Carmilla – Sheridan Le Fanu

Livro Físico

” -Minha querida, o teu coraçãozinho está magoado; não me julgues cruel por obedecer à lei irresistivel da minha força e da minha fraqueza; se o teu querido coração fica magoado, o meu sangra contigo. No arrebatamento da minha enorme humilhação, eu vivo do calor da tua vida, e tu hás-de morrer, morrer muito docemente, penetrando na minha. Nada posso fazer contra isso, à medida que me aproximo de ti, tu, por tua vez, aproximar-te-ás dos outros, e conhecerás o arrebatamente daquela crueldade, que apesar de tudo é amor; assim, por enquanto, não procures conhecer mais nada da minha pessoa nem dos meus, mas confia em mim com toda a tua alma enamorada.”

Sheridan Le Fanu

Joseph Thomas Sheridan Le Fanu nasceu em Dublin a 28 de agosto de 1814 e faleceu na mesma cidade a 7 de fevereiro de 1873. Foi escritor e editor e um dos grandes precursores da literatura gótica.

Muitos acham que Drácula, de Bram Stoker, é a mais antiga história de vampiros a que temos acesso hoje em dia. Mas a verdade é que essa história é Carmilla, que teve inclusive uma forte influência na criação de Drácula.

Sheridan Le Fanu era um autor do séc. XIX com tudo o que isso engloba. As histórias de vampiros tinham um forte lugar na cultura popular, a população acreditava muitas vezes a sério nestas criaturas da noite, temia-as e culpava-as por certas maleitas da altura. Sheridan Le Fanu era, ainda para mais, um autor da sua época, com as suas crenças e os seus preconceitos. Era aquilo a que hoje chamariamos um machista.

Portanto, esta história é um reflexo de tudo isso. Carmilla é uma vampira lésbica, uma condessa morta à séculos que se aproveita de jovens donzelas indefesas, assediando-as e sugando-lhes o sangue até à morte. Porque para o autor, o reflexo do maior mal que ameaçava a humanidade era, obviamente, uma mulher lésbica.

Preconceitos à parte, temos de reconhecer o mérito desta história. A obra está imensamente bem escrita, é simples mas interessante e apaixonante. Por vezes beira o erotismo, outras beira o terror. É uma história com pés e cabeça, com personagens de que gostamos apesar de toda a sua simplicidade. E é uma obra que influenciou todo um género literário, e isso é muito.

Recomendado. Um leitura muito boa.

5*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s