Book Haul [Março e Abril 2020]

Hoje viemos mostrar-vos os livros que entraram para as nossas estantes nos meses de Março e Abril. Vamos a isto?

 

Nos Mares do Fim do Mundo – Bernardo Santareno

Wook.pt - Nos Mares do Fim do Mundo

Um livro adquirido através da iniciativa Livraria às Cegas, que eu adorei. Esgotado há várias décadas, «Nos mares do fim do mundo» é uma obra única da literatura portuguesa do século XX. Esta edição junta os dois textos inéditos encontrados nos blocos de notas em que Bernardo Santareno anotou estas impressões de viagem e várias fotografias também inéditas do autor embarcado

 

Contos – Clarice Linspector

Wook.pt - Contos

Brasileira de origem ucraniana, Clarice Lispector deixou um rasto singular na literatura de Língua Portuguesa. «Amo esta língua», dizia. «Não é uma língua fácil. É um verdadeiro desafio para quem escreve. Sobretudo para quem escreve querendo roubar às coisas e pessoas a sua primeira camada superficial. É uma língua que por vezes reage contra um pensamento mais complexo. Por vezes o imprevisto de uma frase causa-lhe medo. Mas eu gostava de manejá-la – tal como outrora gostava de montar um cavalo para o levar pelas rédeas, umas vezes lentamente, outras a galope.»
Este livro reúne todos os contos de Clarice Lispector, à excepção dos que fazem parte do livro Laços de Família publicado separadamente nesta editora.

 

Contos Completos – Gabriel García Márquez

Wook.pt - Gabriel García Márquez

Este volume reúne os contos escritos por Gabriel García Márquez desde os finais dos anos 1940, até meados dos anos 1990. Um conjunto de 41 histórias que nos permite desfrutar de todo o encanto e mestria do genial escritor colombiano, e que nos leva a um mundo inesquecível cuja realidade se expressa mediante fórmulas mágicas e lendárias.
Histórias fantásticas que reflectem a cultura sul-americana, misturando acontecimentos surreais e detalhes do quotidiano, escritas com o estilo que caracteriza a obra de García Márquez, em que os milagres se inserem na vida quotidiana e a prosa se aproxima inevitavelmente do seu destino fatal: a poesia.

 

A Mais Preciosa Mercadoria – Jean-Claude Grumberg

Wook.pt - A Mais Preciosa Mercadoria

Em A Mais Preciosa Mercadoria temos um casal de lenhadores muito pobre. A mulher, tem dois sonhos: poder comer até fartar por um dia que seja e ser mãe. Mas a pobreza dá-lhe a falta de comida e ela já não tem idade para ser mãe. Os pobres lenhadores vivem perto de uma linha de comboio, onde passa sempre o mesmo comboio de mercadorias. A pobre mulher corre atrás do comboio de todas as vezes que ele passa na esperança de que um dia, alguma mercadoria seja lançada do comboio para ela. E é o que acontece mesmo quando, certo dia, uma mão assoma à janela e lhe lança aquilo com que ela mais sonhava…  Este é um daqueles livros de que chega a ser difícil falar. É bom, é mesmo muito bom, capaz de nos fazer chorar. Dá-nos em vários momentos um aperto no peito, uma dor na alma e enche-nos os olhos de lágrimas.

 

A Parteira Alemã – Mandy Robotham

Wook.pt - A Parteira Alemã

Em A Parteira Alemã conhecemos a história de Anke Hoff, prisioneira do campo de concentração de Ravensbrük. Parteira, Anke faz o que pode para manter vivas as suas companheiras grávidas e os bebés recém-nascidos. Mas quando o seu trabalho é notado, é escolhida para uma tarefa bem mais perigosa: trazer ao mundo o filho do próprio Hitler. Anke vê-se então perante uma escolha impossível, dividida entre o dever de parteira e o ódio pelo regime para o qual agora trabalha.Um livro que é doce e amargo ao mesmo tempo, que traz consigo muitas memórias más da nossa história mas que também está repleto de histórias de amor, capaz de pôr a chorar os mais sensíveis. Um livro que, no fundo, é sobre amor. Bonito, muito bonito.

 

O Porto das Almas – Lars Kepler

Wook.pt - O Porto das Almas

Jasmin é uma mulher soldado do exército sueco colocada no Kosovo que vive para o filho, Dante, cujo pai é um camarada de armas, um homem instável que tenta afogar os horrores da guerra em álcool e drogas. No Kosovo, Jasmin fica gravemente ferida e, durante a hospitalização, enquanto se encontra entre a vida e a morte, a sua alma parte para uma misteriosa e sobrelotada cidade portuária, um porto de almas, de onde os que morrem jamais regressarão. Mas Jasmin é forte e consegue escapar. Dois anos após a sua primeira experiência na cidade dos mortos, um acidente rodoviário obriga Jasmin, desta feita acompanhada pelo filho, a regressar: todavia, só ela é que consegue escapar ao porto das almas. O caso de Dante, que está à espera de uma operação, é muito mais grave, e Jasmin não pode abandoná-lo à mercê da cidade misteriosa: a sua única opção é voltar, uma vez mais, e lutar por quem ama, num jogo terrível de vida e morte no qual é provável que saia derrotada.

 

3 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s