Monstros Fabulosos – Alberto Manguel

250x (1)

“Nunca chegamos a uma ilha deserta sem ansiar por partir. Ancorados em terra firme, sonhamos navegar para lá do horizonte e desembarcar numa costa selvagem onde poderemos construir um mundo como nos aprouver, ser déspotas de um universo ínfimo e privado. Mas, uma vez na ilha, uma vez tomados pelo frio, a fome, o medo, o aborrecimento e a desolação, a única coisa em que pensamos é na forma de sair dali. Quando lhe perguntaram que livro levaria para uma ilha deserta, C.K. Chesterton respondeu: «Um manual de construção de barcos.»”

“Como o meu pai era diplomata, a minha infância foi em grande medida passada a viajar de casa em casa. Os quartos em que dormi, as palavras ditas para lá da porta, as paisagens que me rodeavam mudavam constantemente. Só a minha pequena biblioteca permanecia igual, e lembro-me do intenso alívio que sentia quando, novamente enroscado numa cama desconhecida, abria os meus livros e, ali, na página esperada, se encontrava a mesma história de sempre, a mesma ilustração de sempre. A ideia de lar era um lugar nas histórias, tanto no objecto físico entre as minhas mãos quanto nas palavras impressas.”

 

Alberto ManguelAlberto Manguel, nascido em 1948 na Argentina, é um dos maiores bibliófilos do mundo, escritor, tradutor e editor e entre 2016 e 208 foi também o Director da Biblioteca Nacional da Argentina. Foi galardoado com o Prémio Formentor das Letras em 2017.

Em Monstros Fabulosos: Drácula, Alice, Super-Homem e outros amigos literários Alberto Manguel reapresenta-nos mais de 30 personagens literárias que todos conhecemos e que são, segundo parece, as suas preferidas. E fala delas, analisa-as e às suas vidas, explora as relações delas com os leitores. Este livro é uma obra fantástica sobre grandes personagens mas é também uma bonita reflexão sobre a condição humana. Ao falar deles, Alberto Manguel fala de nós. É um livro sobre leituras, literaturas e… a própria vida. Cada leitura é única, como cada personagem, como cada leitor e momento.

A escrita de Manguel é erudita e original, mas é ao mesmo tempo fácil de ler, divertida e muito saborosa. Este foi um livro que me deliciou do início ao fim, uma obra terna que me levou a revisitar histórias que não revisitava há muito. Instrutiva, mas sem se tornar pesada. Tocante, mas não em demasia. Que nos põr a pensar no futuro e em nós, ao mesmo tempo que nos leva para visitar velhos amigos de papel e tinta.

Eu adorei cada palavra deste livro e fiquei com muita vontade de ler mais coisas deste autor.

Muito recomendado! 5*

Livro na Wook

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s