Um Gato Tem 7 Vidas – Luísa Ducla Soares
Dizem que um gato tem sete vidas. O gato desta história também as tem. Pode meter-se em brincadeiras e aventuras, pode ver muitas vezes a morte à sua frente, mas escusa de se esconder, pois ela deixa-o gozar o esplendor da vida, e ser feliz como só os gatos sabem ser. Até que acaba de viver plenamente as suas sete vidas. Então, velho e cansado, deixa-se adormecer. Para sempre.
A Árvore das Recordações – Britta Teckentrup
Uma raposa cansada mas feliz, enfrenta, por fim, a sua hora de partir. Através do poder da amizade, todos os que levam a pequena raposinha no coração, mostram-nos como lidar com a perda de alguém muito especial e como fazê-lo viver para sempre.
Para Onde Vamos Quando Desaparecemos?
Isabel Minhós Martins
À parte de algumas exceções, ninguém consegue responder com certeza absoluta à pergunta que dá título a este livro. Para Onde Vamos Quando Desaparecemos? aproveita a ausência de respostas “preto no branco” para lançar novas hipóteses – mais coloridas e poéticas, mais sérias ou disparatadas, conforme o caso… – e assim iluminar um tema inevitavelmente sombrio. O que propõe este livro? Observar as coisas do mundo e nelas procurar novas pistas e possibilidades (que nos sirvam a nós e àqueles de quem mais gostamos). Atenção: nesta procura, nada deve ser ignorado – das meias que se evaporam misteriosamente ao sol que todos os dias se vai embora – em tudo pode haver ideias interessantes que ajudem a preencher o espaço deixado em aberto por esta grande interrogação. Para Onde Vamos Quando Desaparecemos? aborda de forma subtil o tema da ausência, do desaparecimento e da morte. Não trazendo respostas definitivas, abre as portas à imaginação, tornando o tema (mesmo que por breves instantes) um pouco mais leve.
Não é Fácil, Pequeno Esquilo!
Elisa Ramón
Uma proposta literária e artística que pode, à primeira vista, despoletar a ideia de que os pequenos leitores possam sentir um certo desassossego ao lê-la. Porém, tal como sucede com o pequeno esquilo, também as crianças percebem de um modo natural a experiência da morte… e também elas procuram respostas para ela. A distância conferida pela dimensão de fantasia da própria história revela-se eficaz para os ajudar a compreender e a aceitar a perda de um ente querido. Um álbum sério e inteligente, de tratamento plástico sereno e harmonioso, cuja ternurenta e delicada história abre as portas a um tema tão profundo quanto necessário, ao mesmo tempo que oferece sugestões abertas e tranquilizadoras a propósito da continuidade da vida.
O Coração e a Garrafa – Oliver Jeffers
Era uma vez uma menina que vivia no encanto da descoberta, intrigada com as estrelas, fascinada pelo mar. Um dia, decide guardar o seu coração, que ficou triste, numa garrafa bem fechada. Só por algum tempo. Mas a partir daí nada parece ter sentido. Conseguirá ela voltar a sentir o seu coração? Com esta comovente história, Oliver Jeffers fala-nos de amor e de perda, de memórias que nunca desaparecem e da alegria intensa que é viver!
Se o Mundo Inteiro Fosse Feito de Memórias
Joseph Coelho

Escrito pelo poeta Joseph Coelho e ilustrado pela premiada artista e designer Allison Colpoys. Se o mundo inteiro fosse feito de memórias, o passado seria uma casa que eu podia visitar, e em todas as divisões encontraria o meu avô. Um livro terno e bonito que nos fala da relação e da cumplicidade entre uma menina e o seu avô, e de como as pessoas que amamos podem manter-se vivas para sempre no nosso coração. O livro ideal para partilhar entre avós e netos. Ilustrações muito originais, numa edição de capa dura e com acabamentos de fino recorte.
A Carícia da Borboleta
Christian Voltz

EXCERTO: “Diz lá, avô, onde está a avó? Isso, meu neto… Há quem diga que está debaixo da terra, com os vermes e com as minhocas… Está-se mesmo a ver! Com o medo que ela tinha desses bicharocos! Outros acham que está lá em cima. A voar, com as nuvens… Com os seus 85 quilos! Ah! Ah! Ah! Eu sei muito bem que ela não está assim tão longe!”
As Voltas do Teu Coração
Ana Paula Figueira

A morte ou a perda de alguém próximo costuma gerar nas crianças um sentimento de ansiedade – que pode ser devastador – e de medo, como defesa. Este terceiro livro – “As Voltas do teu Coração” descreve a forma como uma criança reage face à perda – assustadoramente inquietante – perante o (eventual) falecimento de um dos pais.
[Sinopses de wook.pt]