O livro ou o filme?

Hoje vamos comparar alguns livros e respectivos filmes. Afinal, o livro é mesmo sempre melhor? Ou o filme também pode ser melhor?

 

O Estranho Caso de Benjamin Button

Wook.pt - O Estranho Caso de Benjamin Button

Livro Físico
Trailer

Na génese deste conto publicado pela primeira vez em 1922 terá estado, segundo F. Scott Fitzgerald, uma observação de Mark Twain em que o escritor lamentava que a melhor parte da vida fosse ao início e a pior no fim. Assim nasceu Benjamin Button, mas, como o leitor poderá começar a adivinhar, para grande desgosto e estupefacção de todos os envolvidos, o «pequeno» Benjamin vem ao mundo com a aparência, o tamanho e as peculiaridades de um homem de 70 anos… e vai rejuvenescendo com a idade.
Neste caso eu vi o filme e só depois li o livro. E, muito honestamente, não gostei nada daquele livro, mesmo tendo adorado o filme. Não achei que fosse uma leitura agradável ou que tivesse respondido a todas as perguntas do leitor. Por isso, ganhou o filme!

 

O Diário da Nossa Paixão – Nicholas Sparks

Wook.pt - O Diário da Nossa Paixão

Livro Físico
Trailer

Um homem lê em voz alta de um caderno desbotado que segura com carinho. A sua ouvinte escuta atentamente, ansiosa por saber o desfecho da história que ele lhe conta…
Trata-se das memórias de Noah Calhoun, acabado de regressar da Segunda Guerra. Enquanto trabalha na reconstrução de uma velha casa, a sua mente divaga, atormentada pelas recordações de Allie, o grande amor da sua vida, que há catorze anos lhe escapou por entre os dedos. Mas, tão subitamente como desapareceu, Allie volta a entrar na sua vida, e Noah percebe que a história está apenas no começo. O homem torna a fechar o caderno. Sempre a mesma história. Sempre a mesma ouvinte. Amanhã, o homem voltará a ler, bem como no dia a seguir a esse, e todos os outros em que for capaz de o fazer. Porque acredita em milagres, e no poder do amor…
Eu, admito, não sou grande fã de Nicholas Sparks. No entanto esta história conquistou-me, quer no filme quer no livro. É uma história maravilhosa e comovente e, sinceramente, parece-me que é um empate: tanto o filme como o livro são óptimos. Concordam?

 

Em Parte Incerta – Gillian Flynn

Wook.pt - Em Parte Incerta

Livro Físico
Post no Blog
Trailer

Uma manhã de verão no Missouri. Nick e Amy celebram o 5º aniversário de casamento. Enquanto se fazem reservas e embrulham presentes, a bela Amy desaparece. E quando Nick começa a ler o diário da mulher, descobre coisas verdadeiramente inesperadas…
Com a pressão da polícia e dos media, Nick começa a desenrolar um rol de mentiras, falsidades e comportamentos pouco adequados. Ele está evasivo, é verdade, e amargo. Mas será mesmo um assassino? Eu adorei este livro, é um daqueles livros que não conseguimos parar de ler até chegar à última página e, quando soube que havia uma adaptação ao grande ecrã, fiquei logo cheia de expectativas. Acabou por ser uma enorme desilusão. Poucos detalhes, interpretações algo frias, uma história que quase parece não ser a mesma, de tão pouco que nos prende. Aqui, vence o livro, sem margem para dúvidas.

 

Marley e Eu – John Grogan

Wook.pt - Marley & Eu

Livro Físico
Post no Blog
Trailer

Chamavam-se John e Jenny, eram jovens, apaixonados e estavam a começar a sua vida juntos, sem grandes preocupações, até ao momento em que levaram para casa Marley, “um bola de pêlo amarelo em forma de cachorro”, que, rapidamente, se transformou num labrador enorme e encorpado de 43 quilos. Era um cão como não havia outro nas redondezas: arrombava portas, esgadanhava paredes, babava-se todo por cima das visitas, roubava roupa interior feminina e abocanhava tudo a que pudesse deitar o dente. De nada lhe valeram os tranquilizantes receitados pelo veterinário, nem, tão pouco, a “escola de boas maneiras”, de onde, aliás, foi expulso. Só que Marley tinha um coração puro e a sua lealdade era incondicional. Partilhou a alegria da primeira gravidez do casal e o seu desgosto com a morte prematura do feto, esteve sempre presente no nascimento dos bebés ou quando os gritos de uma vítima de esfaqueamento ecoaram pela noite dentro. Conseguiu ainda a “proeza” de encerrar uma praia pública e arranjou um papel numa longa-metragem, através do qual se fartou de “conquistar” corações humanos. A família Grogan aprendeu, na prática, que o amor se manifesta de muitas maneiras… e feitios. Aqui, mais uma vez eu declaro um empate. O livro tanto nos faz dar gargalhadas como nos faz chorar. O filme, embora para mim tenha sido bem menos intenso, está muito bem feito, com óptimas interpretações e é provavelmente o melhor possível, tendo em conta o tempo limite que uma adaptação ao grande ecrã pode ter. Ambos excelentes!

 

Mulherzinhas – Louisa May Alcott

Wook.pt - Mulherzinhas

Livro Físico
Post no Blog
Trailer

As irmãs Meg, Jo, Beth e Amy conhecem algumas dificuldades depois da partida do seu pai para a guerra e dos problemas económicos que a família enfrenta. Mas o espírito lutador e de união que reinam naquele lar ajudam-nas a seguir em frente. Quer em casa quer nas relações com os amigos e vizinhos, elas conseguem surpreender e continuar e ser fiéis aos seus sonhos, vivendo cada dia com esperança e boa-disposição. Uma história em que o amor e a coragem se revelam mais fortes do que todas as dificuldades que estas quatro raparigas, juntamente com a sua mãe, têm de enfrentar. O livro marcou-me e admito que o filme me surpreendeu. Não era assim que imaginava aquelas personagens e aquela história. Ainda assim, adorei-o. É um óptimo filme, com interpretações muito honestas e realistas que nos levam mesmo para o meio daquela história e nos fazem empatizar enormemente com aquelas personagens. Vale a pena ler o livro e vale a pena ver o filme! 5*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s