Tobias e o Anjo – Susanna Tamaro

“ ‘Quantas línguas existem no mundo?’ , perguntava-se Marta, naquela noite, a sós na cama. Há as línguas que as pessoas falam: francês, alemão, espanhol, chinês, italiano. Para indicar a mesma coisa, usa-se uma palavra diferente em cada país. Mas uma mesa continua a ser uma mesa, um relógio um relógio, uma maçã uma maçã. Apenas varia o som para chamar essas coisas.”

“O avô tinha razão, cada coisa possui a sua própria voz. Mas também havia coisas sem voz, o futuro, por exemplo, ou as perguntas sem resposta. Havia tantas na sua cabeça! Ao adormecer, Marta via-as: pareciam luzes a derramar-se numa margem distante. O galeão velejava em direcção oposta, rumo à grande noite silente de um mar sem faróis, de um céu sem estrelas.”

Li este livro já há muitos anos e recentemente tive a oportunidade de o reler de novo para ajudar com as provas para o Concurso Nacional de Leitura. Alguns dos meninos que o leram disseram durante as provas que este é um livro para todas as idades, que os adultos também o deviam ler e tirar algumas lições dele. Eu, que o li enquanto criança e que reli agora já adulta, não posso deixar de concordar.

Esta é a história de Marta, uma menina de oito anos que vive com os pais. Os pais de Marta passam o tempo a discutir e ela sente-se sozinha, tem problemas na escola e não se sente encaixada no mundo em que vive. Mas ela têm também um avô, que é a alegria dos seus dias, que a ama e que ela ama. O avô fala a linguagem das coisas, conhece portas escondidas e é o porto seguro da menina.

Até que um dia o avô não aparece como de costume. Nem no dia a seguir, nem no outro. E o tempo continua a passar e ele continua sem aparecer…

É então que Marta, aconselhada por um sábio amigo, decide partir à aventura. Sai de casa e vai em busca do avô. Pelo caminho conhece várias personagens, cada uma mais caricata e mais ternurenta que a outra.

Este é um livro para crianças, sim. É um livro de uma leitura muito fácil, que conquista facilmente os mais novos, com uma história que apesar de beirar o fantástico fala de temas muito reais e importantes. Os problemas familiares. O bullying. Os problemas na escola. O amor. A família. A morte. A vida. A esperança.

E é também um livro para adultos, para os pais ocupados que se distraiem dos filhos, para os avós ternurentos que ajudam a criar os netos, para as pessoas sós e as pessoas acompanhadas.

Livro recomendado!

Livro na Wook

 

 

P.S.: A única coisa que não compreendo é a capa mais recente deste livro, que deve ter sido criada por alguém que não leu a história! Têm um homem, uma criança e…um cão? Um cão?  Acho que quem desenhou esta capa saltou ali umas quantas páginas do livro…

tobias.jpg

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s