Manual de Sobrevivência de um Escritor – João Tordo

Wook.pt - Manual de Sobrevivência de um Escritor

Livro Físico
Ebook

“Portanto, tu queres ser escritor. Dentro de ti habitam as vozes, É questão de lhes dares ouvidos. Por vezes, elas surgem de maneira fortíssima e eficaz, tão poderosas que não tens outro remédio senão encher a página em branco.”

“O direito que tens de chegar a casa com três dias de atraso é o princípio da tua vida de escritor. Vais ausentar-te com frequência; talvez com demasiada frequência para as pessoas que não têm paciência para aturar a tua obsessão, a tua dedicação e a tua displicência relativamente ao mundo exterior.”

entrevista-joao-tordo-cada-pessoa-move-se-segundo-os-seus-vazios-e-as-suas-feridas-org-fknd
João Tordo

João Tordo nasceu em Lisboa a 28 de Agosto de 1975. Formou-se em Filosofia na Universidade Nova de Lisboa, foi vencedor do Prémio José Saramago em 2009 com o romance “As Três Vidas” e finalista do prémio Portugal Telecom, do prémio Fernando Namora, do Prémio Melhor Livro de Ficção Narrativa da SPA e do Prémio Literário Europeu. Os seus livros estão publicados em vários países, incluindo a França, a Alemanha, a Itália,o Brasil, a Espanha e a Hungria.

Eu sou também uma apaixonada pela escrita, para além da leitura. Ao longo dos últimos anos peguei por diversas vezes em livros deste género, relacionados com a escrita e com a arte de escrever um livro. Alguns livros de exercícios de escrita criativa como os da Margarida Fonseca Santos ou os do Pedro Sena Lino conquistaram-me verdadeiramente, mas a verdade é que os livros que eram apenas sobre a escrita em si, sem exercícios, nunca foram os meus preferidos. Faltava sempre qualquer coisa, um je ne sais quoi que deixava muito a desejar. É como se a descrição do processo da escrita que eles faziam, os conselhos que davam, nunca fossem o suficiente. Nunca tinha terminado um destes livros com a sensação de ter realmente valido a pena e eu ter realmente aprendido alguma coisa.

Até agora.

João Tordo faz um verdadeiro milagre neste livro e traz à luz do dia uma obra que realmente ajuda “quem tem sangue de escritor” a começar a escrever. Posso dizer desde já que Manual de Sobrevivência de um Escritor se tornou em menos de nada num dos meus livros preferidos.

A leitura é fácil e deliciosa, a escrita de Tordo é uma obra prima pela simplicidade e pela forma com que chega aos leitores. É como se realmente estivéssemos em frente a este escritor, a ter uma aula de escrita. O livro está dividido de uma forma que torna a sua leitura muito fácil e intuitiva e nós entramos facilmente num mundo que muitas vezes nos está vedado: o da escrita. Directamente, Tordo responde a todas (ou quase todas) as dúvidas que um novato nesta arte pode ter.

É, também, um livro muito honesto. João Tordo conta-nos a sua experiência com a escrita de forma a contar-nos o ofício da escrita. E para tal fala de experiências que, diria eu, são um tanto ou quanto pessoais. Eu adorei essa faceta do livro, esta sinceridade do autor, esta forma de ligação entre autor-leitor que se cria.

Sinto que sai da leitura deste livro mais rica do que entrei. A compreender melhor, talvez até a saber um pouco mais. E isso não é nada fácil de acontecer num livro sobre este tema. Por isso, 5*!

Muito, muito recomendado!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s