Guerreiras da Caneta e do Papel

Eu não gosto do dia da mulher. Ponto. Acho que o que deveria ser à partida um dia para relembrarmos as grandes mulheres que já viveram e ainda vivem, um dia para relembrarmos as conquistas e lutarmos pelos nossos direitos, se tornou numa pieguice comercial de rosas e corações e festinhas histéricas. Quantas dessas mulheres, que saem para celebrar o dia da mulher, sabem sequer a origem desta data?

É por isso que este post vem com atraso. O dia 8 de Março veio e passou e eu sem me decidir se dizia alguma coisa ou não.

Bem, eu fiz, meio contrariada, mas fiz. No fim venceu  o argumento de que qualquer dia é bom para relembrar nomes de grandes mulheres da nossa história. E como este blog é sobre literatura, vamos falar sobre algumas das grandes escritoras que fizeram história. Só algumas, porque são muitas. E não por ser ou deixar de ser o dia da mulher, mas porque elas merecem.

Aqui vamos.

As Irmãs Bronte

800px-The_Brontë_Sisters_by_Patrick_Branwell_Brontë_restored

Anne (1820), Emily (1818) e Charlotte (1816) Brontë foram 3 dos 6 filhos de Patrick e Maria Bronte, uma família inglesa do séc. XIX. Escritoras e poetisas, não tiveram uma vida fácil, mas nunca desistiram da escrita. Viram-se obrigadas a publicar os seus trabalhos sob pseudónimos masculinos. Não é preciso explicar porquê, pois não?

Jane Austen

Resultado de imagem para jane austen

Quem nunca ouviu falar de Orgulho e Preconceito?
Jane Austen nasceu em Inglaterra em 1775. Era a sétima de oito irmãos, dos quais apenas elas e a irmã Cassandra eram mulheres. Morreu com a tenra idade de 41 anos, vitima de uma doença. As suas obras ainda hoje são objecto de estudo u pouco por todo o mundo.

Maria Firmina dos Reis

Resultado de imagem para maria firmina dos reis

Maria Firmina dos Reis nasceu a 11 de Março de 1822 na ilha de São Luis, no Brasil. O seu romance, Úrsula, é considerado o primeiro romance publicado por uma mulher no Brasil. Pioneira, abolicionista, romancista e poeta, não está publicada em Portugal.

J. K. Rowling

Resultado de imagem para J. K. Rowling

Eu sei que são muitos os que não gostam de Harry Potter, mas a verdade é que Rowling é um exemplo de superação e coragem. Levou muitos não’s, passou por períodos muito difíceis e, ainda assim, persistiu e transformou-se numa das autoras mais ricas do mundo, criadora de um verdadeiro império. Recomendo este discurso.

Isabel Allende

Imagem relacionada

Isabel Allende nasceu em Lima, no Peru, em 1942 e é uma das escritoras mais lidas na actualidade. Entre as suas obras mais conhecidas estão A Casa dos Espíritos, Eva Luna, O Plano Infinito e Paula.

 

Clarice Linspector

Nascida em 1977 foi uma escritora e jornalista ucraniana naturalizada brasileira.
Autora de romances, contos e ensaios, é considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX e a maior escritora judia desde Franz Kafka.

 

Virginia Woolf

Adeline Virginia Woolf, nasceu em Kensington, em janeiro de 1882. Foi escritora, ensaísta e editora britânica, e ficou conhecida como uma das mais proeminentes figuras do modernismo. Foi também membro do Grupo de Bloomsbury e desempenhou um papel de significância dentro da sociedade literária londrina durante o período entre guerras.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s