Aldeia Nova – Manuel da Fonseca

Wook.pt - Aldeia Nova

Livro Físico

Manuel Lopes da Fonseca - Portal da Literatura

Manuel da Fonseca nasceu a 15 de Outubro de 1911 em Santiago do Cacém, no Alentejo e faleceu em Lisboa, a 11 de Março de 1993. Foi poeta, contista, romancista e cronista.

Em Aldeia Nova encontramos diversos contos do autor que se passam… numa aldeia. Manuel da Fonseca não é dos autores portugueses mais falados ou reconhecidos, mas ao lê-lo percebemos que isso pode ser, de certa forma, uma injustiça. Os contos são curtos e coerentes, a escrita é fluída e poética, o género de escrita que a mim me recorda sempre Miguel Torga. São contos que se intercalam uns nos outros, que se relacionam, tornando esta obra em algo quase híbrido entre conto e romance.

Nestes contos Fonseca leva-nos a uma típica aldeia portuguesa e retrata sem dó, piedade nem falinhas mansas a realidade dessas aldeias. A pobreza, as alegrias e as tristezas, a mentalidade… nada falta neste retrato português. Quem vive ou já viveu numa aldeia irá com certeza achar estes textos muito interessantes. Apesar de já ter passado uns bons anos desde que foram escritos, a verdade é que muitas coisas não mudaram assim tanto…

Muito recomendado! 4*

(Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 7º ano de escolaridade)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s