Canção de Embalar de Auschwitz – Mario Escobar

Resultado de imagem para cançao de embalar de auschwitz

Este livro conta-nos a história de Helene Hanneman, uma mulher alemã, casada com um cigano e mãe de 5 filhos, que viveu em plena II guerra mundial. Quando os soldados alemães chegam para levar o marido e os filhos de Helene para Auschwtiz ela parte com eles sem sequer hesitar, apesar de eles não terem vindo para a levar a ela.

 

Em Auschwitz Helene tem de lutar não só pela sua vida como pela dos seus 5 filhos e ainda tentar encontrar o marido. No entanto, ao cair nas boas graças do sádico Mengele, ela acaba por conseguir ainda criar uma creche para as crianças do campo e assim dar-lhes condições um

 

É a história verídica de uma mulher extremamente corajosa que nunca perdeu a coragem e o ânimo de lutar por aquilo que queria.

 

Eu sou fã deste tema, tudo quanto encontro sobre a II guerra mundial acabo por ler, mas tenho de admitir que este não é um dos meus livros preferidos na área.

 

A história de Helene é linda e ela era sem dúvida uma mulher extremamente corajosa, a escrita do autor é boa e fácil de ler e vê-se que houve pesquisa histórica e um cuidado real com os factos. No entanto, para mim, este livro comete um grande pecado: é um homem a tentar escrever sobre o ponto de vista de uma mãe!

 

Podia ter corrido bem, é certo, mas não correu. Senti falta de uma boa porção de sentimento, o autor refere muitas vezes que ela se sentia de certa maneira mas não senti que ele conseguisse levar o leitor a “sentir os sentimentos dela”. O lado materno é tocado de uma forma muito subtil e superficial, mesmo quando ela não encontra os filhos, parece que vemos a sua busca de uma forma tão longínqua…

 

Concluindo, é um bom livro para quem procura facto históricos e eu sem dúvida que não me arrependo de o ler. Falta apenas o sentimento.

Livro na Wook

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s