Vamos Falar Sobre a Morte [Sugestões de Livros Sobre Temas Difíceis]

Hoje, vamos falar sobre a morte. Ou melhor, vamos falar sobre livros que falam sobre a morte. Porque os livros são reflexos da nossa realidade e porque são uma forma de percebermos que não estamos sozinhos – e que não somos os únicos a passar por aquilo.

 

Reconstruir os Dias – Margarida Fonseca Santos

Wook.pt - Reconstruir os Dias

O primeiro livro desta lista é destinado aos mais novos, recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para leitura autónoma de 3º Ciclo.
Aqui conhecemos 3 homens da mesma familia, Filipe, Gustavo e Domingos, um avô, um pai e um neto. Juntos, enfrentam a perda de Rosarinho, Filha, mulher e mãe. Com eles conhecemos ainda Aparicio, que também tem uma história muito especial; Mercedes, a cadela; e um besouro que voa sem medos porque nunca lhe disseram que não consegue voar. Um livro doce sobre um tema amargo e sobre a importância de nunca perder a esperança.

 

 

 

O Meu Pé de Laranja Lima – José Mauro de Vasconcelos

Wook.pt - O Meu Pé de Laranja Lima

Há quem diga por aí que este livro é sobre um menino e uma árvore que fala, mas a verdade é que este livro é muito mais que isso. É uma história real de um menino que aos seis anos descobre o que é a ternura, fora da sua casa onde quase só conhecia pancada e miséria e que, de um momento para o outro, a perde.
É sobre um homem que ama como um filho uma criança que não é dele e que acaba por não o poder ver crescer. E é uma história sobre aprender o que é a dor e a perda. Uma história muito especial, capaz de fazer chorar as pedras da calçada.
Livro recomendado para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma.

 

 

 

Wook.pt - A minha avó pede desculpa

A Minha Avó Pede Desculpa – Fredrik Backman

Em A minha avó pede desculpa conhecemos Elsa, uma menina de sete anos de idade que tem como melhor amiga a sua avó, que é doida varrida. Mas é na avó que Elsa encontra o porto seguro e nas suas histórias que ela se refugia.
Até ao dia em que a velha senhora morre de repente, deixando várias cartas a pedir desculpa a diferentes pessoas. Elsa dá então inicio a uma nova aventura, a de entregar as cartas e desculpar-se pela sua avó.
Uma história que promete mostrar-nos como cada pessoa é especial à sua maneira.

 

 

Um Gato Tem 7 Vidas – Luísa Ducla Soares

Um gato tem sete vidas

Este livro recomendado pelo PNL para o 2º ano de escolaridade promete ajudar-nos a explicar às crianças o que é, afinal, a morte. Aqui conhecemos a história de um gato que, como todos os gatos, tem sete vidas. E ele lá vai vivendo as suas vidas, escapando-se uma e outra vez da Morte, até ao dia em que já gastou todas as suas vidas.

 

 

 

O Meu Avô Foi Para o Céu – Maria Teresa Maia Gonzalez
Liv60130144_f

Da reconhecida autora de “A Lua de Joana” temos O Meu Avô foi para o Céu, um livro em que conhecemos Tim. Tim tem nove anos, muita energia e uma relação muito forte com o avô, que visita todos os dias. Mas um dia o avô de Tim morre e a avó lhe faz um desafio inesperado…

 

 

 

 

Ponte para Terabithia – Katherine Paterson

9789722033336

Recomendado pelo PNL para o 5º ano de escolaridade, este livro conta-nos a história de Leslie e Jess, duas crianças que se tornam vizinhas e rapidamente desenvolvem uma amizade muito forte. Juntos, descobrem e inventam mundos no coração do bosque, a que dão o nome de Terabithia. Mas nem tudo corre bem…
Uma história emotiva e, mesmo assim, muito doce sobre os mundos e as amizades da infância.

 

 

 

Viver depois de Ti – Jojo Moyes
Wook.pt - Viver Depois de Ti

Agora já num registo para adultos temos Viver depois de Ti, de Jojo Moyes, que nos conta a história de Louisa Clark, uma jovem com uma vida completamente comum, que vai trabalhar na casa de Will Traynor, um homem preso numa cadeira de rodas. Will e Louisa acabam apaixonados mas o jovem Will, que antes do acidente era um energico e cheio de vida, não se conforma com o seu destino e esconde um plano que promete abalar o mundo de Louisa. Será que o amor vence mesmo tudo? E o que fazer,  quando a pessoa que amamos não quer continuar a viver?

 

 

Wook.pt - P.S. - Eu Amo-te

 

P.S. – Eu Amo-te – Cecelia Ahern

 Holly está viva e o amor da sua via, Gerry, está morto. E esta poderia ser uma história de dor mas torna-se, na verdade, numa história de separação. Tudo porque quando Gerry percebe que vai morrer, percebe também que Holly não vai conseguir continuar a viver sem ele. Por isso ele deixa preparada a sua partida, de maneira a que a mulher continue a sentir a sua presença mesmo depois da morte. E é essa presença que vai ajudar Holly a voltar a viver…

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s