Cinco biografias para ter debaixo de olho

Hoje decidimos trazer aqui algumas biografias (um género que quase nunca falamos) que por uma ou outra razão valem a pena ter debaixo de olho. Querem ver quais foram as nossas escolhas?

 

Frida Kahlo – Maria Hesse

Wook.pt - Frida Kahlo

Frida Kahlo é, sem dúvida, alguém que vale a pena conhecer. Esta pintora, nascida a 6 de Julho de 1907 na Cidade do México, sofreu um acidente em 1925 que iria mudar-lhe a vida. Esteve vários meses entre a vida e a morte, passou por diversas operações e nunca se livrou das sequelas. É também um ícone para o movimento feminista e LGBT. E esta biografia, para além de retratar uma pessoa particularmente interessante, é também uma ora extremamente bonita esteticamente.

 

A Admirável História de Greta Thunberg – Valentina Camerini

Wook.pt - A Admirável História de Greta Thunberg

Já todos ouvimos falar de Greta, a adolescente que anda a dar uma verdadeira lição aos adultos. Agora, temos também a sua biografia (não oficial). A mim parece-me ser bastante interessante. É também ilustrada, e aquela frase da capa (“Nunca somos demasiado pequenos para fazer grandes coisas”) parece-me verdadeiramente inspiradora. Uma obra que promete!

 

Jesus – Rodrigo Alvarez

Wook.pt - Jesus

Mais de 2000 anos após a sua morte, o legado de Jesus continua bem presente. Quem foi e o que fez este homem de tão importante, ao ponto de ter dividido a História em antes e depois do seu nascimento? Para escrever este livro, Rodrigo Alvarez consultou diversas fontes arqueológicas e bibliográficas, tanto as mais recentes como as mais antigas – incluindo os evangelhos que a Igreja recusa reconhecer -, e viajou pelos lugares que Jesus percorreu, para reconstituir os passos do pregador que, enquanto Deus e homem, ensinou a amar e mudou o rumo da História. Com uma narrativa baseada no rigor dos factos, transporta o leitor para a época em que Jesus viveu e apresenta o homem anterior ao cristianismo, mostrando aos leitores a relevância da sua trajetória e dos seus ensinamentos para a Humanidade.

 

Hitler – Ian Kershaw

Wook.pt - Hitler - Uma Biografia

Hitler é a aterradora e fascinante narrativa da ascensão de um provinciano rebelde, originário de um canto obscuro da Áustria, a líder de massas com um poder sem paralelo; de como umas ideias mal estruturadas e vis saídas da cabeça de um instável antigo estudante de arte se aglutinaram numa ideologia que durante doze anos ditou o destino de milhões de pessoas; e de como, na sua determinação em impor militarmente a sua vontade e em se esquivar aos seus muitos inimigos, Adolf Hitler iniciou um Armagedeão genocida. Nenhum indivíduo pode ser o bode expiatório das vastas forças sociais, tecnológicas, económicas e militares que mudam as nossas sociedades – mas se alguma vez existiu um único indivíduo cujas ideias e personalidade moldaram essas forças e as encarnou, essa pessoa foi Hitler. Esta é a sua história, e Kershaw conta-a de uma forma brilhante.

 

Loucuras e Bizarrias de Reis, Rainhas e Fidalgos Infames

Wook.pt - Loucuras e Bizarrias de Reis, Rainhas e Fidalgos Infames

Reis, rainhas, fidalgos – coroas, tiaras, títulos? Não! Mortes, roubos, loucuras e muito mais. Se alguém cruel não tiver poder, pode passar a vida sem fazer mal a ninguém. Mas se por um acaso do destino se tornar poderoso, muitas vidas acabarão destruídas. Ao longo da história, inúmeros exemplos nos surgem de gente mal-intencionada que se dedicou a infernizar as vidas dos outros. Entre a Antiguidade e os nossos tempos, viaje do Império Romano até Lisboa e conheça a face da infâmia e da loucura. Descubra que, por trás destes grandes nomes da história, estão pormenores incríveis e alguns até impensáveis.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s