Como Conservar os Seus Livros

Os amantes da leitura sabem que existe entre nós uma certa tendência a acumular livros. Lemos, gostamos, pomos na estante e eles lá ficam. De quando em vez pegamos num ou noutro, mas muitas vezes ficam simplesmente ali, durante anos…

Isso proporciona a deterioração do livro, o amarelamento, por vezes até o surgimento de algumas pragas. Hoje, estamos aqui para dar alguns conselhos sobre conservação de livros. Não há milagres, mas ajuda.

 

Condições climatéricas

Resultado de imagem para desumidificador

A humidade é a pior inimiga de um livro. Se a sua biblioteca for uma coisa realmente séria para si, um pequeno desumidificador pode tornar-se o seu melhor amigo. Se não quiser um, basta ir mantendo a humidade do local sobre controlo. E os livros longe da chuva! Pode parecer óbvio, mas a quantidade de livros que me vem parar às mãos depois de um banho de água da chuva é enorme!! Outro factor a ter em consideração no que ao clima diz respeito é o sol. Estão muito na moda as grandes janelas de vidro e ler aqui e ali pela rua. Mas a verdade é que uma exposição prolongada ao sol faz o livro degradar-se e perder as cores, ao ponto de se tornar irreconhecível pelo exterior!

 

Deixar os Livros Respirarem

Resultado de imagem para livro folhear

Sim, respirarem, é mesmo isso. Deixar um espaço entre o livro e a parte de dentro da estante para o ar circular melhor, é uma maneira. Não apertar demasiado os livros na prateleira, não tentar pôr demasiados livros numa prateleira e deixar sempre um pouco de espaço mais uma vez para o ar circular. E de vez em quando pegar no livro e folheá-lo rapidamente, para que o ar circule entre as folhas, também é importante.

 

Numa mão um livro e na outra…

Resultado de imagem para livro queimado

…uma bebida, comida ou um cigarro. Não! Não, não e não! A bebida destrói como a água, a comida suja, degrada e atrai bichinhos que queremos longe e o cigarro nem digo nada, não são poucos os livros que pegam fogo com a brincadeira, já para não falar do cheiro que se entranha…! Se querem comer, beber ou fumar, façam uma pausa na leitura. A história vai continuar lá quando voltarem e o vosso livro vai continuar novo e saudável (ou pelo menos tão novo quanto era antes).

 

Dobras, Marcações e Lombadas

Resultado de imagem para lombada livro marcada

Não abrir demais a lombada de um livro, ao ponto de a marcar, é muito importante. O livro vai manter um melhor aspecto, a lombada vai estar em melhor estado e há muito menos hipóteses de as folhas acabarem por se descolar. Abrir demasiado a lombada acontece muito quando lemos em cima de uma mesa, por exemplo. Outra coisa que prejudica a lombada é o apertar demasiado o livro na estante, que já falamos em cima.
A orelha da capa (aquele pedaço extra que fica dobrado para dentro) é muitas vezes usado como marcador de páginas. Não é boa ideia. Vai mudar a forma da capa e da orelha, danificando-as, e vai pôr em esforço as páginas e a lombada, que ficam mais apertadas e com menos espaço do que precisam. Com o tempo, isso prejudica seriamente o livro.
Dobrar as páginas também pode parecer inofensivo mas deixa marcas no livro que nunca mais vão sair. Pense duas vezes.
Os marcadores de página devem ser de papel ou cartão e nunca demasiado afiados ou podem causar danos na união das páginas. Também não são aconselhados clips ou acessórios de metal, pois eles oxidam e causam danos irreversíveis!
Sublinhar com lápis, marcador ou caneta também pode parecer inofensivo mas a verdade é que todas essas opções destroem as fibras do papel e com o tempo isso vai acabar por se notar.

 

Limpeza frequenteResultado de imagem para espanador

Sabemos que na correria do dia a dia a limpeza mais profunda nem sempre é fácil, mas é importante limpar a fundo a sua biblioteca e os seus livros pelo menos a cada seis meses. Use um espanador ou um pano seco para tirar o pó ao livro, faça o mesmo às prateleiras ou se preferir use um pano com um pouco de álcool ou água na prateleira e deixe secar completamente antes de voltar a colocar os livros. Faça também o processo de arejar os livros, abrindo-os e folheando-os, e uma vistoria ao interior, para garantir que não há pragas!

 

Livros antigos ou danificados
Resultado de imagem para livro durex

Quando compramos livros em segunda mão, por vezes, eles vem sujos ou com danos. Exceptuando algumas capas de papel mais antigas, hoje em dia quase todas permitem que possamos passar levemente um algodão com um pouquinho de álcool no exterior (da capa) para a limpar. Com cuidado, e com muito pouco liquido. Higieniza muito!
Outra coisa importante, é nunca colar os livros com fita adesiva e fita cola normal. A cola desses produtos é muito corrosiva e com o tempo vai destruir o livro. Se precisar mesmo de colar, use os produtos próprios ou contacte um especialista.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s