Mãe, Fui Devolver o Mano
Celina Lopes
O plano era devolver o mano. Eu não devia ser o único, nem o primeiro, a querer devolver um bebé. Devia haver mais irmãos insatisfeitos.
O que tem a Barriga da Mãe?
Luís Belo e Joana M. Lopes
Uma barriga que cresce é motivo de curiosidade. E se for a barriga da mãe? Nesse caso a curiosidade aumenta. A única coisa que sabemos, relacionada com a barriga redondinha da mamã, é que se trata de uma novidade-espantosa-especial. Aquários com peixinhos, reis maldispostos, ou árvores prontas a emergir do umbigo? Afinal, qual é a resposta para este mistério?
Na Barriga da Minha Mãe
Tu aí dentro, eu cá fora
Jo Witek e Christine Roussey
Um livro em capa dura com ilustrações deliciosas e surpresas escondidas sob as abas, que refletem com poesia e delicado encanto a espera de uma irmã mais velha pelo bebé que se vai ao longo do livro desenvolvendo na barriga da mãe.
A Minha Mãe Tem o Sol na Barriga
Ana Stilwell
Quando a barriga de Ana Stilwell se encheu de um sol chamado Marta, as suas filhas gémeas de 5 anos arranjaram uma nuvem para se protegerem do calor insuportável. Inspiraram esta história e provaram à mãe que tudo o que ela aprendeu no curso de educação de infância resulta sempre muito bem… nos filhos dos outros.
Na Barriga da Mãe
Florian Rudzinski e Anne Crahay
A barriga da mãe está enorme! Mas o que se estará a passar? Descobre tudo o que existe dentro desta barriga tão especial, numa divertida aventura que não vais querer perder.
Eu Só Só Eu
Ana Saldanha
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a cidadania na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º anos de escolaridade. Existe um menino que tem tudo Só para si e, embora aparentemente isso seja fantástico, deixa-o de facto muito Só… Até ao dia em que algo de diferente acontece!
Vai Chegar um Bébé
John Burningham e Helen Oxenbury
Quando é que o bebé vai chegar, como se vai chamar, que é que vai ser? Mês a mês, pergunta a pergunta, a chegada do bebé aproxima-se cada vez mais. John Burningham e Helen Oxenbury são ilustradores britânicos conhecidos no mundo inteiro. Juntos num livro pela primeira vez – John escreveu e Helen ilustrou – criaram um verdadeiro clássico, pleno de ternura, humor e observação certeira.
Vou ter um Irmão
Experimentar as emoções (a partir dos 36 meses)
Roberto Piumini, Roberta Vottero e Federica Nuccio
A notícia de que a criança vai ter um irmão mais novo pode não ser muito bem recebida. Quando assim é, esta história pode ajudar a criança a perceber que não tem de recear ficar sem o que é seu. Nos primeiros anos de vida, a par do desenvolvimento cognitivo, motor e perceptivo do eu, dão-se mudanças em todos os aspectos da esfera das emoções. A criança aprende a reconhecer as emoções que experimenta, distinguindo as positivas das negativas, e a compreender também as emoções das outras pessoas. No entanto, só por volta dos 3 anos tem plena consciência dos estados emocionais quevive diariamente, sobretudo na relação com as crianças da mesma idade. Estar com os seus pares suscita na criança diversas emoções que ela terá de controlar e ultrapassar, no caso das emoções negativas. Nesta idade, podem ser muito úteis as histórias sobre momentos específicos do crescimento porque induzem emoções reais, como o medo, a alegria, a raiva e o nojo. Ao ler, a criança identifica-se com as experiências vividas pelo personagem, participa na história e deixa de ser um mero observador. Por este motivo, as histórias da colecção BabyBoo versam emoções críticas, como o ciúme e as birras, e ajudam a criança a reflectir.
Ter Um Irmão É…
Lara Xavier
A relação entre irmãos às vezes não é tranquila, mas é sempre única e especial. Era uma vez a Carolina, uma rapariga que gostava de cor-derosa, lilás, violeta e todas as outras cores parecidas com estas. Um dia, a Carolina teve um irmão e descobriu que ter um irmão é tão giro quanto ter um arco-íris em casa. Não é todos os dias que aparece, mas todos os dias vemos algumas das suas cores, e com isso ficamos felizes.
A Mamã Pôs Um Ovo
Babette Cole
A Mamã Pôs Um Ovo é um clássico da literatura infantil contemporânea, da autoria da conceituada e multipremiada autora e ilustradora inglesa, Babette Cole, que responde de uma forma simultaneamente simples, pedagógica, muitíssimo bem-humorada e quase subversiva à fatídica pergunta «Como se fazem os bebés?». Pais: aprendam com os vossos filhos como se fazem os bebés!
A Minha Mana
Emma Chichester Clark
O Hugo fica muito aborrecido quando a Mamã chega a casa com uma mana para ele. «Ela não vai cá ficar», diz ele a todos os familiares, mas antes de a devolver pensa que poderia tentar conhecê-la um pouco melhor. Este livro da conhecida e premiada autora britânica Emma Chichester Clark continua a série inaugurada com A Mamã e Eu. O mundo de Hugo e de Sara é divertido e tocante, cheio de alegria e de birras – mas, acima de tudo, perfeitamente familiar para as crianças pequenas e os seus pais.
O Mundo está Cheio de Bebés!
Brita Granström e Mick Manning
“O Mundo Está Cheio de Bebés! é um olhar encantador sobre os bebés. Crias de urso polar, morcegos bebés, leitões, mesmo tartaruguinhas, todos aparecem aqui. Como os bebés humanos, eles fazem muito barulho, sujam-se e têm fome – e adoram brincar. Todos os bebés são muito parecidos; mas, à medida que crescem, descobrimos que também são muito diferentes.”
De onde vêm os bebés?
Katie Daynes
Como são feitos os bebés? De que precisam os bebés? Como é que os bebés crescem? Descobre as respostas a estas e a outras questões neste livro com bonitas ilustrações e muitas abas para explorar.