Resumo de Leituras [Agosto e Setembro de 2019]

Eu costumo fazer o resumo de leituras todos os meses. Mas a verdade é que em Agosto li tão pouco, tão pouco, que achei que não valia a pena. Agora, temos dois meses em um! Aproveitem 😉

(Se quiserem saber mais sobre alguma das obras, basta carregar no título.)

 

Eu sou o meu maior projecto – Maria da Glória Ribeiro

Com a obra Eu sou o meu maior projecto Maria da Glória Ribeiro pretende ajudar pessoas em diferentes fases da sua vida e da sua carreira a posicionarem-se para o sucesso. É uma obra recheada de conselhos simples e directos, uma obra que eu descreveria rapidamente como inspiradora e esclarecedora. Apesar de ser uma obra, segundo a sinopse, vocacionada para qualquer idade e etapa profissional, eu destaco este livro como uma obra de referência para quem tenha acabado uma etapa dos seus estudos (secundários ou mesmo universitários) e esteja um tanto ou quanto perdido. Recomendo!

 

 

Beloved – Toni Morrison

Em Amada conhecemos a história de Sethe, uma mulher negra, escrava e mãe de três filhos, grávida do quarto. Quando a fazenda onde ela, o marido e os amigos trabalham muda de dono, as suas vidas pioram drasticamente. É então que resolvem fugir, mas os seus planos são descobertos. Esta é uma obra dura e cruel, sobre uma realidade incrivelmente dolorosa. É um livro bem escrito, que se lê facilmente e que nos faz pensar que esta autora realmente mereceu o prémio nobel que recebeu. Agarra os leitores do inicio ao fim, tem reviravoltas que nos deixam de boca aberta e acontecimentos tão angustiantes que nos deixam de coração bem apertado. Excelente!

 

 

Regresso de Auschwitz – Göran Rosenberg

David Rosenberg foi um dos muitos judeus deportados para Auschwitz. Aquela que viria a ser a sua mulher, também. Não esperavam sobreviver, mas sobreviveram. Esta é a história deles e da sua família, contada pelo filho que viriam a ter mais tarde. Admito que esta obra me surpreendeu. A escrita é fantástica, quase poética, mas não é o típico testemunho que estamos habituados a ver nos relatos de experiências de Auschwitz. Não é tão duro, tão cruel. É quase uma carta apaixonada de Göran, o autor, ao pai, o sobrevivente de Auschwitz.

 

 

 

Deus Ajude a Criança – Toni Morrison

Em Deus Ajude a Criança conhecemos Bride, uma jovem ousada, confiante e bem-sucedida, de uma beleza extraordinária, «negra como a noite, negra do Sudão». A sua mãe, Sweetness, de tez mais clara, nega à filha a mais simples forma de amor, precisamente por causa do seu tom de pele. Mas a história vai muito além disso…
Não é fácil falar deste livro. Há tanta coisa que se pode dizer, que ficava aqui o resto do dia. O livro até é pequeno, e deixem que vos diga é raro um livro desta extensão dizer tanta coisa. Um livro muito bom!

 

 

A Quinta dos Animais – George Orwell

A Quinta do Infantado era uma quinta normal, até ao dia em que os animais se revoltam e tomam a quinta aos humanos. A partir daí, são eles que mandam e estão por sua conta. Mas o que era no início uma situação de companheirismo e igualitária para todos eles, começa aos poucos a tomar estranhos contornos…
A Quinta dos Animais é uma história que vem disfarçada de fábula, mas o seu verdadeiro objectivo é bem claro: ele fala-nos de nós próprios, os humanos. Dá aos animais características humanas, aos humanos características animais. É tão directa e tão sem rodeios na forma como ataca a nossa própria sociedade que chega a dar vontade de rir. Um clássico a não perder!

 

 

Como Vencer Num Mundo de Homens – Gail Evans

250x

Em Como Vencer num Mundo de Homens, Gail Evans vem dar inúmeros conselhos às mulheres sobre como vencer e criar uma carreira de sucesso num mundo que é maioritariamente dominado pelos homens. Ela é directa, franca e refere sem dúvida muitas e muitas coisas importantes. Eu particularmente adorei este livro, está construído de uma forma que facilita imenso a leitura e tem muito mais informação do que esperava. Ensina ou, se acharem que já sabem tudo, serve sempre para relembrar e dar uma força…Livro muito recomendado!

 

Crime, Disse o Livro – Anthony Horowitz

Em Crime, disse o livro, temos duas histórias diferentes. A história das personagens deste livro, e a história das personagens do livro que eles lêem e em torno do qual gira o caso. Parece ser confuso? Não é. Mas é sem duvida diferente. Este livro é impressionante, antes de mais, pela forma incrível como nos recorda a fantástica Agatha Christie. Parece mesmo que estamos a ler um livro dela! É bom, é empolgante, e ainda por cima não tem um mistério, mas sim dois!

 

A Senhora da Magia – Marion Zimmer Bradley

A Senhora da Magia é o primeiro volume da tetralogia As Brumas de Avalon, que retrata a vida do Rei Artur sob o ponto de vista das mulheres da história. Neste primeiro volume conhecemos as circunstâncias do seu nascimento, profetizado, e da sua coroação, anos depois, pelos olhos da sua irmã Morgaine, da sua mãe Igraine e das suas tias Viviane e Morgause. As Brumas de Avalon são uma história empolgante, que nos agarra do início ao fim, repleta de magia e sentimentos. As personagens são tão realistas que tão depressa as adoramos como estamos totalmente desiludidos com elas. São pessoas com dúvidas, incertezas e medos, que querem muito tomar as decisões certas mas nem sempre conseguem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s