Livros & Liberdades

Passou o 25 de Abril, passou o 1 de Maio e no próximo dia 17 é o dia internacional contra a homofobia. Todos eles são altura de falar de liberdades, de direitos, de justiça. E como também os livros são uma forma de liberdade, hoje trazemos alguns que são mesmo sobre isso. Liberdade, resistência, persistência, coragem e muito, muito mais…

Livros para vencer ditaduras e preconceitos.

Por temáticas, que é para este texto não ficar imenso.

 

Sexismo, machismo

350x.jpg

Para quem não sabe sexismo é o preconceito ou discriminação baseada no gênero ou sexo de uma pessoa e machismo é um conceito filosófico e social que crê na inferioridade da mulher.

Nesta área podemos contar com livros como Queimada Viva de Souad, Desonrada de Mukhtar Mai, Casada à força de Sameem Ali, Divorciada aos 10 anos de Delphine Minoui e Nojoud Ali . Todos estes são histórias reais, sobre mulheres que sofreram histórias terríveis e conseguiram viver para contar.

Depois, temos também os livros que almejam ajudar as mulheres a conseguir o que querem como Clube de Combate Feminista de Jessica Bennett e As Boas Raparigas Não Sobem na Vida. Por último, mas não menos importante, destaco aqueles livros sobre as grandes mulheres que nos podem inspirar, como Portuguesas com M grande de Lúcia Vicente, Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes (Juvenil) ou Frida Kahlo de Maria Hesse.

 

Homofobia

Homofobia é a antipatia, desprezo, preconceito, aversão e medo irracional de pessoas homossexuais.

Nesta temática temos livros como Chama-me pelo teu nome de André AcimanTeresa e Isabel de Violette Leduc, A Casa das Escadas de Ruth Rendell ou O Coração de Simon Contra o Mundo.

 

Ditaduras e Guerras

Wook.pt - Como Morrem as Democracias

Neste tópico recomendo Da Ditadura à Democracia de Gene Sharp, Como Morrem as Democracias de Steven Levitsky e Daniel Ziblatt , A Guerra não Tem Rosto de Mulher de Svetlana Aleksievitch, A Travessia: Viagem ao coração estilhaçado da Síria de Samar Yazbek Se Isto é um Homem de Primo Levi e Memórias do Silêncio de R. D. Rosen.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s