Livros & Filmes [Especial PNL]

Precisei de fazer a pesquisa de livros do Plano Nacional de Leitura que tinham sido adaptados ao grande ecrã e…não foi nada fácil de encontrar. Por isso hoje trago uma lista com algumas obras que se encaixam. Espero que possa ser útil!

 

A Vida de Pi – Yann Martel

Imagem relacionada

Recomendado pelo plano nacional de leitura para leitores entre os 12 e os 14 anos de idade, A Vida de Pi conta-nos a história de Pi e da sua família quando decidem ir para o Canadá depois de fechar o zoológico da família. A embarcação deles naufraga, e o jovem sobrevive junto com alguns animais, incluindo um temível tigre de Bengala, com o qual desenvolve uma ligação. Um livro que promete surpreender no final, com muito mais profundidade do que seria de esperar. Foi adaptado para o cinema em 2012, tendo inclusive ganho diversos prémios.

 

 

Resultado de imagem para o meu pé

O Meu Pé de Laranja Lima – José Mauro de Vasconcelos

Publicado pela primeira vez em 1968 O Meu Pé de Laranja Lima é uma história verídica, que nos conta a infância do próprio autor, José Mauro de Vasconcelos. Disfarçada de uma história repleta de fantasia em que até as árvores falam, esta é uma história cheia de dor e sofrimento mas também sobre a esperança, a perda e como seguir em frente. E é, sobretudo, uma história sobre ternura. Foi adaptado a telenovela em 1998 e a filme em 2013.

 

 

Charlie e a Fábrica de Chocolate – Roald Dahl

Resultado de imagem para charlie e a fabrica de chocolate

Charlie Bucket adora chocolate. E o Sr. Willy Wonka, o mais prodigioso inventor do mundo, vai abrir as portas da sua maravilhosa fábrica de chocolate a cinco crianças sortudas. É o melhor prémio do mundo!  Rebuçados cintilantes, gulodices sinuosas e um rio de chocolate derretido esperam por eles. Se Charlie conseguir um Bilhete Dourado, estas guloseimas deliciosas podem ser todas suas. Mas será a fábrica o maravilhoso paraíso que promete ser? Recomendado pelo plano nacional de leitura para leitores entre os 9 e os 11 anos, esta obra do galês Roald Dahl foi adaptada para o cinema em 2005.

 

Matilda – Roald Dahl

Wook.pt - Matilda

Também de Roald Dahl, esta obra conta-nos a história de Matilda, a espalha brasas. O pai da Matilda acha que a filha não é mais do que uma crosta. A mãe passa o tempo a jogar bingo e a ver televisão.  A professora Docemel é a única que vê o potencial da menina.  A Sra. Partetudo, directora da Escola Tiraniza, julga todos os alunos burros e fecha-os dentro da Pildra.  E a Matilda… é uma menina dotada de uma grande inteligência, que se cansou do comportamento idiota dos adultos e vai ensinar-lhes uma grande lição! Foi adaptado para o cinema em 1996 e é, até hoje, um filme capaz de nos pôr a dar umas boas gargalhadas.

 

 

Onde Vivem os Monstros – Maurice Sendak

Resultado de imagem para onde vivem os monstros livro

Obra recomendada para leitores dos 6 aos 8 anos, Onde Vivem os Monstros foi adaptado para o cinema em 2009.
Na noite em que Max vestiu o seu fato de lobo e começou a fazer travessuras a torto e a direito, a mãe chamou-lhe: – MONSTRO! E Max respondeu-lhe: – VOU-TE COMER! Então ela mandou-o para a cama sem jantar. Naquela mesma noite, no quarto de Max surgiu uma floresta…
Publicado pela primeira vez em 1963, “Onde vivem os monstros” provocou alguma polémica pela forma nada exemplar com que as crianças eram retratadas. Não obstante, tornou-se um clássico da literatura infanto-juvenil e uma referência imprescindível, sendo hoje uma das obras mais vendidas de sempre, com tradução em inúmeras línguas.
Castigado pelas suas travessuras, indo para a cama sem jantar, Max empreende uma viagem simbólica desde o seu quarto até um lugar fantástico, atravessando um tempo/espaço mítico e enfrentando os seus medos. Depois de se tornar no rei de uns monstros tão ferozes quanto amistosos, regressa ao ponto de partida, onde o espera o jantar. Uma travessia de ida e volta, desde a realidade até à ficção, sem que nada nem ninguém explique se essa metamorfose foi ou não produto de um sonho.

 

Resultado de imagem para o gato do chapeu
Está um dia chuvoso, e a Sally e o seu irmão estão aborrecidos em casa. É então que aparece o Gato do Chapéu, um gato travesso capaz de inventar as piores traquinices para os entreter. Mas a Mãe está quase a chegar e não vai gostar mesmo nada de ver tudo desarrumado. Os dois irmãos têm de convencer o Gato a limpar a confusão que fez e a ir-se embora… depressa! Um livro muito divertido que nos mostra que, mesmo em dias cinzentos, se podem viver grandes aventuras. Recomendado pelo plano nacional de leitura para leitores dos 6 aos 8 anos de idade, foi adaptado ao cinema em 2003.
.
.
.
Resultado de imagem para o feiticeiro de oz livro pt
Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma, foi adaptado para o cinema em 1939. Quando Dorothy e o seu cão Totó acordam após um ciclone dão consigo num país chamado Oz. Aí conhecem bruxas, macacos voadores, um leão que fala, um lenhador de lata e um espantalho. Dorothy espera que o feiticeiro de Oz a ajude a voltar para casa. Mas primeiro vai ter que o encontrar!
.
.
.
.
Wook.pt - E.T. - O Extraterrestre
Ele tem medo. Está totalmente só. Encontra-se a 3 000 000 de anos-luz de sua casa.
Foi assim que em 1982 o gentil e comovente personagem de E.T. foi apresentado em todo o mundo, em filme, pelo génio de Steven Spielberg e em livro pela pena de William Kotzwinkle.  Uma nave espacial extraterrestre, após descer na Terra, é obrigada a partir precipitadamente e um erro é cometido: o botânico E.T., um pequeno ser com milhões de anos, é deixado para trás… Espera-o a solidão, o terror e os perigos dum mundo hostil.
Mas E.T. encontra Elliot, um rapaz de 10 anos que se torna seu amigo e tenta desesperadamente ajudá-lo a voltar para casa. Uma leitura recomendada pelo plano nacional de leitura para leitores de 9 a 11 anos de idade.

Para além destes temos ainda alguns dos grandes clássicos infantis como Peter Pan, Alice no País das Maravilhas, Branca de Neve, A Bela e o Monstro, Mary Poppins, entre outros.

2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s