Oito livros infantis sobre a morte

Um Gato Tem 7 Vidas – Luísa Ducla Soares

Wook.pt - Um Gato Tem 7 Vidas

Livro Físico

Dizem que um gato tem sete vidas. O gato desta história também as tem. Pode meter-se em brincadeiras e aventuras, pode ver muitas vezes a morte à sua frente, mas escusa de se esconder, pois ela deixa-o gozar o esplendor da vida, e ser feliz como só os gatos sabem ser. Até que acaba de viver plenamente as suas sete vidas. Então, velho e cansado, deixa-se adormecer. Para sempre.

A Árvore das Recordações – Britta Teckentrup

Wook.pt - A Árvore das Recordações

Livro Físico

Uma raposa cansada mas feliz, enfrenta, por fim, a sua hora de partir. Através do poder da amizade, todos os que levam a pequena raposinha no coração, mostram-nos como lidar com a perda de alguém muito especial e como fazê-lo viver para sempre.

Para Onde Vamos Quando Desaparecemos?
Isabel Minhós Martins

Wook.pt - Para Onde Vamos Quando Desaparecemos?

Livro Físico

À parte de algumas exceções, ninguém consegue responder com certeza absoluta à pergunta que dá título a este livro. Para Onde Vamos Quando Desaparecemos? aproveita a ausência de respostas “preto no branco” para lançar novas hipóteses – mais coloridas e poéticas, mais sérias ou disparatadas, conforme o caso… – e assim iluminar um tema inevitavelmente sombrio. O que propõe este livro? Observar as coisas do mundo e nelas procurar novas pistas e possibilidades (que nos sirvam a nós e àqueles de quem mais gostamos). Atenção: nesta procura, nada deve ser ignorado – das meias que se evaporam misteriosamente ao sol que todos os dias se vai embora – em tudo pode haver ideias interessantes que ajudem a preencher o espaço deixado em aberto por esta grande interrogação. Para Onde Vamos Quando Desaparecemos? aborda de forma subtil o tema da ausência, do desaparecimento e da morte. Não trazendo respostas definitivas, abre as portas à imaginação, tornando o tema (mesmo que por breves instantes) um pouco mais leve.

Não é Fácil, Pequeno Esquilo!
Elisa Ramón

Wook.pt - Não é Fácil, Pequeno Esquilo!

Livro Físico

Uma proposta literária e artística que pode, à primeira vista, despoletar a ideia de que os pequenos leitores possam sentir um certo desassossego ao lê-la. Porém, tal como sucede com o pequeno esquilo, também as crianças percebem de um modo natural a experiência da morte… e também elas procuram respostas para ela. A distância conferida pela dimensão de fantasia da própria história revela-se eficaz para os ajudar a compreender e a aceitar a perda de um ente querido. Um álbum sério e inteligente, de tratamento plástico sereno e harmonioso, cuja ternurenta e delicada história abre as portas a um tema tão profundo quanto necessário, ao mesmo tempo que oferece sugestões abertas e tranquilizadoras a propósito da continuidade da vida.

O Coração e a Garrafa – Oliver Jeffers

Wook.pt - O Coração e a Garrafa

Livro Físico

Era uma vez uma menina que vivia no encanto da descoberta, intrigada com as estrelas, fascinada pelo mar. Um dia, decide guardar o seu coração, que ficou triste, numa garrafa bem fechada. Só por algum tempo. Mas a partir daí nada parece ter sentido. Conseguirá ela voltar a sentir o seu coração? Com esta comovente história, Oliver Jeffers fala-nos de amor e de perda, de memórias que nunca desaparecem e da alegria intensa que é viver!

Se o Mundo Inteiro Fosse Feito de Memórias
Joseph Coelho

Livro Físico

Escrito pelo poeta Joseph Coelho e ilustrado pela premiada artista e designer Allison Colpoys. Se o mundo inteiro fosse feito de memórias, o passado seria uma casa que eu podia visitar, e em todas as divisões encontraria o meu avô. Um livro terno e bonito que nos fala da relação e da cumplicidade entre uma menina e o seu avô, e de como as pessoas que amamos podem manter-se vivas para sempre no nosso coração. O livro ideal para partilhar entre avós e netos. Ilustrações muito originais, numa edição de capa dura e com acabamentos de fino recorte.

A Carícia da Borboleta
Christian Voltz

Livro Físico

EXCERTO: “Diz lá, avô, onde está a avó? Isso, meu neto… Há quem diga que está debaixo da terra, com os vermes e com as minhocas… Está-se mesmo a ver! Com o medo que ela tinha desses bicharocos! Outros acham que está lá em cima. A voar, com as nuvens… Com os seus 85 quilos! Ah! Ah! Ah! Eu sei muito bem que ela não está assim tão longe!”

As Voltas do Teu Coração
Ana Paula Figueira

Livro Físico

A morte ou a perda de alguém próximo costuma gerar nas crianças um sentimento de ansiedade – que pode ser devastador – e de medo, como defesa. Este terceiro livro – “As Voltas do teu Coração” descreve a forma como uma criança reage face à perda – assustadoramente inquietante – perante o (eventual) falecimento de um dos pais.

[Sinopses de wook.pt]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s