Leituras à Volta do Mundo: Espanha

Hoje, em mais um Leituras à volta do mundo, vamos falar de autores espanhóis. Os nossos “hermanos” estão mesmo aqui ao lado, mas nem por isso são dos mais lidos neste país à beira-mar plantado. Ainda assim não podemos dizer que faltem em Espanha bons autores! Há muitos, alguns bastante conhecidos mas que muitas vezes nem nos lembramos e que são quase nossos vizinhos. Vamos (re)conhece-los?

 

Miguel de Cervantes

Resultado de imagem para Miguel de Cervantes

O criador do fidalgo Dom Quixote de La Mancha e do fiel  Sancho Pança nasceu (segundo se supõe) a 29 de Setembro de 1547 em Alcalá de Heranes. Foi romancista, dramaturgo e poeta. A sua influência na literatura é tanta que a língua castelhana é muitas vezes apelidada como “a língua de Cervantes.
Para além das duas partes que constituem a história de D. Quixote, Miguel escreveu Novelas Exemplares, Oito Comédias e Oito Entremezes Novos, A Numancia e O Trato de Argel. Viria a morrer em Madrid em 1616, um ano antes da sua novela Os trabalhos de Persiles e Sigismunda vir a público.

 

Obras de Miguel de Cervantes

 

Federico Garcia Lorca

Nascido a 5 de Junho de 1898, Federico Garcia Lorca foi poeta e dramaturgo. Licenciado em direito, foi uma das primeiras vitimas da guerra civil espanhola. Faleceu em Granada, a 16 de Agosto de 1936. Entre as suas obras contam-se Dona Rosinha, a Solteira; A Casa de Bernarda Alba; A Sapateira Prodigiosa; Assim que passarem cinco anos – Lenda do tempo; Retábulo de Don Cristóvão e D.RositaAmores de Dom Perlimplim e Belisa em seu jardim; Mariana Pineda e várias outras.

Obras de Federico Garcia Lorca

 

Carlos Ruiz Zafón

Imagem relacionada

Carlos Ruiz Zafón nasceu em Barcelona a 25 de Setembro de 1964. Ganhou o prémio Edebé de literatura com o seu primeiro romance e é um do escritores espanhóis contemporâneos de maior reconhecimento, estando já traduzido em mais de 30 línguas e 45 países. Entre as suas obras mais reconhecidas estão a trilogia da neblina com O Príncipe da Neblina, O Palácio da Meia Noite e As Luzes de Setembro; Marina; a série Cemitério dos Livros Esquecidos; entre outras.

Obras de Carlos Ruiz Zafón

 

Enrique Vila-Matas

Resultado de imagem para Enrique Vila-Matas

Bem menos conhecido no nosso país mas ainda assim com várias obras traduzidas, Enrique Vila-Matas nasceu em Barcelona em 1948. É um daqueles autores desconhecidos das massas, mas que facilmente se torna um dos preferidos de um público especifico que gosta de literatura mais “complexa”. Entre as suas obras temos Suicídios Exemplares; Estranha Forma de Vida; História Abreviada da Literatura Portátil; Longe de Vera Cruz; entre outras.

 

 

Obras de Enrique Vila-Matas

 

Miguel de Unamuno

Miguel de Unamuno y Jugo nasceu em Bilbau a 29 de Setembro de 1864. Foi  ensaísta, romancista, dramaturgo, poeta, filósofo e deputado. Escreveu Uma História de Amor; Do Sentimento Trágico da Vida; Névoa; e outros.

Obras de Miguel Unamuno

 

José Ortega y Gasset

José Ortega y Gasset nasceu em Madrid a 9 de Maio de 1883. Foi um filósofo, ensaísta, jornalista e activista político.

 

Julia Navarro

Resultado de imagem para Julia Navarro

Julia Navarro nasceu em Madrid a 8 de Outubro de 1953. Foi jornalista por mais de 35 anos, até se ter dedicado exclusivamente à escrita e é, actualmente, uma das escritoras espanholas mais conhecidas. Escreveu A Irmandade do Santo Sudário; História de um Canalha; O Sangue dos Inocentes; O Sangue dos Inocentes; entre outros. As suas obras estão traduzidas em mais de 30 países.

 

Obras de Julia Navarro

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s