Insónia conta-nos a história de Parker Chipp. Parker tem dezasseis anos e há quatro que não dorme. A maldição, que ele não sabe como nem porque surgiu, leva-o a, noite após noite, observar os sonhos da última pessoa que olhou nos olhos. Além do facto de isso ser meio que uma invasão de privacidade, Parker não consegue descansar, pois está sempre acordado nos sonhos de alguém.
Parker sabe que se continuar assim vai acabar por morrer.
É então que surge Mia, uma rapariga nova na escola que tem sonhos tão pacíficos que Parker consegue adormecer neles. E acaba por ficar obcecado. Porque para conseguir dormir, precisa de olhar Mia nos olhos. Todos os dias.
Uma coisa que senti a ler este livro é que é um livro claramente destinado a jovens adultos. Literatura fantástica para jovens adultos. E já não é um estilo que me agrade particularmente.
No entanto, e apesar de este livro não ter sido um dos meus preferidos dos últimos tempos, há que admitir que é um livro bastante bom dentro do género e para o público a que se destina.
A leitura é corrida e extremamente fácil, a história foge do comum e prima pela originalidade. Tem uma dose bastante boa de suspense, e faz sentido. É uma leitura que prende o leitor do inicio ao fim, que nos agarra com uma força implacável e nos deixa presos à cadeira à espera de uma continuação. Eu diria que J. R. Johansson é uma autora que promete surpreender-nos futuramente e de quem podemos esperar muito!
Livro recomendado!