Dez livros de ficção para mergulhar a fundo na cultura portuguesa

Recentemente, duas alunas de Erasmus acabadas de chegar a Portugal, perguntaram-nos que obras recomendavamos para que elas pudessem conhecer melhor a cultura portuguesa. E nós achamos que este era um tema muito interessante para trazer aqui.

Quando se pensa em livros sobre cultura portuguesa pensa-se maioritariamente em livros de não-ficção. Mas quando alguém quer conhecer realmente um país e as pessoas que nele vivem através dos livros e ainda para mais alguém que não é totalmente fluente na língua, será essa a melhor opção? Os livros de não ficção têm tendência a ser mais objectivos e a focar-se num tema especifico. A festa tradicional X, o cantar do lugar Y… Falam-nos de factos, não de pessoas.

Pareceu-me a mim que neste caso o mais indicado seriam os livros de ficção, acompanhados por livros e textos de apoio sobre os lugares e as tradições que eles referissem, para que assim se possam conhecer não só as tradições e as culturas portuguesas mas mergulhar realmente na cultura, conhecer as pessoas e as vivências, entender como se criaram as tradições e os hábitos e porquê. E é isso que vos venho trazer hoje. Espero que seja útil!

Viagem a Portugal
José Saramago

Wook.pt - Viagem a Portugal

Livro Físico

“Se às cidades fossem dados cognomes, como aos reis se fazia, o viajante haveria de propor para Portalegre «a bem rodeada». Razões teve D. Afonso III, em 1259, para mandar construir aqui a povoação de Portus Alacer, que depois deu Portalegre, porto álacre, porto alegre. Com todos estes campos e matas em redor, tão nitidamente distinta a mancha urbana do envolvimento campestre e bravio, compreendemos que José Régio tenha escrito, e obsessivamente repetido: Em Portalegre, cidade / Do Alto Alentejo, cercada / De serras, ventos, penhascos, oliveiras e sobreiros… Qualquer viajante que preze as letras alheias e as riquezas próprias se embalará na cantilena enquanto por aqui andar.”

Se o que planeamos é uma viagem literária pelas terras e culturas portuguesas, nada melhor do que começar com o Prémio Nobel da Literatura português, José Saramago. Sabemos que a escrita de Saramago não é fácil de ler, e não é para todos. Ainda assim este livro tem uma escrita mais comum, com mais pontuação e um ritmo diferente. Nele o autor relata a sua viagem por Portugal, feita entre outubro de 1979 e julho de 1980 a convite do Círculo de Leitores. Se quiser começar a conhecer Portugal através dos livros e não tiver dificuldades na leitura do português, recomendamos fortemente esta obra como ponto de partida.

Portugal
Miguel Torga

Wook.pt - Portugal

Livro Físico
Post no blog

“Terra da nossa promissão, da exígua promissão de sete sementes, o Alentejo é na verdade o máximo e o mínimo a que podemos aspirar: o descampado dum sonho infinito e a realidade dum sonho exausto.”

Esta narrativa de viagem de Miguel Torga tem uma dimensão bastante mais reduzida que a de Saramago e está escrita de uma forma muito mais poética. Saramago vê e mostra-nos Portugal objectivamente, com datas, factos e história. Torga mostra-nos um Portugal visto com os olhos do coração, para que o leitor se arrepie e se apaixone pelo país. Portugal, de Miguel Torga, é uma obra lindissima, para quem quer saber mais do que os factos objectivos. Recomendamos imenso!

Contos
Miguel Torga

Wook.pt - Contos

Livro Físico

“Suava em bica. Escorria das fontes às solas dos pés. O sol já não estava a pino. Ia caindo, agonizante, para os lados do Marão. A última dor morrera há um segundo, ou há horas, ou há semanas? Não sabia. Sabia, sim, que o sofrimento se apagara de uma vez e a deixara, como deixa o cortiço o enxame que parte. Nem um som, nem a presença duma aragem a quebrar a solidão que a cercava. Apenas num céu em fim de incêndio um mormaço cerrado.”

Esta obra reúne, num único volume, todos os contos de Miguel Torga. É certo que nem todos os contos se referem directamente à sua vivências e às terras montanhosas de onde o autor é natural, mas um leitor atento rapidamente começará a encontrar esses referências. Miguel Torga nasceu em São Martinho da Anta, distrito de Vila Real, tendo-se mudado para o Porto aos dez anos. Nos seus textos vemos muitas vezes o subir da serra, a solidão das encostas, o carregar dos cestos. Conhecemos as vivências de quem vive nestes sitios, os seus trabalhos, dores e amores.

Aldeia Nova
Manuel da Fonseca

Wook.pt - Aldeia Nova

Livro Físico
Post no Blog

Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para a Formação de Adultos o livro Aldeia Nova leva-nos através dos seus diversos contos, ao seio de uma aldeia tipicamente alentejana. Manuel da Fonseca, natural de Santiago do Cacém, fala-nos da pobreza, das alegrias e das tristezas, da mentalidade… nada falta neste retrato português. Apesar de já ter passado uns bons anos desde que foram escritos, a verdade é que muitas coisas não mudaram assim tanto. Também recomendamos fortemente o livro Seara de Vento.

Nos Mares do Fim do Mundo
Bernardo Santareno

Wook.pt - Nos Mares do Fim do Mundo

Livro Físico
Post no Blog

“Ainda tanto tempo no mar! Cinco, seis meses… Aguentarei? E tu, meu amor? Esperarás? Ou vais esquecer-me?… Hoje, mar, sinto-me duro, fechado, impenetrável, como se fosses de ferro. Prisão. Estou em ti, mar, como numa prisão.”

Foi em 1957 que Bernardo Santareno, médico, embarcou a bordo do David Melgueiro para cuidar da tripulação. A viagem que se seguiria deu origem a este livro, em que o autor nos apresenta a dura faina dos pescadores bacalhoeiros portugueses. Muito ao jeito de Miguel Torga, também este autor escreve com uma certa dose de tristeza, nostalgia e poesia na voz. Um livro comovente, sobre uma realidade que nem é assim tão antiga…

A lã e a Neve
Ferreira de Castro

Wook.pt - A Lã e a Neve

Livro Físico

Nesta obra conhecemos Horácio, um pastor da serra que consegue tornar-se operário e casar. Ainda assim continua a viver num casebre, no meio da pobreza. E é lá que se encontra quando a vida social e politica do país começa a mudar… Uma história sobre a dureza da vida que nos conta um pouco do que foi vivenciar um dos momentos mais importantes da história do mundo, em Portugal. Recomendamos também que vejam os outros livros deste autor.

Costa dos Múrmurios
Lídia Jorge

Wook.pt - A Costa dos Murmúrios

Livro Físico

Publicado pela primeira vez em 1988 este romance não tem como pano de fundo o território nacional, mas nem por isso deixa de mostrar um momento fulcral da nossa história. Passado em Moçambique, aqui a narradora da história é Eva, esposa de Luís, que nos conta como foi o processo de descolonização sob o seu próprio ponto de vista. Fala-nos da guerra colonial e dos seus efeitos nos homens e mulheres portugueses. Recomendamos!

O País das Uvas
Fialho de Almeida

Wook.pt - O País das Uvas

Livro Físico

O País das Uvas reúne diversos contos de Fialho de Almeida, que nos falam de temas tão dispares como as aldeias no mês de agosto, as vindimas ou os rapazes que partem e já não voltarão. Mais uma vez um belíssimo livro, que merecia uma edição melhor e não a tem. Ainda assim podem ler a edição que há, que é melhor que nada. Recomendamos!

Nenhum Olhar
José Luís Peixoto

Wook.pt - Nenhum Olhar

Livro Físico

Amor, ciúme, pobreza e violência, são algumas das coisas que o leitor vai encontrar nesta obra que nos transporta para uma aldeia alentejana. Apesar de nos apresentar algumas situações mais fora do comum, temos aqui também muitas representações do interior português. Recomendamos!

A Cidade e as Serras
Eça de Queiroz

Wook.pt - A Cidade e as Serras

Livro Físico

Jaconto vive em Paris e tem uma vida luxuosa. No entanto, não é feliz. É então que decide voltar para Portugal, para a terra da sua família: Tormes. Uma vez lá Jacinto vê-se sem nada e esse contratempo vai ensinar-lhe muitas coisas… Um livro com uma lição maior que além de nos mostrar uma parte do nosso país também nos relembra do que é realmente importante.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s