100 Anos do Armistício de Compiègne

Quando pensamos em Guerra lembramo-nos, muitas vezes, apenas da 2ª Guerra Mundial. Porque as atrocidades foram muitas e inomináveis, porque é dessa guerra que mais se fala, porque é a mais recente. Mas a verdade é que guerra houve muitas e nenhuma é livre de atrocidades – bem pelo contrário.

Hoje, faz 100 anos do Armisticio da 1ª Grande Guerra Mundial.

A 1ª Grande Guerra Mundial começou a 28 de Julho de 1914 e durou até 11 de Novembro de 1918. Nela lutavam as grandes potências mundiais dessa altura, divididas em dois lados: Reino Unido, França e Rússia e os Impérios Centrais, a Alemanha e a Áustria-Hungria. Nela participaram setenta milhões de militares e morreram mais de nove milhões de combatentes.

O Armisticio, assinado a 11 de Novembro de 1918 entre os Aliados e a Alemanha numa carruagem restaurante na floresta de Compiègne e deu inicio ao fim da guerra.

Hoje em dia temos tendência para ver a guerra – a primeira, a segunda e todas as outras – sempre como algo muito distante. É sempre algo que se passa noutros países, que consta dos nossos livros, que vemos em filmes e séries mas que nos soa como uma qualquer outra ficção inventada por um escritor mais ou menos mórbido. Temos tendência a esquecer que foi real, que matou milhares de pessoas e que pode acontecer de novo, a qualquer momento.

Somos como um trapezista distraido, que caminha sobre uma corda ténue, sempre a balançar. Lá em baixo, a guerra. A maioria de nós não pensa, ou evita pensar, que os regimes de extrema direita estão a aumentar, muitas vezes eleitos democraticamente. Estamos a eleger democraticamente ditadores! Isso deixa-nos à distância de um mal entendido (ou de um lunático mal humorada) de uma nova guerra.

Mas vamos falar de livros, que é para isso que este blog serve. Livros sobre a 1ª Grande Guerra Mundial.

 

Wook.pt - Os Grandes Enigmas da Primeira Guerra Mundial

Os Grandes Enigmas da Primeira Guerra Mundial

Cem anos depois do fim da Primeira Guerra Mundial alguns mistérios ainda continuam por resolver. Como foi assassinado Rasputine? A princesa Anastasia escapou à chacina de Ekaterineburgo? Mata Hari foi realmente uma espia?
Este livro tenta responder a alguns dos mistérios que perduram até hoje.

 

 

 

Wook.pt - É a Guerra

 

É a Guerra – Aquilino Ribeiro

Este livro, do reconhecido Aquilino Ribeiro, não é nada mais nada menos do que o diário do próprio autor do tempo que passou em combate durante a guerra. Um livro pessoal e intimo que promete levar-nos a um novo olhar sobre as trincheiras.

 

 

 

Wook.pt - A Beleza e a Dor da Guerra

A Beleza e a Dor da Guerra – Peter Englund

Neste livro não existe apenas uma história, mas sim muitas histórias que o autor juntou. História de amor e de dor, de muitos homens e mulheres que viveram a guerra no seu dia a dia, com todas as suas tragédias e todos os seus absurdos. São as histórias das pessoas comuns, como qualquer um de nós, que tiveram o azar de viver durante um periodo tão dramático da humanidade.

 

 

 

Wook.pt - Das Trincheiras, com Saudade

Das Trincheiras, Com Saudade – Isabel Pestana Marques

Livro recomendado pelo PNL para apoio a projectos relacionados com a História de Portugal e Universal no Ensino Secundário, esta é uma obra essencial para quem se interessa pelo tema. Aqui a autora analisa e comenta sobre todo o processo de recrutamento, treino e transporte das tropas portuguesas até à frente de combate, em França.

 

 

 

Wook.pt - A Primeira Guerra MundialA Primeira Guerra Mundial – John Keegan

De novo um livro recomendado pelo PNL para apoio a projectos relacionados com a História de Portugal e Universal no Ensino Secundário, nesta obra John Keegan oferece-nos um panorama geral sobre aqueles 4 anos assombrosos que moldaram a Europa e o Mundo e a forma como esses quatro anos alteraram o mundo como o conhecemos hoje. Uma obra a não perder.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s