Resumo de Leituras [Agosto 2020]

Clarissa – Érico Veríssimo

Wook.pt - ClarissaLivro Fisico
Post no Blog

Nesta obra Clarissa está prestes a fazer 14 anos e teve de sair da casa dos seus pais, numa fazenda no interior, para ir para a pensão da tia na cidade grande para poder estudar. Ali, na pensão, ela conhece as mais variadas personagens, que lhe mostram o que é o mundo real. E aos poucos Clarissa vai-se descobrindo e descobrindo o mundo, enquanto se torna mulher. Este é um livro de leitura leve, que se lê de um trago. E apesar de ter uma boa dose de tristeza e realidade, a leitura é fácil e o leitor acaba por não se sentir demasiado pesaroso por aquelas personagens.

 

Princesas Esquecidas ou Desconhecidas
Philippe Lechermeier e Rébecca Dautreimer

Wook.pt - Princesas Esquecidas ou DesconhecidasLivro Físico
Post no Blog

Aqui conhecemos princesas como a Princesa Letrada, a Princesa Caprichosas, a princesa Efémera da China e a princesa Sapina. São muitas princesas desconhecidas, todas com história muito interessantes. Admito que adoro este livro! As ilustrações são fantásticas, as princesas são muito originais e ainda tem uma espécie de glossário das princesas ao longo de todo o livro. É muito, muito engraçado. Um livro a que eu adorava ter deitado as mãos na minha infância.

 

Manual de Sobrevivência de um Escritor – João Tordo

Wook.pt - Manual de Sobrevivência de um EscritorLivro Físico
Post no Blog

João Tordo faz um verdadeiro milagre neste livro e traz à luz do dia uma obra que realmente ajuda “quem tem sangue de escritor” a começar a escrever. Posso dizer desde já que Manual de Sobrevivência de um Escritor se tornou em menos de nada num dos meus livros preferidos. A leitura é fácil e deliciosa, a escrita de Tordo é uma obra prima pela simplicidade e pela forma com que chega aos leitores. É como se realmente estivéssemos em frente a este escritor, a ter uma aula de escrita. O livro está dividido de uma forma que torna a sua leitura muito fácil e intuitiva e nós entramos facilmente num mundo que muitas vezes nos está vedado: o da escrita. Directamente, Tordo responde a todas (ou quase todas) as dúvidas que um novato nesta arte pode ter. 5*!!

 

A Vida Secreta das Abelhas – Sue Monk Kidd

Wook.pt - A Vida Secreta das Abelhas

Post no Blog

Em A Vida Secreta das Abelhas conhecemos Lily, então com 14 anos. Lily vive com o pai e tem imensas saudades da mãe, que acredita ter morto acidentalmente quando tinha 4 anos. Vende pêssegos que o pai violento e autoritário produz e a sua única amiga é a criada negra de ambos, Rosaleen. Um dia, Rosaleen acaba por ir presa e, para a salvar, Lily vai fazer algo capaz de mudar drasticamente a vida de ambas. Acabam fugidas, escondidas na casa de umas misteriosas irmãs com nomes de meses.Este livro é lindo. Os sentimentos e as dores das personagens são muito reais e nós acabamos por nos apaixonar perdidamente por elas. Fala-nos de racismo, de amor, de família, de desilusão e, no fim, acaba por ser uma história de esperança. Lê-se num sopro e eu sinceramente não percebo como pode ser tão pouco conhecido.

 

Metade Metade – Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso

Wook.pt - Metade, MetadeLivro Físico
Post no Blog

Metade Metade é, assim como quem diz, um poema de amor. E que poema bonito! Devo do ter lido umas 15 vezes de seguida e já está na minha lista de futuras aquisições. Ele é que fala de amor, mas eu é que fiquei apaixonada por ele! Não dá para falar muito mais sem “fazer spoiler”. O que tenho a dizer é que se tornou em menos de nada no meu livro infantil preferido, e vai ser dificil de destronar. Leiam, que vão perceber! Um livro magnífico!

 

O Quinto Filho – Doris Lessing

Wook.pt - O Quinto FilhoLivro Físico
Post no Blog

Em O Quinto Filho conhecemos David e Harriet, um casal mais conservador do que o habitual na sua geração, que se apaixona rapidamente e rapidamente percebem que têm muitos sonhos em comum: a fidelidade, o amor, um lar e…muitos filhos. Compram uma casa vitoriana com muitos quartos, que pretendem encher de filhos e convidados. De início, tudo corre bem: os convidados chegam, os filhos nascem e, apesar de algumas criticas quanto pressa e à quantidade de filhos que o casal quer ter, tudo vai às mil maravilhas. Até que Harriet engravida sem querer do quinto filho, mais cedo do que esperava, e começa  perceber que há algo muito errado com aquele bebé. Quando Ben nasce é, aparentemente, uma criança extremamente saudável, apesar de pouco comum. Mas todos percebem que há algo muito, muito errado com ele.Se tivesse de descrever esta leitura numa palavra, seria sem dúvida impactante. Impactou-me imenso. Impactou-me a forma como David e Harriet se conhecem e se apaixonam e a vida que decidem ter. Impactou-me a sua família e a sinceridade e lucidez com que a autora descreve as vidas e as relações das suas personagens. Impactou-me a rapidez com que algo que estava a correr tão bem passa a correr tão mal. Impactou-me o final do livro. E, sobretudo, impactou-me Ben, um ser muito cruel e muito fora do dito normal mas de quem, ainda assim, não conseguimos desgostar de todo.

 

Com o Tempo – Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso

Wook.pt - Com o TempoLivro Físico
Post no Blog

Com o tempo acontecem muitas, muitas coisas. Perdemos umas coisas, ganhamos outras. Há quem cresça, há quem fique careca. Mas, mesmo com o tempo, há coisas que não mudam. Este é um livro que fala aos mais novos sobre a passagem do tempo e que pode ser uma boa base para desenvolver esse tema com eles. As ilustrações são modernas, o que o livro nos diz é simples e bonito, bem encadeado. Mas a melhor parte é mesmo o final, que é muito bonito. Uma obra recomendada pelo plano nacional de leitura para apoio a projectos relacionados com a Educação para a Cidadania na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º anos de escolaridade. Livro recomendado!

 

Noites Brancas – Fiódor Dostoiévski

Wook.pt - Noites BrancasLivro Físico
Post no Blog

Noites brancas são as do início do Verão, e é durante essas noites que o narrador da nossa história se passeia pela cidade e encontra Nástienhka. Ele é um rapaz jovem, mas que tem passado pela vida sem a viver. Ela, mais jovem ainda, tem uma vontade tremenda de viver e espera pelo seu apaixonado, que partiu à um ano e ainda não voltou. Nas suas conversas conhecemos intimamente um e outro e depressa vemos o nosso narrador apaixonar-se. Mas será Nástienhka também capaz de o amar? Este é um livro que se lê muito bem, apesar de ser escrito de uma maneira a que estamos pouco habituados. É também um livro que uma dose razoável de tristeza, quer pela solidão do narrador, quer pelas incertezas de Nástienhka, quer pelo final do livro que, admito, não era o que eu esperava. Ainda assim foi uma leitura que gostei muito e que me pesou um pouco na alma. Bonito, amargo, triste.

 

Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes
Elena Favilli e Francesca Cavallo

Wook.pt - Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes

Post no Blog
Livro Físico

O livro Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes é composto por 100 biografias de mulheres que mudaram a história. Numa escrita muito, muito acessível para os leitores e leitoras mais novos, conta a vida destas fantásticas mulheres de uma forma bastante resumida e interessante e ainda tem ilustrações lindíssimas para ajudar! Este livro esteve na minha wishlist imenso tempo e acabei por conseguir adquiri-lo através de uma troca. É um daqueles livros que vale muito a pena ter em casa, de tão lindo e bem concebido que é. Também é o presente perfeito para as leitoras mais jovens, uma forma de lhes mostrar que podem ser tudo o que quiserem…e quem sabe ainda mais! Inspirador, lindíssimo, maravilhoso! Um dos meus livros infanto-juvenis preferidos!

 

Não há Dois Iguais – Javier Sobrino e Catarina Sobral

Post no Blog
Livro Físico

ão há dois iguais. Eles estão por todo o lado, desde a praia às montanhas, aos encontros e às despedidas, mas não são fáceis de conseguir. Mas, afinal, quem são eles? Não há dois iguais não é um livro de poesia, mas é um livro muito poético e bonito. Os autores vão enunciando poética e ritmadamente onde “eles” podem ser encontrados, mas só percebemos quem são “eles” no fim do livro, ao desdobrar uma página surpresa. E quando percebemos quem são “eles” é realmente comovente. Um livro lindíssimo, recomendado pelo plano nacional de leitura para crianças dos 6 aos 8 anos. Recomendado!

 

A Solidão dos Números Primos – Paolo Giordano

Post no Blog
Livro Físico

Em A Solidão dos Números Primos conhecemos a história de Alice e Mattia, que se conhecem na escola. Marcados ambos por um grande trauma na infância tornam-se tão chegados quanto possível, o que no caso deles nem quer dizer assim tão. São comparados, no livro, com aqueles números especiais a que os matemáticos chamam “primos gémeos”, que estão separados apenas por um número par, próximos mas incapazes de se tocarem realmente. É um livro escrito com uma certa crueldade, com uma tristeza intrínseca que deixa o leitor agoniado, inquieto. No fim de contas acho que gostei, embora preferisse um final diferente. Ou, quem sabe, uma continuação!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s