Resumo de Leituras [Janeiro a Junho 2020]

Hoje trazemos um resumo de leituras especial! Vamos falar sobre o primeiro semestre de 2020! Curiosos? Ora vamos lá a isso…

Nestes últimos seis meses li 49 livros, dos quais 6 eram infanto-juvenis e 6 técnicos/temáticos. Se quiserem ver a lista completa podem carregar neste link.

Quero salientar que eu leio muito sim, mas é preciso não esquecer que eu trabalho com livros. O que interessa não é a quantidade de livros que lemos, mas a qualidade dos livros que lemos!

Desses 49, estes foram os meus preferidos (sem ordem de preferência) :

A Parteira Alemã – Mandy Robotham

Wook.pt - A Parteira AlemãPost no Blog
Livro Físico
Ebook

Em A Parteira Alemã conhecemos a história de Anke Hoff, prisioneira do campo de concentração de Ravensbrük. Parteira, Anke faz o que pode para manter vivas as suas companheiras grávidas e os bebés recém-nascidos. Mas quando o seu trabalho é notado, é escolhida para uma tarefa bem mais perigosa: trazer ao mundo o filho do próprio Hitler. Anke vê-se então perante uma escolha impossível, dividida entre o dever de parteira e o ódio pelo regime para o qual agora trabalha. É importante relembrar que esta não é uma história verídica, ao contrário da maioria dos livros que leio sobre este tema. Por ser ficcional acaba por tornar-se um pouco mais leve do que a maioria destes livros, sem (ainda assim) ser um livro leve. É um livro que está muito bem escrito e que tem um enredo bem elaborado e realista. Eu gostei imenso desta história, que se tornou em menos de nada num dos meus livros preferidos. Muito reomendado!

 

Noite – Elie Wiesel 

Wook.pt - NoitePost no Blog
Livro Físico
Ebook

Mais um livro sobre a II Guerra Mundial. Quem é seguidor do blog já sabe que eu leio muito sobre este tema. Em Noite conhecemos Elie, que era ainda um adolescente quando a sua família foi enviada para os terríveis campos de concentração da segunda grande guerra. Este é o relato dele, desde os tempos antes da guerra e da forte fé que ele alimentava na altura, à partida da família e a sua consequente separação na selecção do campo e, mais tarde, ao desaparecimento da sua fé devido a todas as crueldades a que assistiu e à perda da sua família. É uma história verídica e um dos relatos mais comoventes e dolorosos que já li. Também é extremamente honesto. Um livro que me marcou imenso. Recomendado!

 

O Retrato de Rose Madder – Stephen King

Wook.pt - O Retrato de Rose Madder

Rose foi casada com Norman durante 14 anos. Catorze longos anos de silêncio, muitas conversinhas e muita porrada. E isso nem era o pior que Norman fazia…
Um dia Rose acorda e, ao olhar para uma pequena mancha de sangue no lençol, percebe que se não deixar Norman vai acabar morta. É fugir ou morrer. E Rose foge. Acaba numa casa abrigo numa cidade distante, onde aos poucos vai começando uma nova vida, mas sabe que mais tarde ou mais cedo Norman vai encontrá-la. Afinal, ele é policia. É nessa cidade que ela acaba por comprar o retrato de Rose Madder. Mas aos poucos começa a perceber que há algo estranho naquele retrato. Ele move-se ou Rose estará a ficar louca? Então, Norman chega. O Retrato de Rose Madder é um livro sobre violência doméstica mas é também mais do que isso. É um livro sobre recomeços, superação e com uma boa dose de paranormal, como King já nos habituou. Vale muito a pena esta leitura! O livro está esgotado, mas podem sempre requisitá-lo da biblioteca! 😉

 

Longa Pétala de Mar – Isabel Allende

Resultado de imagem para longa pétala de marPost no Blog
Livro Físico
Ebook

A história de Longa Pétala de Mar começa em Espanha no final da década de 1930, quando a vitória iminente das tropas franquistas na Guerra Civil obriga milhares de pessoas a abandonar o país, entre eles Víctor Dalmau e Roser Bruguera. Roser, viúva do irmão de Víctor e com um filho pequeno nos braços, acaba então por se casar com ele para que os três possam embarcar no Winnipeg, um navio fretado pelo escritor Pablo Neruda para transportar estes espanhóis para o Chile. Victor e Roser passam as décadas seguintes no Chile, até serem forçados a novo exílio…
Este é um romance realmente muito bom. Aqui, Isabel Allende consegue contar-nos sobre a história e a politica de vários países, sem o tornar demasiado denso e sem perder o cunho pessoal, o sabor a romance e a doçura dos amores quase correspondidos. Brilhante!

 

Monstros Fabulosos – Alberto Manguel

250x (1)Post no Blog
Livro Físico

Em Monstros Fabulosos: Drácula, Alice, Super-Homem e outros amigos literários Alberto Manguel reapresenta-nos mais de 30 personagens literárias que todos conhecemos e que são, segundo parece, as suas preferidas. E fala delas, analisa-as e às suas vidas, explora as relações delas com os leitores. Este livro é uma obra fantástica sobre grandes personagens mas é também uma bonita reflexão sobre a condição humana. Ao falar deles, Alberto Manguel fala de nós. É um livro sobre leituras, literaturas e… a própria vida. Cada leitura é única, como cada personagem, como cada leitor e momento.

 

Anne Frank [Biografia Gráfica] – Sid Jacobson e Ernie Colón

Wook.pt - Anne FrankPost no Blog
Livro Físico

Quem me conhece sabe que eu não sou uma grande leitora de banda desenhada. Leio um livro aqui e outro ali, mas sou no geral bastante “picuinhas”. Não é qualquer uma que me atrai e muitas vezes começo alguma e acabo por desistir da leitura antes de terminar. Não é o meu género de livro preferido. No entanto de quando em vez acontece-me isto: passa-me uma banda desenhada pela mão e eu fico apaixonada logo de cara. Este livro é fantástico. Não se limita ao tempo que Anne passou no anexo, contando-nos também o seu antes e a história da sua família e o seu depois, no campo de concentração. Nunca tinha conhecido a história desta menina que marcou a história da humanidade de forma tão forte, tão a fundo. E adorei conhecê-la. Muito recomendado!

 

A Corrente – Adrian McKinty

Wook.pt - A CorrentePost no Blog
Livro Físico

Em A Corrente conhecemos Rachel Klein e a sua filha, Kylie. O dia em que começa a nossa história tinha tudo para ser normal, mas Kylie é raptada pela Corrente e tudo desaba. Na Corrente, quando uma criança é raptada os pais têm de pagar o resgate e raptar uma outra criança, para que os pais dessa criança paguem também o resgate e raptem uma outra. Só então a primeira criança é libertada, garantido a continuidade da corrente. Os cérebros por trás da Corrente sabem que os pais farão qualquer coisa pelos seus filhos. Mas… até quando?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s