O Castelo – Franz Kafka

Em O Castelo conhecemos K., um agrimensor contratado para ir a uma vila prestar serviços ao Conde, no Castelo. Mas uma vez no destino, K. começa a ver muitos empecilhos ao seu trabalho.

A burocracia é imensa. As pessoas da vila contradizem-se, a única coisa com que todos parecem concordar é que K. é menos que todos eles por ser um estrangeiro. Dizem-lhe que nunca há-de ter acesso ao castelo e que nem deve sonhar em ter uma reunião com o conde. Em certos momentos até parece que K. têm algumas hipóteses de levar os seus planos para a frente, mas rapidamente as suas esperanças caiem em saco roto.

Kafka não é um autor fácil de ler e tenho de admitir que este não foi um livro de que eu tivesse gostado. A Metamorfose e O Bestiário, que li anteriormente, são livros de um registo diferente, com histórias mais fora do comum. O Castelo, por outro lado, é um livro muito pés na terra, cheio de burocracias e hierarquias. Temas que, para mim, sempre foram muito desinteressantes.

Foi uma leitura que custou e que demorou bem mais do que eu estava à espera. Como é habitual, Kafka dá também neste livros várias alfinetadas à sociedade da época e há nossa própria sociedade, mas nem isso me encantou nesta leitura.

No fim K., que chegara a planear uma revolta no inicio do livro, é só mais um entre a multidão. Acomodado, desinteressado, um entre muitos. Mais um aspecto de que não gostei.

Não recomendo!

Livro na Wook

2 comments

  1. Olá Anabela!

    Penso que esta obra nunca li, sinceramente não me recordo e se o li também não me ficou grande coisa 🙂

    De Kafka, tirando o “monstruoso” Metamorfose, sugiro sempre “O Processo”, uma obra onde se pode dizer brutalmente kafkiniano 😉 e tão actual.

    Liked by 1 person

    • O processo já está na minha prateleira à espera de vez 😉 eu recomendo muito o Bestiário, adorei! Acho que ias gostar! Já o Castelo desiludiu-me, francamente

      Beijinhos

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s