Resumo de Leituras [Abril de 2019]

Mais um mês se passou e este foi mais pobre em leituras do que o habitual, não consegui ler praticamente nada na última semana, mas a vida é mesmo assim, por vezes há coisas que se sobrepõem. Ainda assim foi um mês de bons livros. Querem saber quais foram?

 

O Conto da Ilha Desconhecida – José Saramago

A Porto Editora e a Fundação José Saramago lançaram agora uma edição especial da obra O Conto da Ilha desconhecida, de José Saramago, que se destina à angariação de fundos para apoiar o povo moçambicano, na sequência da catástrofe humanitária causada pelo ciclone tropical Idai. Aproveitei a deixa para ler esta obra tão curtinha de José Saramago e devo dizer que adorei! Este é um conto singelo, que se lê em menos de nada. Bem mais leve do que as obras a que Saramago nos habituou mas, ainda assim, sem perder a sua identidade tão própria. Muito recomendado!

 

A Criança na Mala – Lene Kaaberbol e Agnete Friis

Foi a minha estreia com os policiais nórdicos e devo dizer que não podia ter começado melhor! Em A Criança na Mala conhecemos Nina, uma enfermeira com uma história m tanto ou quanto complicada que um dia encontra uma criança numa mala e vai ter de fazer tudo para a salvar e também a si própria. Uma obra que nos prende o fôlego e com uma ou outra surpresa no meio. Muito bom!

 

Contos da Montanha – Miguel Torga

Nesta obra, tal como sugere o titulo, Miguel Torga traz-nos uma antologia de contos que se passam ou estão relacionados, todos, com a montanha. As histórias são de montanha mas fazem-me lembrar profundamente o meu alentejo, onde não estou. Os homens que cavam, as mulheres que parem, as crianças com o gado. As bebedeiras, as missas e os padres que quase poderiam soar a sátira se eu não soubesse (se não tivesse visto) que eles são mesmo assim. As cantigas do lavor, que tem o som de casa. E a tristeza, aquela tristeza tão característica que adorna e poetisa os contos de Torga.
Um livro simplesmente lindo!

 

A Vegetariana – Han Kang

Este livro conta-nos a história de uma mulher absolutamente normal, submissa, que nunca se tinha revoltado com nada nem feito nada de especial. Tinha um trabalho sem emoção, um casamento sem amor e não discutia com o marido, deixando-o viver a sua vida como bem entendesse, limitando-se ao seu papel de esposa submissa. Até ao dia em que tem um sonho e resolve tornar-se vegetariana. É um daqueles livros que simplesmente ou se ama ou se odeia, não há meio termo. E eu, apesar de ter conseguido compreender o que a autora queria transmitir, simplesmente odiei. Não acho que tenha sido uma boa forma de o fazer, longe disso. Não recomendo.

 

O Leitor – Bernhard Schlink

Em O Leitor de Bernard Schlink conhecemos a história de Michael e Hanna. Quando se conhecem ele tem 15 anos, ela 36. Mas isso não os impede de se envolverem vorazmente. Um dia, numa reviravolta mais ou menos inesperada, Hanna desaparece. Muda-se sem avisar Michael. Ele havia de a voltar a ver anos mais tarde, quando é já um estudante de direito e ela uma das acusadas num processo relacionado com a II Grande Guerra Mundial. Este é um livro sobre a II Grande Guerra Mundial, mas um livro diferente. Não posso dizer que as surpresas que existem nesta história me tenham surpreendido muito. Ainda assim é um livro bom! Recomendo!

 

A Amiga Genial – Elena Ferrante

A Amiga Genial é a história de Elena e Nina, duas raparigas que se conhecem na primeira classe. O livro acompanha o crescimento delas, a sua formação e a formação da sua personalidade, bem como os acontecimentos do bairro em que vivem. Este sim, foi um livro que me surpreendeu imenso. A capa, desinteressante, nunca me atraiu mas o livro é realmente excelente. Uma escrita seca e dura, com personagens complexas e questões que vão mais fundo do que aparentam ao inicio. Muito recomendado!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s