Os policiais da minha estante [bookshelf tour 2020]

Hoje voltamos a uma temática que começámos com o post Os Livros de Poesia da Minha Estante, que serve para vos mostrar mais a fundo os livros que habitam cá em casa. Desta vez venho apresentar-vos os meus romances policiais e de suspense. Vá, admito, não todos ou isto ia ficar enorme. Venho destacar alguns.

E nas vossas prateleiras, que livros habitam?

 

Amigo Imaginário – Stephen Chbosky

Wook.pt - Amigo Imaginário

Em Amigo Imaginário conhecemos Christopher e a sua mãe, Kate Reese. Em fuga de uma vida cheia de más experiências, acabam por ir dar a Mil Grove, uma pacata e isolada vila. Achando que nunca iriam ser encontrados ali, Kate toma a decisão de ficar. Parecia ser o sitio ideal para dar finalmente uma vida normal ao filho. E a principio tudo corre bem. Mas algo macabro se esconde naquela vila e é então que Christopher desaparece durante seis dias. E volta diferente…
Quando peguei em Amigo Imaginário esperava um livro de terror/suspense, talvez um thriller psicológico realmente bom. E ele é um pouco de tudo isso, mas também vai além disso. Para além da história assustadora, do suspense psicológico, do nervosinho normal que este género de livros costuma deixar nos leitores, este livro tem também uma profundidade pouco comum neste género. Se quiserem ver a minha opinião completa sobre ele, podem ir aqui.

 

As Gémeas do Gelo – S. K. Tremayne

Wook.pt - As Gémeas do Gelo

Lydia e Kirstie tinham 6 anos e eram gémeas idênticas. Quando Lydia morre acidentalmente na queda de uma varanda, os pais mudam-se para uma pequena ilha escocesa, na esperança de reconstruírem, com a filha que lhes resta, as suas vidas dilaceradas. Mas um ano depois, a gémea sobrevivente acusa os pais de terem cometido um erro e afirma que quem caiu da varanda foi Kirstie e não ela.
Na noite em que uma tempestade assola a ilha e deixa mãe e filha isoladas, elas dão por si a serem torturadas pelo passado e por visões inexplicáveis, que quase as levam à loucura. O que terá acontecido realmente naquele fatídico dia em que uma das gémeas morreu? Falei dele aqui.

 

Duas Mulheres – Martina Cole

Wook.pt - Duas Mulheres

Susan McNamara nunca teve uma vida fácil, e agora quase a chegar aos trinta anos tem quatro filhos e está presa por ter morto o marido com um martelo. Nascida numa família violenta no East End, teve uma infância de espancamentos, brutalidade e incesto.
Aos quinze anos conheceu Barry, o rapaz mais popular do liceu, e a sua vida mudou para sempre. Susan não era especialmente bonita nem interessante, mas Barry seduzi-a por saber que o seu pai era um importante mafioso, e tudo o que Barry pretendia era alcançar poder e status. Casaram-se e para Susan todo o casamento foi um pesadelo. Barry batia-lhe e, lentamente, Susan começou a ver nele a imagem do seu pai até que num acto de desespero e durante uma discussão mata o seu marido.
Quando é encarcerada ao lado de Matilda Enderby, os seus destinos ficam ligados para sempre. E ninguém – e muito menos Susan – poderia adivinhar…

 

A Princesa de Gelo – Camila Läckberg

Wook.pt - A Princesa de Gelo

De regresso à cidadezinha onde nasceu depois da morte dos pais, a escritora Erica Falk encontra uma comunidade à beira da tragédia. A morte da sua amiga de infância, Alex, é só o princípio do que está para vir. Com os pulsos cortados e o corpo mergulhado na água congelada da banheira, tudo leva a crer que Alex se suicidou. Quando começa a escrever uma evocação da carismática Alex, Erica, que não a via desde a infância, vê-se de repente no centro dos acontecimentos. Ao mesmo tempo, Patrik Hedström, que investiga o caso, começa a perceber que as coisas nem sempre são o que parecem. Mas só quando ambos começam a trabalhar juntos é que vem ao de cima a verdade sobre aquela cidadezinha com um passado profundamente perturbador…
Admito que este é um daqueles livros que tenho na minha estante e ainda não li…mas o dia há-de chegar!

 

Inspeção – Josh Malerman

Wook.pt - Inspeção

Nesta obra J tem 12 anos e é aluno de uma escola muito peculiar. Vive numa torre erguida nas profundezas de uma floresta, com o seu P.A.I. e todos os outros homens da sua família e com os seus 23 irmãos. Em tempos, foram 26 rapazes. Hoje, são apenas 24, todos criados para se tornarem prodígios em algo. Mas a perfeição tem um preço caro e o que os rapazes não sabem é que são vitimas do desejo de perfeição da sua família. J não sabe o que é uma mulher. Não conhece sequer a palavra ela, porque as mulheres distraem os homens dos seus objectivos e tudo o que o P.A.I. não quer são distracções. Nunca passou para lá do pequeno pomar que cerca a sua torre e teme, afincadamente, O Canto, que lhe levou os irmãos A e Z. Mas até quando pode esta situação continuar assim? Os rapazes estão a crescer…
Um livro fora da caixa, que eu adorei. Opinião completa aqui.

 

As Dez Figuras Negras – Agatha Christie

Wook.pt - As Dez Figuras Negras

Dez desconhecidos, que aparentemente nada têm em comum, são atraídos pelo enigmático U. N. Owen a uma mansão situada numa ilha da costa de Devon. Durante o jantar, a voz do anfitrião invisível acusa cada um dos convidados de esconder um segredo terrível, e nessa mesma noite um deles é assassinado. A tensão aumenta à medida que os sobreviventes se apercebem de que não só o assassino está entre eles como se prepara para ir atacando uma e outra vez… O que se segue é uma obra-prima de terror. À medida que cada um dos hóspedes é brutalmente assassinado, as suas mortes vão sendo “celebradas” através do desaparecimento de uma de dez estátuas, as “dez figuras negras”. Restará alguém para um dia contar o que de facto se passou naquela ilha?

 

Um Crime no Expresso do Oriente – Agatha Christie

Wook.pt - Um Crime no Expresso do Oriente

Pouco depois das doze batidas da meia-noite, um nevão obriga o Expresso do Oriente a parar. Para aquela época do ano, o luxuoso comboio estava surpreendentemente cheio de passageiros. Só que pela manhã havia, vivo, um passageiro a menos. Um homem de negócios americano jazia no seu compartimento, apunhalado até à morte.
Poirot aceita o caso, aparentemente fácil, que acaba por se revelar um dos mais surpreendentes de toda a sua carreira. É que existem pistas (muitas!), existem suspeitos (muitos!), sendo que todos eles estão circunscritos ao universo dos passageiros da carruagem. Para ajudar às investigações, o morto é reconhecido como sendo o autor de um dos crimes mais hediondos do século. Com a tensão a aumentar perigosamente, Poirot acaba por esclarecer o caso…de uma maneira a todos os títulos surpreendente!

 

O Homem de Giz – C. J. Tudor

Wook.pt - O Homem de Giz

Este livro conta-nos a história de Edgar Adams, dos seus amigos, das suas famílias e da pequena comunidade onde vivem, que tinha tudo para ser pacifica mas não é. Ed gosta de coleccionar coisas que não são dele, sem que mais ninguém saiba. Mickey é um amigo pouco honesto, com um irmão ainda menos honesto. Gav, o Gav Gordo, acaba numa cadeira de rodas. E Hoppo. Entre o bullying, acidentes, violações, relações pouco prováveis e muitas outras coisas, acontece o pior: o corpo decepado de uma rapariga é encontrado no bosque por Eddie e a sua quadrilha. Um livro excelente! Podem ver a minha opinião aqui!

 

O Colecionador – John Fowles

Resultado de imagem para o colecionador john fowles"

Nesta obra Frederick Clegg é um funcionário municipal que não tem nada de extraordinário. Coleccionador de borboletas, não tem além desse mais nenhum hobbie interessante nem sequer amigos com quem se divertir, sendo até mesmo considerado algo estranho no seu trabalho. Gosta de observar Miranda, uma jovem com quem se cruza de vez em quando, mas nunca se apresentou sequer. Na opinião dele, pertencem a classes muito diferentes. Até que um dia Frederick ganha um prémio num jogo de apostas desportivas e se torna milionário. Então, Frederick compra uma velha casa isolada. Arranja-a, decora-a e prepara o porão para aquilo a que ele chama “ter uma hóspede”. Depois, rapta Miranda. Um livro extremamente perturbador e muito dificil de encontrar. A nossa opinião completa está aqui.

 

Crime, Disse o Livro -Anthony Horowitz

Wook.pt - Crime, Disse o Livro

Em Crime, disse o livro, temos duas histórias diferentes. A história das personagens deste livro, e a história das personagens do livro que eles lêem e em torno do qual gira o caso. Parece ser confuso? Não é. Mas é sem duvida diferente. Numa das histórias conhecemos Atticus Pünd, que investiga duas mortes misteriosas na mesma pequena terra. Na outra Susan Ryeland, uma editora que trabalha há anos com o escritor Alan Conway, autor das histórias sobre Atticus. Quando Alan se suicida inesperadamente, sem entregar o final do último livro, Susan parte em busca das folhas desaparecidas. Mas aos poucos começa a suspeitar que o suicídio de Alan talvez não tenha sido um suicídio…
Um policial que maravilhoso que nos lembra Agatha Christie. Opinião aqui.

 

Em Parte Incerta – Gillian Flynn

Wook.pt - Em Parte Incerta

Neste livro conhecemos Amy e Nick, um casal a celebrar o 5º aniversário de casamento. Tinha tudo para ser um dia tradicional e romântico mas então Amy desaparece. A casa mostra sinais de luta que não parecem ser reais, os testes mostram que Amy sangrou – muito – e o sangue foi limpo. O casamento, que no principio parecia tão perfeito, passava por tempos negros. Agora, tudo aponta para que seja Nick o culpado do desaparecimento de Amy. O final? Genial. Algo que nos deixa com o estômago enrolado de raiva por ter acabado assim e com um sabor de vitória na boca, porquê o fim é excelente e não destrói um livro tão bom (não é fácil, que na página 500 as expectativas estão altíssimas) e porque, afinal, quem “ganha”, até o mereceu. Querem saber mais? Vejam aqui.

 

Diário de uma Obsessão – Claire Kendal

Wook.pt - Diário de uma Obsessão

Este foi um daqueles livros que me marcou, não só pela sua qualidade enquanto livro mas pelo tema importante em que toca. Eu própria vi paralelismos entre esta história e algumas situações que presenciei na vida real. Fez-me ficar alerta, tornei-me mais atenta a algumas situações que nos cercam. Conta a história de Clarissa, uma mulher perfeitamente comum, solteira e que vive sozinha, que trabalha e que tem uma vida como qualquer outra mulher. Até ao dia em que Rafe entra na sua vida. Rafe é um colega de trabalho e parece não conseguir entender quando a resposta é “Não!”. Não importa quantas vezes lhe seja dito o contrário, na mente dele ele ama Clarissa e Clarissa ama-o e no fim, hão-de ficar juntos. Um livro que nos põe a roer as unhas de nervoso. Vejam o que dissemos aqui.

 

O Quarto de Jack – Emma Donoghue

Wook.pt - O Quarto de Jack

Jack tem 5 anos e nunca viu o mundo. Ele e a mãe vivem fechados num quarto de 11 m², onde o raptor da mãe os mantém. O raptor que é também seu pai. Mas Jack não sabe isso. O que ele sabe é que os micróbios o podem matar, que não se pode comer cereais ao pequeno-almoço, almoço e jantar, e que quando chove a clarabóia do tecto fica desfocada. Jack tem cinco anos e nunca viu o mundo para lá da porta do seu quarto. Nunca viu uma árvore fora do ecrã da televisão nem sentiu o sol no rosto. Até ao dia em que a mãe o manda numa missão muito importante. Fugir e pedir ajuda. Opinião completa aqui.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s