Book Haul [Julho e Agosto 2020]

Julho e Agosto foram dois meses de muitas e muitas aquisições novas. Para quem não sabe, há locais que recebem doações de livros que as pessoas já não querem e os disponibilizam, de forma gratuita, a quem quiser ir buscar. Eu nos últimos tempos fui lá algumas vezes, quer para doar quer para ir buscar e a grande maioria dos livros que se seguem vieram daí. É uma excelente forma de dar nova vida aos livros!

Bem, vamos lá a isto…

 

O Cortiço – Aluísio de Azevedo

Wook.pt - O Cortiço

Livro Físico

O Cortiço é um romance naturalista do brasileiro Aluísio Azevedo publicado em 1890 que denuncia a exploração e as péssimas condições de vida dos moradores das estalagens ou dos cortiços cariocas do final do século XIX. A obra descreve a ascensão social do comerciante português João Romão, dono de uma venda, uma pedreira e um cortiço, próximo ao sobrado de um patrício endinheirado, o comendador Miranda. A rivalidade entre os dois aumenta à medida que cresce o número de casinhas do cortiço, alugadas, na sua maioria, pelos empregados da pedreira, que também fazem compras na venda de João Romão, que, desse modo passa a enriquecer rapidamente. Com a intenção obsessiva de tornar-se rico, João Romão economiza cada moeda e explora quem quer que seja sempre que tem oportunidade.

 

Dizem que Sebastião – João Rebocho Pais

Wook.pt - Dizem que Sebastião

Livro Físico
Ebook

Sebastião Breda, vice-presidente de uma multinacional, workaholic e quarentão abastado, percebe um belo dia que a vida lhe tem passado ao lado e decide remediar a solidão convidando uma colega para um jantar romântico. O problema é que a sua bagagem não vai além de estratégias de venda e planos de marketing – e o arraso que leva de Margarida à mesa do restaurante é humilhação bastante para que o seu coração acabe a pregar-lhe um valente susto. O médico recomenda-lhe então um ano de descanso, e Sebastião resolve aproveitá-lo a cultivar-se, fazendo, numa livraria da Baixa, um amigo que lhe dá bons conselhos e sentando-se junto às estátuas dos escritores espalhadas pelas praças e jardins de Lisboa, que, eloquentes à sua maneira, o iluminam sobre os mais diversos assuntos, entre eles, evidentemente, a questão feminina. Um ano depois, não se pode dizer que Sebastião seja o mesmo homem. Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.

 

E as montanhas ecoaram – Khaled Hosseni

Wook.pt - E as Montanhas Ecoaram

Livro Físico

1952. Em Shadbagh, uma pequena aldeia no Afeganistão, Saboor é um pai que um dia se vê obrigado a tomar uma das decisões mais difíceis da sua vida: vender a filha mais nova, Pari, a um casal abastado em Cabul e assim poder continuar a sustentar a restante família. A separação é particularmente devastadora para Abdullah, o irmão mais velho que cuidou de Pari desde a morte da mãe de ambos. Nenhum dos dois imaginava que aquela viagem até à capital iria instalar um vazio nas suas vidas que seria capaz de atravessar décadas e quilómetros e condicionar os seus destinos… Neste seu terceiro romance, Khaled Hosseini traz-nos uma belíssima e comovente saga familiar que reflete sobre como os laços que nos unem sobrevivem aos obstáculos que a vida nos impõe.

 

Precioso – Abel Neves

Wook.pt - Precioso

Livro Físico

Nascido na pátria lusa, rico senhor de plantações de café, dono de diamantes e caçador, Reinaldo é obrigado a abandonar a sua África no tempo das independências. Tadeu, o seu fiel ajudante e vidente, tem um sonho revelador e intuindo um filão de ouro na pacata aldeia de S. Ponces, no interior de Portugal, vai preparar a chegada do seu amo. Corre o ano de 1977 e os aldeãos de S. Ponces vêem-se confrontados com a chegada de um homem insigne mas talvez enlouquecido pela febre de um desejo oculto. Os amores da sua filha Calumba, a demência da sua mãe Aloés e a fidelidade cega de Tadeu, por um lado, a tacanhez e a rivalidade entre os mineiros com a bem humorada gente de S. Ponces, por outro, compõem o panorama para uma tragédia que parece anunciar- se. O ouro vem à luz do dia e com ele a desgraça de Reinaldo.

 

O Chão que ela pisa – Salman Rushdie

Wook.pt - O Chão que Ela Pisa

Livro Físico
Ebook

Na década de 50, Ormus, indiano de família rica, torna-se um astro da música popular, um John Lennon oriental. Vina, a única mulher de sua vida amorosa e sexual, trilha um caminho semelhante: pobre, criada nos Estados Unidos, torna-se uma estrela internacional da cultura pop, um objeto de desejo dos homens. Rai, fotojornalista, amigo de Ormus, mergulha em guerras e revoluções pelo mundo afora e também é apaixonado por Vina. Ao narrar a história desse triângulo amoroso, Rushdie cria uma versão complexa do mito grego de Orfeu e Eurídice, em que o homem apaixonado desce aos infernos para recuperar a mulher amada. E, superando a divisão entre Oriente e Ocidente, projeta o mundo contemporâneo como um lugar onde descer aos infernos talvez seja o único modo de encontrar sentido para a vida.

 

Han de Islândia – Victor Hugo

Han De Islandia... | Amazon.com.br

Uma história de conspirações, amor e ódio onde se alterna entre o real e o grotesco. Han de Islândia é um monstro de força e maldade sem limites. A história passa-se em 1699 e fala-nos do amor entre Ethel e Ordener, num reino ficticio da Islândia.

 

A Mão Esquerda de Cervantes – José Jorge Letria

A Mão Esquerda de Cervantes: Contos by José Jorge Letria

Livro Físico

Estes breves contos, quase elegias, pela mão de um autor que dispensa apresentação para os leitores mais atentos, surgem à leitura com uma leveza e uma fluidez exemplares. Obra premiada com o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco, da Associação Portuguesa de Escritores, referente a obras publicadas em 1998.

 

O Sol e o Menino dos Pés Frios – Matilde Rosa Araújo

Wook.pt - O Sol e o Menino dos Pés Frios

Livro Físico
Post no Blog

O Sol e o Menino dos Pés Frios é um conjunto de 24 pequenos contos, recomendados para jovens dos 14 aos 16 anos. A leitura é fácil, os contos são muito curtos e, devo dizer que me tocaram muito. Estes contos falam de crianças que não têm a oportunidade de ser crianças, de crianças que já são adultos, de velhos que já foram jovens, de meninas, bonecas e mães. São contos extremamente doces, escritos com muita poesia na voz como só os autores portugueses sabem verdadeiramente fazer. Um livro lindo!

 

Manual de Sobrevivência de um Jovem Escritor – João Tordo

Wook.pt - Manual de Sobrevivência de um Escritor

Livro Físico
Post no Blog

Partindo das suas memórias do ofício, João Tordo esboça neste livro uma espécie de manual para todos aqueles que se interessam pelo mundo da escrita — sejam escritores a dar os primeiros passos ou leitores curiosos. Misturando humor e pragmatismo, memórias de vida e conselhos úteis, o autor abre as portas da sua actividade — e da sua relação com a literatura e a vida — a todos aqueles que experimentam a magia da ficção.
Esta viagem pelos meandros de um ofício que recusa deixar-se ensinar — e de muitas das suas vertentes e consequências, como a técnica, o enredo, as personagens, a edição, a crítica, o fracasso, a sobrevivência — é também uma incursão no lado mais íntimo de um escritor entregue à sua mais dilacerante paixão. Este volume percorre os autores, a tradição e o processo que fazem um autor, mas é também uma confissão dos tempos difíceis, das angústias e das dúvidas que assaltam sem piedade tanto os jovens escritores como os mais experimentados. Manual de Sobrevivência de um Escritor é uma aventura pelo lado menos conhecido de uma forma de arte que encanta a Humanidade desde os seus primórdios. Com coragem e humildade, com ironia e sinceridade, João Tordo conduz-nos nesta viagem, cujas páginas gostariam de ser um guia (ou um amparo) para os amantes de literatura.

 

Clarissa – Erico Verissimo

Wook.pt - Clarissa

Livro Físico
Post no Blog

Escrito em 1933, o primeiro romance de Erico Verissimo trata das descobertas de uma jovem de treze anos que se muda do interior para a capital do Rio Grande do Sul. Otimista e confiante, Clarissa mora em uma pensão familiar, onde convive com personagens que lhe apresentam as contradições da vida. Através do olhar de uma menina, um dos mais consagrados autores brasileiros retrata a Porto Alegre da década de 1930 e, ao mesmo tempo, as convulsões do país e do mundo naquele período.

 

Laura e Julio – Juan José Millás

Wook.pt - Laura e Júlio

Livro Físico

Recém-separado, Julio decide ocupar em segredo o andar vazio de um vizinho.
Ao fazê-lo, irá gradualmente apropriar-se do universo do outro: das suas roupas, dos seus costumes, da sua visão do mundo, e da relação secreta que ele mantinha com a sua ex-mulher.Julio descobre uma nova vida, na qual a impostura se transforma numa nova consciência, que o fará encontrar a sua verdadeira identidade. •misto de estranheza e lucidez com que Julio vive a sua metamorfose, constitui o cerne desta história intensa e circular até ao mais ínfimo detalhe.

 

A Última Testemunha de Auschwitz – Denis Avey com Bob Broomby

Wook.pt - A Última Testemunha de Auschwitz

Livro Físico

Esta é a história verdadeira e impressionante de um soldado britânico que entrou de livre vontade em Buna-Monowitz, o campo de concentração conhecido com Auschwitz III, para testemunhar na própria pele os horrores sofridos pelos judeus.

 

Somos Todos um Bocado Ciganos – Manuel Jorge Marmelo

Wook.pt - Somos todos um Bocado Ciganos

Livro Físico

O Grande Circo Romani não é como os outros. Os artistas vivem precariamente em rulotes e desdobram-se em diferentes personagens, como noutro circo qualquer. São palhaços e acrobatas, mágicos e domadores de animais. A coincidência de um brutal acidente e de um crime tenebroso que tem por vítima Pavarotti, o burro cantor, dá início a uma incursão pelas peculiares figuras deste circo familiar e pelas desconcertantes impressões de um adolescente um bocado cigano, e por isso estigmatizado. Ele sonha vir a ter uma mota para fazer o número do poço da morte, espia o corpo nu da trapezista e anseia pela chegada do dia em que será capaz de fazer gemer as mulheres – como um homem a sério.

 

A Queda – Albert Camus

Wook.pt - A Queda

Livro Físico
Ebook

Num bar de marinheiros em Amsterdão, um homem que se apresenta como juiz-penitente enceta conversa com um desconhecido. Entre copos de genebra e deambulações pelas ruas daquela cidade de canais concêntricos, a fazer lembrar os círculos do inferno, recorda a sua vida passada como respeitável advogado parisiense, insuperável na defesa de causas nobres e nas conquistas amorosas. Mas à medida que a confissão se desenrola as ambiguidades acumulam-se, os motivos ocultos revelam-se, os triunfos desabam. Narrativa mordaz, de uma ironia brilhante, A Queda descreve uma viagem de decadência até às mais obscuras infâmias do homem moderno. Publicado pela primeira vez em 1956, foi o último livro de ficção lançado em vida por Albert Camus.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s