Hoje, em mais um Leituras à volta do mundo, vamos falar de autores espanhóis. Os nossos “hermanos” estão mesmo aqui ao lado, mas nem por isso são dos mais lidos neste país à beira-mar plantado. Ainda assim não podemos dizer que faltem em Espanha bons autores! Há muitos, alguns bastante conhecidos mas que muitas vezes nem nos lembramos e que são quase nossos vizinhos. Vamos (re)conhece-los?
Miguel de Cervantes
O criador do fidalgo Dom Quixote de La Mancha e do fiel Sancho Pança nasceu (segundo se supõe) a 29 de Setembro de 1547 em Alcalá de Heranes. Foi romancista, dramaturgo e poeta. A sua influência na literatura é tanta que a língua castelhana é muitas vezes apelidada como “a língua de Cervantes.
Para além das duas partes que constituem a história de D. Quixote, Miguel escreveu Novelas Exemplares, Oito Comédias e Oito Entremezes Novos, A Numancia e O Trato de Argel. Viria a morrer em Madrid em 1616, um ano antes da sua novela Os trabalhos de Persiles e Sigismunda vir a público.
Federico Garcia Lorca
Nascido a 5 de Junho de 1898, Federico Garcia Lorca foi poeta e dramaturgo. Licenciado em direito, foi uma das primeiras vitimas da guerra civil espanhola. Faleceu em Granada, a 16 de Agosto de 1936. Entre as suas obras contam-se Dona Rosinha, a Solteira; A Casa de Bernarda Alba; A Sapateira Prodigiosa; Assim que passarem cinco anos – Lenda do tempo; Retábulo de Don Cristóvão e D.Rosita; Amores de Dom Perlimplim e Belisa em seu jardim; Mariana Pineda e várias outras.
Obras de Federico Garcia Lorca
Carlos Ruiz Zafón
Carlos Ruiz Zafón nasceu em Barcelona a 25 de Setembro de 1964. Ganhou o prémio Edebé de literatura com o seu primeiro romance e é um do escritores espanhóis contemporâneos de maior reconhecimento, estando já traduzido em mais de 30 línguas e 45 países. Entre as suas obras mais reconhecidas estão a trilogia da neblina com O Príncipe da Neblina, O Palácio da Meia Noite e As Luzes de Setembro; Marina; a série Cemitério dos Livros Esquecidos; entre outras.
Enrique Vila-Matas
Bem menos conhecido no nosso país mas ainda assim com várias obras traduzidas, Enrique Vila-Matas nasceu em Barcelona em 1948. É um daqueles autores desconhecidos das massas, mas que facilmente se torna um dos preferidos de um público especifico que gosta de literatura mais “complexa”. Entre as suas obras temos Suicídios Exemplares; Estranha Forma de Vida; História Abreviada da Literatura Portátil; Longe de Vera Cruz; entre outras.
Miguel de Unamuno
Miguel de Unamuno y Jugo nasceu em Bilbau a 29 de Setembro de 1864. Foi ensaísta, romancista, dramaturgo, poeta, filósofo e deputado. Escreveu Uma História de Amor; Do Sentimento Trágico da Vida; Névoa; e outros.
José Ortega y Gasset
José Ortega y Gasset nasceu em Madrid a 9 de Maio de 1883. Foi um filósofo, ensaísta, jornalista e activista político.
Julia Navarro
Julia Navarro nasceu em Madrid a 8 de Outubro de 1953. Foi jornalista por mais de 35 anos, até se ter dedicado exclusivamente à escrita e é, actualmente, uma das escritoras espanholas mais conhecidas. Escreveu A Irmandade do Santo Sudário; História de um Canalha; O Sangue dos Inocentes; O Sangue dos Inocentes; entre outros. As suas obras estão traduzidas em mais de 30 países.