Dicas para conseguir concentração para ler

Socorro, não consigo mais ler livros. - updateordie - Medium

O dia a dia já de si é muito corrido e nem sempre temos o tempo que gostaríamos para ler. Sabemos que agora, com todas as preocupações que nos cercam, ainda ficou mais difícil conseguir ler. A nossa mente não nos dá descanso e a concentração para ler é cada vez menos. Por isso hoje trazemos algumas dicas de como manter a concentração e, quem sabe, desanuviar um pouco no meio das páginas de um bom livro. Ora vejam lá…

 

Cria um ritual de leitura

Se só tiveres dez minutos por dia para ler, então separa esses dez minutos e realmente usa-os para ler. Se a tua única hipótese é ler na viagem de comboio até ao trabalho, faz isso. Não importa que o tempo seja pouco. Podes dar contigo a pensar que não vale a pena ler só dez minutos, mas a verdade é que vale sim. Torna esses minutos um hábito diário e vais ver que isso te vai ajudar nas tuas leituras. Mas não sejas demasiado rígido. Tens de repente uma hora de folga e não sabes o que fazer? Lê, mesmo que não seja a tua hora de leitura. Aconteceu um imprevisto e não vais conseguir ler na hora do costume? Tudo bem, mas não vale a pena tornar isso em mais um motivo de stress, que já temos motivos suficientes. A leitura deve sempre ser um prazer, nunca uma obrigação!

 

Escolhe um local sem distracções

Desliga a TV, desliga a internet, não consultes as redes sociais. Lê sozinho ou pede às pessoas que te cercam que não te interrompam constantemente. Relaxa. Escolha uma posição confortável, longe do que te distrai. Vais ver que é uma enorme ajuda.

 

Escolhe o livro (e a edição) indicado para ti

Não vale a pena decidires ler os Maias se os Maias não te interessam. Há quem goste de policiais, há quem prefira auto-ajuda, há quem adore os clássicos. Gostos são gostos e não se discutem, mas se queres criar o hábito da leitura é importante que o faças com livros que realmente gostas e não com um livro qualquer que até não te diz nada, mas que decidiste ler porque te disseram que era bom ou porque te disseram que era um clássico que toda a gente devia ler. Lê o que te fizer sentir bem e confortável, sem te preocupares com opiniões alheias.

Outra coisa a ter em atenção é a edição. O livro pode ser aquele livro que sempre quiseste ler, mas se a edição não for confortável para ler (pelo tamanho da letra ou cor das páginas por exemplo), se não tiver uma boa tradução ou se tiver qualquer outra coisa que não te faz sentir confortável durante a leitura, então é provável que não chegues a terminar. Escolhe bem a edição!

 

Pequenos passos

Não penses que vais virar um super leitor de um dia para o outro e ler os Mais e Os Miseráveis de uma assentada em menos de uma semana. Pode acontecer? Pode, mas é muito improvável. A leitura, como grande parte das coisas na nossa vida, é algo em que evoluímos com o tempo. Começamos por ler devagar e coisas mais simples e vamos lendo mais e coisas mais difíceis aos poucos, com o tempo. Não quer dizer que seja sempre assim, mas é assim na maioria das vezes e isso é perfeitamente normal. O mais importante é ler! A qualidade e a quantidade virão, com o tempo.

 

Respeita os teus limites

Se naquele dia não estás totalmente bem, se não estás mesmo a conseguir concentrar-te, então pára. Se começares a ler totalmente por obrigação, apenas para criar o hábito de ler, pode ser contraproducente.

 

Leitura dinâmica

Se tens dificuldade em concentrar-te num livro ao ler da forma habitual, pode ser interessante experimentar ler de outras formas ou seja, ler de uma maneira mais dinâmica. Começa por ler em voz alta, simular os diálogos, fazer leituras em conjunto com outras pessoas ou pedir a alguém que leia um excerto para ti. Também podes experimentar os áudio livros ou, quem sabe, se costumas ter dificuldade com livros físicos talvez um ebook seja mais fácil ou vice versa. Não tenhas medo de testar coisas novas!

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s