decisões muito bem pensadas, mas não. São hábitos. E se cada hábito isoladamente parece pouco relevante, com o passar do tempo os alimentos que comemos, o que dizemos aos filhos, as decisões que tomamos de poupar ou gastar, a frequência com que fazemos exercício e a forma como organizamos os nossos dias, acabam por ter um impacto enorme sobre a saúde, produtividade, bem-estar económico e felicidade. Transformar um hábito não é necessariamente fácil ou rápido. Nem sequer é simples. Mas é possível. E, hoje, graças a este livro sabemos como.
Nunca Almoce Sozinho
O guia para as relações profissionais de sucesso
Tahl Raz e Keith Ferrazzi

Através de passos específicos e da atitude certa, este texto ensina-o a relacionar-se com os seus colegas, amigos e associados, pessoas que o apoiam e a quem também ajuda.
Repleto de sugestões, todos os 31 capítulos de Nunca almoce sozinho ensinam-lhe algumas dicas preciosas para construir a sua rede de contactos, essenciais para concretizar os seus objectivos. «Espero que chegue à conclusão de que Nunca almoce sozinho transcende o livro estereotipado de networking – o tipo de livro que é condescendente consigo, que oferece conselhos simplistas sobre a forma de dar um aperto de mão e certificar-se de que tem sempre ao alcance o seu cartão de visita. Espero também que descubra que é mais do que um típico “livro de gestão americano”, que só aborda empresas norte-americanas. Porque Nunca almoce sozinho não tem nada que ver com isso. Tem que ver com pessoas, indivíduos de carne e osso tal como eu e você. Tem que ver com a forma como se conhecem as pessoas e se cria uma comunidade para ajudar todos os indivíduos a concretizarem o sucesso e felicidade que desejam e merecem nos negócios e noutras áreas da vida. Tem que ver com a entusiasmante possibilidade e potencial de contactar com pessoas de todos os segmentos, porque o espírito humano ultrapassa todas as fronteiras, sejam elas entre famílias, empresas, cidades ou mesmo países, na nossa sociedade cada vez mais global.»
[Sinopses de wook.pt]