Saga Dollaganger – Virginia C. Andrews

No sotão estão escondidos quatro segredos…

Esta saga foi uma das minhas leituras mais recentes. Não é uma leitura leve, é uma história pesada, daquelas que ficam a bater-nos na cabeça. Desde o fanatismo religioso, incesto, crianças presas num sotão durante anos… estes são livros capazes de revirar os estômagos aos leitores mais sensíveis.

Não são recentes e chegaram mesmo a ser banidos em alguns locais devido ao teor sexual e ofensivo.

Corre o “rumor” que é uma história verídica. Será?

Esta saga é composta por 5 livros:

 


Livro 1- Herdeiros do Ódio (1979)Resultado de imagem para dollanganger saga

Sinopse: Corrine e Chris Foworth levam uma vida normal com os seus 4 filhos até um acidente de automóvel ceifar a vida de Chris. Corrine vê-se então sozinha numa casa com 4 crianças e mais despesas do que aquelas que julga conseguir suportar. Desesperada implora a ajuda dos pais com quem há muito cortou relações.
A mudança para a casa dos avós deveria ter sido para Chris, Cathy e os gémeos Carrie e Cory uma mudança para uma vida de príncipes. Os avós são extremamente ricos e a mãe prometeu-lhes que teriam tudo quanto desejassem. Mas com o tempo, o que deveria ter sido apenas uma noite no sotão, transforma-se em algo mais.  Afinal, porque continuam presos ali?  Que segredo pode ser tão tenebroso para que a sua própria avó os julgue filhos do demónio?

Este livro foi publicado originalmente em 1979 e recentemente reeditado pela editora Quinta Essência. Bom bom era que o resto da saga também fosse, pois são livros bem difíceis de encontrar. Eu só os consegui ler graças à biblioteca da zona, que tem um grande fundo  antigo.

 

Livro 2 – Pétalas ao vento (1980)

Sinopse: Quando finalmente conseguem escapar da sotão em que estiveram presos tanto tempo, os quatro irmãos são apenas 3. Debilitados, frágeis e desesperados embarcam num autocarro para o lugar mais seguro de que se conseguem lembrar, mas nunca lá chegam realmente. Pelo caminho conhecem Paul, um médico generoso e sozinho que acaba por os criar como se fossem seus filhos…ou quase. Mas mesmo que já tenham ganho a liberdade não conseguem esquecer e o desejo de vingança cresce a cada dia…

Na minha opinião os dois primeiros são de longe os dois melhores livros da saga, talvez por esta se ir afastando um pouco das personagens originais com o tempo. A história desenvolve-se sempre a um ritmo lento, que aguça a curiosidade sem no entanto fazer com que o leitor perca a vontade de continuar. As personagens estão extremamente humanizadas, com sentimentos, emoções, mentiras e muitos erros cometidos ao longo do percurso. No fim é difícil até perceber de que lado se está, se é que se está de algum.

Resultado de imagem para dollanganger saga

Livro 3 – Apesar dos Espinhos (1981)

Sinopse: Finalmente Chris e Carrie conseguiram construir um lar para os seus filhos, Jory e Bart. Agora, mesmo que ainda sejam assombrados pelos fantasmas que deixaram para trás, os dias são mais alegres ali, onde ninguém conhece o seu passado. Mas Bart é uma criança estranha, difícil, ao contrário do seu doce irmão Jory. Quando uma misteriosa velha se muda para a casa vizinha com o seu estranho mordomo a criança depressa se apega a eles…e às histórias que contam. Que perigos rondam a nova familia? Porque insiste aquela mulher de negro em dizer a Bart que a trate por avó?

Cathy e Chris deixaram de ser as personagens principais neste livro, o que me fez sentir um ligeiro afastamento da história original. Mas não há realmente tempo para pensar nisso quando estamos a ler o que se passa na mente do perturbado Bart, de nove anos.
Faz-nos tanto sentir que estamos na mente de um criminoso que por vezes temos de parar para nos lembrarmos que se trata de uma criança de nove anos! No principio é difícil acreditar que a velha vizinha é quem diz ser, mas com o tempo percebemos que é apenas mais uma perversidade da história, nada muito surpreendente se nos lembrarmos das anteriores. Mas até que ponto pode a chegada de Corrine afectar a já frágil mente de Bart?

Resultado de imagem para dollanganger saga filme

Livro 4 – Sementes do Passado (1984)

Sinopse: O tempo passou, os filhos cresceram e finalmente chega a tão prometida herança. Mas com o dinheiro vem também a mansão que hipnotiza ainda mais Bart e a sua mente perturbada. Quando a família chega para passar algum tempo com ele antes do seu aniversário algo estranho acontece…

Resultado de imagem para dollanganger saga filme

Mais medos, segredos e perversidades. Embora a história se mantenha interessante podia já ter acabado num dos livros anteriores que talvez até tivesse sido melhor. Mas Bart é por si só uma personagem cheia, envolvido nos segredos da sua familia torna-se ainda mais estranho. Um fim deixa a desejar uma vez que a autora morreu antes de o terminar.

Livro 5 – Jardim de Sombras (1986)

Ainda não li este livro pois ainda não o consegui encontrar, mas vou continuar à procura. Foi escrito por um autor substituto, contratado pela familia de Virginia C. Andrews, que queria que a história terminasse de uma maneira melhor e conta a história original de Malcolm e Olivia, pais de Corrine.

Os 4 primeiros livros já foram transformados em filmes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s