Doramar ou a Odisseia – Itamar Vieira Junior

Livro Físico

“Todos os homens imolam a vida desde o começo do mundo. Imolam os animais ao deus da fome. Imolam mulheres e homens ao deus do amor. Imolam pais e filhos ao deus da família. Imolam suas próprias vidas ao deus do desespero. Imolam suas esperanças ao deus do acaso. Imolam suas verdades ao deus da mentira. Imolam sua paz ao deus da guerra.”

“Somos as mulheres que enfrentaram a chuva impiedosa, o sol inclemente, que deram sua força e seu corpo, de sol a sol, para que nada faltasse em nossa mesa. Somos as mulheres que deixaram de ler bons livros, deixaram de aprender as letras, pois não havia tempo nem interesse para que aprendêssemos algo que nos tornasse diferentes.”

Itamar Vieira Junior nasceu a 6 de agosto de 1979 na Bahia. Venceu o Prémio LeYa em 2018, o Prémio Jabuti em 2020 e o Prémio Oceanos em 2020 com o seu primeiro romance, Torto Arado, de que falamos neste link .

Doramar ou a Odisseia é o seu segundo livro, desta vez um livro de contos. Nas 13 histórias que compõem esta obra encontramos várias personagens que podiam ser qualquer um de nós, que são tão humanas como todos nós, com amores e felicidades, dores e desalentos. E são, todas elas, personagens extremamente sofridas. Este é um livro sobre sofrimento. Um livro denso, com personagens que o leitor dificilmente irá esquecer, e um livo sobre sofrimento.

Desde o carrasco ao homem que é morto pelo carrasco, a escrava fugida e o homem preso para a vida, cada uma destas histórias tem, só por si, o poder de deixar o leitor com uma lágrima no canto do olho e um nó no coração. É um livro tremendamente bem escrito, em que cada palavra tem poesia, e é também um livro denso de histórias marcantes, para se ler com muita calma, para apreender lentamente.

Eu adorei o Torto Arado e estava com a expectativa muito alta para a leitura deste segundo livro. Não me sinto desiludida. É um livro que é exactamente aquilo que eu esperava: marcante, impressionante, apaixonante. Admito que gostei mais do Torto Arado, principalmente porque sendo um romance tem uma história mais longa, onde conhecemos melhor cada uma das personagens. Com estes contos, dei comigo muitas vezes com a sensação de “quero mais”. Quando me estava verdadeiramente a apaixonar pelas personagens e pelas histórias, o conto acabava.

É uma leitura que vale muito a pena! Recomendado, 5*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s