Ensaio Sobre a Cegueira [2008]

ensaio-sobre-a-cegueira-destaque.jpg

 

 

 

 

 

 

 

Trailer

De um dia para o outro, todas as pessoas ficam cegas. De repente, um mar de leite invade os olhares e todos passam a ver apenas branco. Os primeiros cegos são isolados, postos em quarentena, excluídos, por se pensar que a epidemia pode ser contagiosa. Mas com o tempo, apenas uma pessoa não cega, uma mulher.

O livro que deu origem a este filme, Ensaio Sobre a Cegueira de José Saramago, é simplesmente genial. Não estava há espera que o filme a que deu origem fosse tão bom quanto, mas a verdade é que é um filme realmente muito bom.

É pesado, tal como o livro. Duro de engolir, insano em alguns momentos. E uma grande, uma enorme metáfora. As personagens são credíveis, apaixonantes, realistas. Só foi pena terem cortado uma das cenas que acontece no livro, que os leitores certamente acham falta, mas é compreensível. Elevava logo a idade mínima para ver o filme.

Claro que o filme não é tão bom como o livro, nunca é. Mas é um excelente filme, que vale muito a pena. Lindo, duro, que nos põe a pensar.

Recomendado! 5*!

2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s