Livros Recomendados pelo PNL: As Nossas Sugestões [4 – 5 anos]

Agora Não, Tiago – David Mckee

Wook.pt - Agora não, Tiago

Este clássico de 1980 é uma inquietante e divertida história para primeiros leitores, e simultaneamente uma chamada de atenção para os adultos, tão ocupados com os seus afazeres que não atendem o suficiente às necessidades – não tanto materiais, mas sobretudo afectivas – dos seus filhos. Por mais que Tiago alerte os pais de que está um monstro no jardim prestes a devorá-lo, nenhum deles lhe faz caso. Para cúmulo do absurdo, o monstro chega a ocupar o lugar dele em casa, sem que nenhum dos progenitores se aperceba, continuando, aliás, a ignorá-lo, tal como antes faziam com Tiago. Um texto com frases curtas, descritivas ou dialogadas, confere agilidade à narrativa, ilustrada com imagens expressivas e cores intensas, ao longo de vinhetas que contrapõem a atitude apelativa de Bernardo para com os seus pais face à indiferença – e inclusive o enfado – destes ao serem interrompidos. Sob esta aparente simplicidade, existe uma história incómoda, tão real na altura como agora, e, talvez, ainda mais oportuna. De leitura obrigatória para reflectir sobre a (falta de) comunicação.

 

Presos – Oliver Jeffers

Wook.pt - Presos

Tudo começou quando o papagaio do Óscar ficou preso numa árvore.
Mas o verdadeiro problema surgiu quando ele atirou um sapato para soltar o papagaio e este também ficou preso na árvore. Seguiram-se uma escada, um balde de tinta, um orangotango e uma baleia, que se encontrava no sítio errado à hora errada. E isto foi apenas o início de tudo. Uma história cheia de peripécias, contada com o humor inconfundível de Oliver Jeffers.

 

O Leão Que Temos Cá Dentro – Rachel Bright

Wook.pt - O Leão que Temos Cá Dentro

Não tens de ser grande nem valente para encontrares a tua voz. Nem sempre é fácil ser pequeno. Mas quando o Rato parte em viagem à procura do seu rugido, descobre que até a mais pequenina criatura pode ter um coração de leão.

 

O Cuquedo – Clara Cunha

Wook.pt - O Cuquedo

O Cuquedo está à solta! Mas… o que é o Cuquedo? Será um pássaro? Será um avião? Não! É uma lengalenga original e muito divertida. Também recomendamos O Cuquedo e Um Amor que Mete Medo e O Cuquedo e os Pequenos Aprendizes do Medo.

 

O Incrível Rapaz que Comia Livros – Oliver Jeffers

Wook.pt - O Incrível Rapaz que Comia Livros

O Henrique adorava livros. Mas não exactamente como nós adoramos livros… Um dia, assim por acaso, o Henrique descobre esta estranha paixão, que se transforma numa mania constante e deliciosa! E eis a parte melhor: quanto mais livros devora, mais esperto fica. O Henrique sonha tornar-se a pessoa mais esperta do mundo. Até que um dia as coisas começam a correr mal… Uma história suculenta de Oliver Jeffers, que já esgotou quatro edições.

 

A Caixa – Min Flyte

Wook.pt - A Caixa

O que é que farias com uma caixa? Quatro crianças encontram brinquedos dentro de caixas de cartão. Divertem-se muito com os brinquedos, mas, pouco depois, o interesse por estes desvanece, e a sua atenção vira-se para as caixas em si. O que poderiam fazer com tantas caixas, grandes e pequenas? Um livro com abas para abrir, interactivo e inspirador. Explora as possibilidades criativas e as brincadeiras sem fim que uma simples caixa de cartão pode proporcionar!

 

O Dia Em Que Os Lápis Desistiram – Drew Daywalt

Wook.pt - O Dia em que os Lápis Desistiram

Os lápis de cor também se zangam. O lápis preto está cansado de ser usado apenas para desenhar contornos, o azul já não aguenta pintar mais oceanos, e o amarelo e o laranja já nem sequer falam um com o outro, pois cada um reclama ser a verdadeira cor do sol. E agora? O que vai fazer o Duarte?

 

Ahab e a Baleia Branca – Manuel Marsol

Wook.pt - Ahab e a Baleia Branca

Um dos mais belos clássicos da literatura revisitado pelo premiado ilustrador Manuel Marsol. O capitão Ahab já perseguiu muitas baleias e está decidido a caçar a maior e mais branca baleia de todos os mares: Moby Dick. Lança-se assim numa perigosa aventura, contra todos os riscos e obstáculos, enfrentando monstros marinhos, grutas habitadas por canibais e ilhas vulcânicas. Mas apesar de todos os esforços, não encontra o rasto de Moby Dick. O mar é um verdadeiro mistério…

 

Três com Tango – Justin Richardson e Peter Parnell

Wook.pt - Três com Tango

Na casa dos pinguins havia dois pinguins que eram um bocadinho diferentes. Um chamava-se Roy e o outro chamava-se Silo. Roy e Silo eram dois rapazes, mas faziam tudo juntos. Faziam vénias um ao outro. Caminhavam juntos. Cantavam um para o outro. E nadavam juntos. Onde quer que Roy fosse, Silo também ia…
Três com Tango é a história verdadeira de um invulgar casal de pinguins-de-barbicha que, graças ao seu tratador do Zoo do Central Park em Nova Iorque, pôde ter um filhote. Rob Gramzay, depois de observar as suas tentativas infrutíferas para chocar uma pedra, colocou-lhes um ovo no ninho, contribuindo para que assim nascesse Tango, o primeiro pinguim-fêmea a ter dois pais. Este livro infantil inaugural de Justin Richardson e Peter Parnell foi um êxito e, desde a sua publicação em 2005, já arrecadou vários prémios; apesar de também ter sido censurado pelo setor conservador, opositor aos novos modelos de família. A história combina texto informativo e literário num perfeito equilíbrio. As ilustrações expressivas cumprem uma função descritiva, com imagens realistas e algumas composições em formato de vinheta para representar a passagem do tempo.

 

Grande Livro dos Medos do Pequeno Rato – Emily Gravett

Wook.pt - Grande Livro dos Medos do Pequeno Rato

Toda a gente tem medo de alguma coisa. Viver com medo pode fazer com que até a pessoa mais corajosa se sinta pequena. Este é o livro imprescindível para ajudar a ultrapassar fobias.

 

Sinopses de wook.pt

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s