Dez livros de não-ficção que toda a gente devia ler

Depois de falarmos de 20 livros de ficção que toda a gente devia ler, viemos falar agora de 10 livros de não ficção que toda a gente devia ler. Afinal, nem só de ficção vive uma pessoa, não é verdade? Ora digam-nos lá o que acham das nossas escolhas…

 

Sapiens – Yuval Noah Harari

Wook.pt - Sapiens - História Breve da Humanidade

Recorrendo a ideias da paleontologia, antropologia e sociologia, Yuval Noah Harari analisa os principais saltos evolutivos da humanidade, desde as espécies humanas que coexistiam na Idade da Pedra até às revoluções tecnológicas e políticas do século XXI — que nos transformaram em deuses, capazes de criar e de destruir. Falámos dele aqui.

 

Se isto é um Homem – Primo Levi

Wook.pt - Se Isto é um Homem

Na noite de 13 de Dezembro de 1943, Primo Levi, um jovem químico membro da resistência, é detido pelas forças alemãs. Tendo confessado a sua ascendência judaica, é deportado para Auschwitz em Fevereiro do ano seguinte; aí permanecerá até finais de Janeiro de 1945, quando o campo é finalmente libertado. Da experiência no campo nasce o escritor que neste livro relata, sem nunca ceder à tentação do melodrama e mantendo-se sempre dentro dos limites da mais rigorosa objectividade, a vida no Lager e a luta pela sobrevivência num meio em que o homem já nada conta.
Se Isto é um Homem tornou-se rapidamente um clássico da literatura italiana e é, sem qualquer dúvida, um dos livros mais importantes da vastíssima produção literária sobre as perseguições nazis aos judeus. Falámos desta obra aqui.

 

KL – Nikolaus Wachsmann

Wook.pt - KL - A História dos Campos de Concentração Nazis

KL, Konzentrationslager, designa o sistema dos campos de concentração nazis. É também o título da primeira história geral desta realidade trágica que importa conhecer.
Nesta notável obra de referência histórica, Nikolaus Wachsmann oferece o primeiro relato, sem precedentes, dos campos de concentração nazis, desde a sua concepção, em 1933, até ao seu encerramento, na primavera de 1945. O Terceiro Reich é o período mais estudado da História, e no entanto faltava até agora escrever uma história geral do amplo sistema de campos de concentração, bem como das experiências quotidianas dos seus habitantes – perpetradores, vítimas, e todos aqueles que viviam naquela área que Primo Levi designou como «zona cinzenta». Com KL – Uma História dos Campos de Concentração Nazis Wachsmann preenche esta lacuna evidente no nosso entendimento do passado. Ele não sintetiza apenas o trabalho académico de uma geração, uma parte importante do qual desconhecida até agora fora da Alemanha, como também faz revelações surpreendentes, baseadas em muitos anos de pesquisa arquivística, sobre o funcionamento e a extensão do sistema de campos. Ao examinar, em detalhe, a vida e a morte dentro dos campos, e ao adoptar uma abordagem mais panorâmica para mostrar que o sistema era moldado pela evolução das várias forças políticas, legais, sociais, económicas e militares, Wachsmann produz uma imagem unificada do regime nazi e dos seus campos de concentração nunca antes vista. Uma obra de grande ambição e importância, KL está destinada a tornar-se um clássico da história do século XX.

 

As 5 Linguagens do Amor – Gary Chapman

Wook.pt - As 5 Linguagens do Amor

A correria do dia a dia e o trabalho podem levar-nos a não expressarmos o amor que sentimos por alguém. Esquecemo-nos de fazer elogios, de oferecer um presente só porque sim, de dar um abraço mais longo do que o costume. Os gestos dizem «amo-te» ou não existem ou não bastam. Este livro ensina-nos a expressar o amor – e a ouvi-lo – de forma inequívoca. Sem malabarismos. Sem psicanálises. Simplesmente aprendendo a expressá-lo na linguagem da nossa cara-metade.
Palavras de apreço – Atos de servir – Receber presentes – Tempo de Qualidade – Contacto físico
As 5 Linguagens do Amor vendeu mais de 11 milhões de exemplares em todo o mundo e transformou inúmeras relações. Transmite ideias simples, com clareza e humor, tornando-se uma obra prática e acessível. Deixe-se inspirar por histórias reais e encorajar por estratégias descomplicadas. Ler este livro é como dar um passeio com um amigo sensato. Aplicar os seus ensinamentos é mudar a sua relação para sempre e desde… já!

 

Breves Respostas às Grandes Perguntas – Stephen Hawking

Wook.pt - Breves Respostas às Grandes Perguntas

Stephen Hawking foi o mais conceituado cientista desde Einstein, conhecido pelo seu trabalho revolucionário nos campos da física e da cosmologia – e também pelo seu sentido de humor. Ao longo da extraordinária carreira, expandiu o conhecimento do universo e desvendou alguns dos seus maiores mistérios, acreditando no crucial papel da ciência para a resolução dos problemas da Terra. Numa altura em que enfrentamos situações potencialmente catastróficas – como as alterações climáticas, a ameaça de uma guerra nuclear e o desenvolvimento de Inteligência Artificial -, Stephen Hawking vira a sua atenção para as questões mais urgentes que a humanidade enfrenta. Sobreviveremos? Devemos colonizar o espaço? Existe um Deus? São algumas das perguntas a que Hawking responde neste seu abrangente, estimulante, apaixonante – e sempre bem-humorado – último livro. A derradeira obra de uma das mais brilhantes mentes da História, partilha a sua perspectiva sobre as mudanças que todos nós, enquanto espécie humana, enfrentamos, e sobre que destino está reservado ao nosso planeta.

 

A Sexta Extinção -Elizabeth Kolber

Wook.pt - A Sexta Extinção

Nos últimos 500 milhões de anos, a Terra passou por cinco extinções em massa, nas quais a diversidade da vida no planeta se reduziu drástica e subitamente. Actualmente, e pela primeira vez na História, decorre um processo de extinção em massa provocado por uma única espécie: o Homem. Nos últimos dois séculos, provocámos danos irreparáveis no clima e ecossistema global; como consequência directa, mais de um quarto de todos os mamíferos da Terra está hoje em vias de extinção, tal como acontece com 40% dos anfíbios, um terço dos corais e dos tubarões, um quinto dos répteis e um sexto das aves. Considerado um dos livros de divulgação científica mais relevantes dos últimos anos, A Sexta Extinção é leitura recomendada por personalidades como Yuval Noah Harari, Al Gore, Bill Gates ou Barack Obama. Neste seu valioso trabalho, Elizabeth Kolbert combina os resultados de uma extensa investigação no terreno com a história das ideias e o trabalho de geólogos, botânicos e biólogos marinhos, produzindo um documento inédito e, mais do que isso, um apelo urgente para que, repensando o nosso papel no planeta, não deixemos como derradeiro legado uma sexta extinção.

 

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie

Wook.pt - Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Dale Carnegie cedo percebeu que o êxito tem pouco a ver com conhecimentos profissionais. O mundo pertence a quem consegue expressar as suas ideias, assumir a liderança e entusiasmar os outros. Com base nesta crença, construiu um formidável império na área da formação, hoje presente em 80 países. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas é o mais bem sucedido livro da história da literatura motivacional. Publicado em 1937, tornou-se num imediato bestseller, esgotou sucessivas edições, foi traduzido em 47 línguas, e ainda hoje vende centenas de milhares de exemplares. O autor sabia que a chave do êxito nas actividades profissionais era o relacionamento pessoal. Com base na sua experiência aperfeiçoou este eficaz método para o sucesso, ainda hoje actual, que começa com as três técnicas fundamentais para lidar com as pessoas, e logo a seguir propõe seis formas de fazer com que os outros gostem de nós, doze maneiras para convencer e nove para liderar.

 

A Origem das Espécies – Charles Darwin

Wook.pt - A Origem das Espécies

«Charles Robert Darwin nasceu em 1809. O seu grande livro, Sobre a Origem das Espécies por Meio de Selecção Natural, ou a Preservação das Variedades Favorecidas na Luta pela Existência foi publicado em 1859, quando o autor tinha cinquenta anos de idade. Darwin viveria ainda vinte e cinco anos, morrendo em 1882, quando a Origem tivera já seis edições e fora consideravelmente revista e reescrita. Por norma, a sexta edição, de 1872, era a mais frequentemente reproduzida, mas mais recentemente os estudiosos têm insistido que é a primeira edição a realmente importante — vemos o pensamento de Darwin na sua forma original. As questões que coloco nesta introdução são acerca da génese da Origem e a sua natureza — a sua estrutura e conteúdo.» É com estas palavras que Michael Ruse inicia a brilhante introdução que escreveu em exclusivo para a edição portuguesa de A Origem das Espécies. Com uma nova tradução, apresenta-se um novo livro, aquele que revolucionou o lugar do Homem no Universo.

 

Walden ou A Vida nos Bosques – Henry David Thoreau

Wook.pt - Walden ou a Vida nos Bosques

Publicado em 1854, este pioneiro livro de auto-descoberta narra a experiência de dois anos de isolamento de Thoreau no lago Walden (Massachusetts, EUA) e inclui referências a temas como mitologia, história, poesia, carpintaria, fauna e flora. Acima de tudo, são as ideias do autor quanto à melhor maneira de viver uma vida simples, em harmonia com a Natureza circundante e, portanto, exterior, mas especialmente com a nossa própria e intrínseca natureza humana. Este livro é considerado tão revolucionário e anti-capitalista como o Manifesto de Marx e Engels, embora aqui a resposta dependa mais das acções individuais, da nossa mudança interior, do que da mobilização popular.

 

No Logo – Naomi Klein

Wook.pt - No Logo

Este livro revela o processo de traição das promessas centrais da era da informação: opções, interactividade e liberdade crescente. Oferece, ainda, uma organizada compilação dos protestos mais significativos contra grandes corporações e sua influência mundial. Saudada pelo The New York Times como “(…) a bíblia de um movimento”, esta obra foi considerada pelo jornal britânico The Observer “O capital do crescente movimento anticorporativo”. A autora passou a infância obcecada por marcas e anúncios e tinha verdadeira adoração pelos letreiros fluorescentes de grandes companhias de petróleo e pequenas etiquetas de roupas. Depois de adulta, a atracção virou repulsa e Naomi passou a se dedicar a analisar e desarmar os absurdos cometidos pela publicidade. Em No Logo, Naomi Klein constrói formulações reveladoras sobre o reino das marcas: aponta os efeitos negativos do marketing na cultura, no trabalho e nas escolhas do consumidor, mostrando como multinacionais convertem o mundo em uma oportunidade de mercado. Logótipos e marcas são o que temos mais próximo de uma linguagem internacional: a maior parte dos seis bilhões de habitantes da Terra pode identificar o símbolo do McDonald’s ou da Coca-Cola. No universo globalizado, gerir imagens e associações através das quais o consumidor se relaciona com um produto tornou-se a chave do sucesso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s