Dez livros de gestão que não pode perder

A Arte da Guerra – Sun Tzu

Wook.pt - A Arte da Guerra

Escrito há mais de 2500 anos, esta é uma das mais fascinantes e importantes obras sobre teoria militar e estratégia da humanidade. Escrito originalmente com objectivo militar, este livro tornou-se num dos principais livros para o mundo empresarial. Não importa se você é o dono do negócio, o gestor, o investidor ou um simples funcionário, este livro é, segundo muitos, um livro para qualquer um que queira vencer até mesmo as pequenas batalhas do quotidiano.

 

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie

Wook.pt - Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Com mais de 15 milhões de livros vendidos este livro é o clássico essencial para quem quer motivar pessoas. Segundo o autor, o sucesso depende mais de conseguir expressar as suas ideias, assumir a liderança e entusiasmar os outros do que propriamente do conhecimento técnico e profissional. Concordam?

 

Blink – Malcolm Gladwell

Wook.pt - Blink

Blink! é um livro sobre o «pensamento que não é pensado», sobre as escolhas que parecem ser feitas instantaneamente — num piscar de olhos —, mas que realmente não são tão simples como parecem. Porque é que certas pessoas são decisoras brilhantes e outras se mostram sistematicamente inaptas para decidir? Porque é que há pessoas que seguem os seus instintos e vencem, enquanto outras tropeçam sempre em erros de avaliação? Como é que será que o nosso cérebro realmente trabalha — no escritório, na sala de aula, na cozinha e no quarto? E porque é que, com frequência, as melhores decisões são aquelas que não se conseguem explicar? Baseado nas descobertas neurológicas e psicológicas mais recentes, e escrito de uma forma rigorosa e brilhante, Blink! muda o modo como compreendemos todas as nossas decisões. Nunca mais se poderá pensar em pensar da mesma maneira.

 

O Gestor Eficaz – Peter F. Drucker

Wook.pt - O Gestor Eficaz

Neste grande clássico da gestão, Peter Drucker identifica cinco práticas essenciais para atingir a produtividade máxima e o sucesso: Gerir bem o tempo; Saber escolher o nosso melhor contributo para a empresa; Aprender onde e como mobilizar força para o melhor efeito; Definir as prioridades certas; Tomar boas decisões. Uma obra intemporal, na qual Peter Drucker partilha todo o seu conhecimento para se tornar um gestor de sucesso. Por norma, tal envolve fazer o que outras pessoas negligenciaram e evitar o que é improdutivo. Inteligência, imaginação e conhecimento podem ser desperdiçados sem a perícia e os hábitos mentais que levam aos melhores resultados.

 

Originais – Adam Grant

Wook.pt - Originais

Especialista em Psicologia Organizacional e autor do bestseller Dar e Receber, Adam Grant apresenta neste livro os «originais»: pensadores e empreendedores que sonham com ideias inovadoras e fazem o possível e o impossível para as concretizarem. Grant, professor na prestigiada Wharton School e consultor de empresas como a Apple, a Google ou o Facebook, mostra como é possível reconhecer novas ideias ou valores e defendê-los das críticas e da resistência dos mais conformados e tradicionalistas. Recorrendo a estudos científicos surpreendentes e exemplos dos campos da gestão, política, desporto e entretenimento, o autor mostra-nos: como reconhecer uma boa ideia, divulgá-la no tempo ideal e com eficácia, encontrar os aliados certos, e gerir o receio e a dúvida; o que podemos e devemos aprender com o falhanço; como os pais e professores podem fomentar a originalidade e a criatividade nas crianças e nos jovens; como os líderes podem gerar culturas que abraçam a diferença e a inovação. Este livro é sobre toda uma minoria que parece não ter razão, mas que enfrenta o estipulado e previsível, criando um futuro diferente — e melhor.

 

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen R. Covey 

Wook.pt - Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Stephen R. Covey acredita que vencer ou fracassar é resultado de sete hábitos. São eles que distinguem as pessoas felizes, saudáveis e bem-sucedidas das fracassadas e daquelas que sacrificam o equilíbrio interior e a felicidade para alcançar o êxito. Em Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes estão contidos os princípios fundamentais da eficácia – sete hábitos básicos e primordiais que representam a interiorização dos princípios correctos, nos quais se baseiam o sucesso e a felicidade duradoura. Em Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes o autor apresenta uma abordagem global, integrada e centrada em princípios simples para a resolução de problemas pessoais e profissionais. Através de casos ilustrativos e ideias perspicazes, Stephen R. Covey mostra como acabar com o comportamento autodestrutivo em casa e no trabalho e desvenda um caminho contínuo rumo a uma vida pautada por princípios de justiça, integridade, solicitude e dignidade humana. O autor acredita que o verdadeiro sucesso assenta num equilíbrio das eficácias pessoal e profissional, e por isso este livro pretende ser um guia para obter melhor desempenho nessas duas áreas, recorrendo a exemplos tanto da vida familiar e da vida profissional.

 

Inteligência Emocional – Daniel Goleman

Wook.pt - Inteligência Emocional

Daniel Goleman serve-nos de guia numa jornada através da visão científica das emoções de alguns dos mais confusos momentos das nossas próprias vidas e do mundo que nos rodeia. O fim da jornada é compreender o que significa trazer inteligência à emoção, e como fazê-lo: «Em Ética a Nicómaco, a investigação filosófica de Aristóteles sobre a virtude, o carácter e a boa vida, o desafio que ele nos faz é gerir a nossa vida emocional com inteligência. As nossas paixões, quando bem exercidas, têm sabedoria. Guiam o nosso pensamento, os nossos valores, a nossa sobrevivência. Mas podem facilmente desgovernar-se, e fazem-no com frequência. Tal como Aristóteles bem viu, o problema não é a emocionalidade, mas o sentido da emoção e das suas expressões. A questão é: como trazer inteligência às nossas emoções, e civismo às nossas ruas e solicitude à nossa vida em comunidade?»

 

Dar e Receber – Adam Grant

Wook.pt - Dar e Receber

Segundo esta obra, nas interacções profissionais e sociais, podemos actuar como tomadores, compensadores ou doadores. Os tomadores esforçam-se para extrair o máximo possível dos outros; os compensadores empenham-se em promover trocas equilibradas; e os doadores são aquele tipo raro de pessoa que ajuda os outros sem esperar nada em troca. A forma como interagimos com os outros irá influenciar decisivamente o nosso êxito pessoal e profissional. A partir dos resultados das suas investigações pioneiras na Wharton School, Adam Grant revela, em Dar e Receber, que, ao contrário do que muitos pensam, as pessoas mais bem-sucedidas não são as mais egoístas e implacáveis nem as que agem com base em trocas mútuas. Os que chegam mais longe são os doadores, que dão o seu melhor aos outros sem reservas nem exigências. Aclamado pela crítica e elogiado por gestores, líderes empresariais e professores universitários um pouco por todo o mundo, Adam Grant mostra o que os doadores bem-sucedidos fazem de diferente em cinco áreas-chave — networking, colaboração, influência, negociação e liderança —, e o que os tomadores e os compensadores podem aprender com os métodos deles.

 

O Novo Gestor-Minuto – Ken Blanchard e Spencer Johnson

Wook.pt - O Novo Gestor-Minuto

O mundo mudou… e o Gestor-Minuto também! Esta versão revista e actualizada de um dos maiores sucessos de sempre na área da liderança vem ajudar os leitores dos nossos dias a ter sucesso mais rapidamente num mundo em constante mudança. Durante décadas, O Gestor-Minuto ajudou milhões de pessoas a ter vidas pessoais e profissionais de maior sucesso. Embora os princípios subjacentes a este método sejam intemporais, vivemos agora num cenário inteiramente novo. O crescimento exponencial da tecnologia, a globalização, a aceleração da comunicação e a pressão que todas as organizações sentem para obter mais resultados com menos recursos são factores que transformaram por completo o mundo em que trabalhamos – e vivemos. E agora, mais do que nunca… um minuto pode mudar tudo! O Novo Gestor-Minuto adapta o método de gestão de maior sucesso de sempre a esta nova realidade. Através de uma parábola simples e concisa, revela ao leitor segredos práticos para se tornar um líder eficaz, versátil e inspirador, capaz de motivar os outros para serem e darem o seu melhor.

 

A Estratégia Oceano Azul – W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Wook.pt - A Estratégia Oceano Azul

Este best-seller internacional, adoptado por organizações e empresas do mundo inteiro, desafia tudo aquilo que julgou saber acerca dos requisitos para o êxito estratégico. Agora actualizado pelos autores com novos conteúdos, Estratégia Oceano Azul defende que a concorrência feroz conduz apenas a um oceano vermelho sangrento, repleto de rivais que lutam entre si por um charco de lucros cada vez mais pequeno. Baseado num estudo de 150 medidas estratégicas (que abrangem mais de 100 anos em 30 sectores), os autores argumentam que o êxito duradouro não decorre da luta desenfreada contra os concorrentes, mas resulta antes da criação de «oceanos azuis» – novas áreas de mercado a explorar em termos de crescimento. Estratégia Oceano Azul apresenta ainda uma abordagem sistemática para tornar a concorrência irrelevante e descreve princípios e ferramentas que qualquer organização pode utilizar para criar e encontrar os seus próprios oceanos azuis. Esta edição aumentada inclui um novo prefácio dos autores – Socorro! O meu oceano azul está a ficar vermelho! -, casos de estudo e exemplos actualizados cujas histórias nos remetem para o tempo presente, dois capítulos novos e um terceiro aumentado, que aborda as questões mais prementes feitas pelos leitores nos últimos dez anos. Obra de referência que deita por terra o pensamento tradicional sobre estratégia, este best-seller abre novos caminhos para vencer no futuro. Considere-o como o seu guia para criar áreas de mercado até agora desconhecidas e tornar a concorrência irrelevante.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s