Tag dos 50% [ainda sobre as leituras do primeiro semestre de 2020]

Quem me segue sabe que já fiz um pequeno resumo do primeiro semestre de 2020 em Resumo de Leituras [Janeiro a Junho 2020]. Ainda assim encontrei esta tag na internet e, mesmo não tendo por hábito responder a tag’s, achei que ia ser engraçado. Portanto aqui estou, para vos contar um pouco mais sobre as leituras deste primeiro semestre de 2020. Vamos a isto?

 

O melhor livro que li até agora, em 2020

Esta é que é uma pergunta difícil, uma escolha complicadíssima. Resolvi fazer um pouco de batota e trazer um livro de literatura para adultos, um livro técnico/temático para adultos e um livro infantil-juvenil pois, sendo de áreas temáticas, achei que era injusto ter de escolher só um, de só uma das áreas.

Wook.pt - Noite

O livro de literatura que escolhi foi A Noite de Elie Wiesel. Na verdade esta obra é um testemunho do que o autor passou durante a segunda grande guerra mundial. É um dos testemunhos mais pesados e honestos que já li e, estranhamente, um dos menos conhecidos. A mim marcou-me profundamente e recomendo muito!! Se quiserem podem ver a minha opinião completa aqui ou comprar o livro aqui. Acreditem, vale muito a pena!

Wook.pt - Anne Frank

Curiosamente, ou não, o livro infanto-juvenil que mais gostei de ler neste primeiro semestre também foi um livro sobre a segunda guerra mundial: a Biografia Gráfica de Anne Frank, de Ernie Colon e Sid Jacobson. Este livro conta-nos a vida da jovem Anne Frank, quer antes quer durante a guerra. Um livro maravilhoso, em banda desenhada, que é uma contextualização excelente para quem estiver a ler O Diário de Anne Frank. É recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para jovens dos 12 aos 14 anos. Podem ver a minha opinião completa aqui ou comprar o livro aqui.

transferir (1)
E por último, o livro técnico/temático que mais me agarrou. Aqui temos o livro reportagem Holocausto Brasileiro de Daniela Arbex. Não é um livro fácil de ler, ele fala-nos de uma realidade difícil e dói ter de acreditar que aquilo realmente aconteceu. Mas vale a pena. Podem ver a minha opinião completa aqui e comprar o livro aqui.

 

A melhor continuação de série/saga que você li agora, em 2020

Agora que penso nisso, percebo que não li nenhuma! Nenhuma mesmo! Acho que vou ter de resolver isso no 2º semestre!

 

O lançamento do primeiro semestre que ainda não li, mas quero muito ler.

Wook.pt - A Quinta

Também havia vários candidatos para esta questão, mas acho que aquele que estou mais ansiosa por ler é mesmo A Quinta, de Joanne Ramos. Este livro foi publicado em Fevereiro pela editora Saída de Emergência e podem comprar/ver a sinopse clicando aqui.

O livro mais aguardado do segundo semestre.

Wook.pt - A Minha Querida Rose Gold

Tenho de admitir que não estou lá muito a par dos lançamentos que vão surgir nos próximos meses. Ainda assim, aqui escolhi A Minha Querida Rose Gold de Stephanie Wrobel, um livro de Julho de 2020 que, portanto, já foi lançado. Podem comprar/ver a sinopse aqui.

 

O livro que mais me decepcionou este ano.

Resultado de imagem para todos os passaros do ceu

Tenho tido cada vez mais cuidado a escolher os livros que leio. Afinal, com tanto livro bom que há, porque havemos de perder tempo a ler livros que não são assim tão bons? Talvez por isso este ano tenho poucos livros de que não tenha gostado, a maioria foram mesmo leituras óptimas. Dito isto, o que mais me desiludiu foi mesmo o Todos os Pássaros do Céu, de Evie Wyld. A sinopse parecia-me muito interessante, e o livro até nem está mal escrito, mas as atitudes de algumas personagens para mim foram algo que não fez sentido e acabou por me fazer perder o interesse na história. Se quiserem ver a minha opinião completa podem clicar aqui, se quiserem comprar o livro vejam aqui. 

 

O livro que mais me surpreendeu este ano.

empate

Eu defendo que cada livro é único e nos surpreende à sua maneira. Mas claro que alguns nos surpreendem mais que outros. Aqui, mais uma vez com um pouco de batota, declaro um empate! Os dois livros que mais me surpreenderam este ano são livros pouco falados, um que comprei meio à sorte e outro que foi presente, e em que eu não tinha grandes expectativas. Talvez por isso mesmo eles tenham sido surpresas tão agradáveis!
O Aprender a Falar com as Plantas de Marta Orriols conta-nos a história de Paula, uma neonatologista que fica viúva no mesmo dia em que sabe que o marido tem uma amante. Podem ler a minha opinião completa aqui e comprar o livro aqui. Espreitem que vale bem a pena! Já o Memórias de um Gato Viajante é a história de Saturo e Nana, o seu gato,  do seu amor e da última viagem que fazem juntos. Um livro muito tocante! Podem ver a minha opinião aqui e comprar o livro aqui.

 

Novo autor favorito (que lançou seu primeiro livro neste semestre, ou que eu conheci recentemente).

Wook.pt - Os Diários de Adão e Eva

Foram vários os autores que ainda nunca tinha lido mas que fiquei com vontade de continuar a ler nos próximos tempos. Deles, destaco um autor bastante conhecido, mas de que eu ainda não tinha lido nada: Mark Twain. Li os Excertos dos Diários de Adão e Eva e adorei! É um livro incrível! Podem ver a minha opinião completa aqui e comprar o livro aqui.

 

Personagem fictício preferido mais recente.

Wook.pt - Memórias de um Gato Viajante

Nana, o gato de Memórias de um Gato Viajante, sem dúvida! Dá vontade de o adoptar! Mais uma vez, podem ver a minha opinião aqui e comprar o livro aqui.

 

Um livro que me fez chorar neste primeiro semestre.

Leyaonline - A Mais Preciosa Mercadoria - GRUMBERG, JEAN-CLAUDE

Em A Mais Preciosa Mercadoria temos um casal de lenhadores muito pobre. A mulher, tem dois sonhos: poder comer até fartar por um dia que seja e ser mãe. Mas a pobreza dá-lhe a falta de comida e ela já não tem idade para ser mãe. Até que um dia acontece um milagre. A Mais Preciosa Mercadoria tem como pano de fundo a segunda guerra mundial, mas é uma história diferente. Verdadeiramente marcante! Podem ver a minha opinião neste link e comprar o livro neste link.

 

Um livro que me deixou feliz neste primeiro semestre.

Todos! Ou, pelo menos, todos aqueles que li e gostei, o que foi a maioria. É batota dar esta resposta? Bem, é a resposta que vai focar! 😉

 

Melhor adaptação cinematográfica de um livro que assisti até agora, em 2020.

Foi o Mulherzinhas, sem dúvida. Eu li o livro já há uns bons anos e adorei, mas vi o filme já em época de quarentena. O livro é melhor, claro, mas o filme também é muito bom e vale muito a pena. Vejam, vejam!

 

A minha opinião preferida publicada no blog deste primeiro semestre.

Wook.pt - Nos Mares do Fim do Mundo

Admito que não entendo bem o motivo desta questão. Afinal, se sou eu que escrevo as opiniões, qual é o interesse de saber qual é a minha preferida? Mas vá. Acho que uma das que mais gosto me deu fazer foi a do livro Nos Mares do Fim do Mundo, de Bernardo Santareno. É um livro lindissimo e que me fez lembrar muito um dos meus autores preferidos, Miguel Torga. Se quiserem podem espreitar a dita opinião clicando aqui ou comprar o livro clicando aqui.

 

O livro mais bonito que comprei ou ganhei este ano.

250x (1)

Vou partir do principio que “mais bonito” é num sentido estético. Não tenho nenhum livro deste semestre que seja particularmente bonito, mas ainda assim destaco o Monstros Fabulosos de Alberto Manguel. É um livro com uma estética bastante simples e com poucas ilustrações, mas eu gosto assim. Podem ver a nossa opinião clicando neste link ou comprar o livro neste link.

 

Os livros que quero muito ler até o final do ano

Wook.pt - Mataram a Cotovia

Aqui podia deixar uma lista imensa, mas este post já está enorme por isso vou escolher só um mesmo. O livro que mais quero ler até ao final do ano é o Mataram a Cotovia, de Harper Lee. Podem saber mais sobre o livro aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s