Resumo de Leituras [Abril 2020]

Sinto que li imenso este mês. Eu já sou naturalmente uma pessoa que lê muito, mas com tanto tempo em casa, este mês li ainda mais. Por isso mesmo quero lembrar que o que importa não é a quantidade de livros que lemos, mas a qualidade dos livros que lemos e o bem que eles nos fazem. Não se deixem levar pelos números, que eles não são o mais importante…

 

Crónica de uma Morte Anunciada – Gabriel García Márquez

Wook.pt - Crónica de uma Morte Anunciada

Em Crónica de Uma Morte Anunciada conhecemos Santiago Nasar e as suas últimas horas de vida. Acusado de desonrar a jovem Angela Vicario que foi devolvida pelo marido após a noite de núpcias por não ser virgem, Santiago é morto por Pedro e Pablo, gémeos, irmãos de Angela. Esta história conta como se passou tudo isso e as incríveis coincidências que se deram para que tal não fosse evitado, apesar das várias oportunidades. Podem ver a nossa opinião completa aqui.

 

A Parteira Alemã – Mandy Robotham

Wook.pt - A Parteira Alemã

Em A Parteira Alemã conhecemos a história de Anke Hoff, prisioneira do campo de concentração de Ravensbrük. Parteira, Anke faz o que pode para manter vivas as suas companheiras grávidas e os bebés recém-nascidos. Mas quando o seu trabalho é notado, é escolhida para uma tarefa bem mais perigosa: trazer ao mundo o filho do próprio Hitler. Anke vê-se então perante uma escolha impossível, dividida entre o dever de parteira e o ódio pelo regime para o qual agora trabalha.Um livro que é doce e amargo ao mesmo tempo, que traz consigo muitas memórias más da nossa história mas que também está repleto de histórias de amor, capaz de pôr a chorar os mais sensíveis. Um livro que, no fundo, é sobre amor. Bonito, muito bonito. Opinião completa aqui.

 

Budapeste – Chico Buarque

Wook.pt - Budapeste

José Costa é um escritor anónimo. É pago para escrever artigos de jornal, discursos, cartas e livros que, depois, serão conhecidas como tendo sido escritas por outras pessoas. Vive no Brasil, com a mulher Vanda e o filho. Um dia, ao regressar de um encontro de escritores em Istambul, é obrigado a fazer escala em Budapeste. E é aí que a sua vida começa a mudar. José apaixona-se pela língua e torna-se obcecado por aprendê-la. Volta a Budapeste para aprendê-la e acaba por tornar-se amante de Kriska, a sua professora. Este é um livro pequeno e singelo, que se lê bem apesar do texto corrido. Não sou fã da ideia de “uma mulher em cada porto”, nem sequer na literatura, e esse pormenor fez-,me desgostar um pouco do livro, mas tirando isso foi uma leitura bastante agradável. Opinião completa aqui.

 

O Retrato de Rose Madder – Stephen King

O Retrato de Rose Madder - Manuseado

Rose foi casada com Norman durante 14 anos. Catorze longos anos de silêncio, muitas conversinhas e muita porrada. E isso nem era o pior que Norman fazia…
Um dia Rose acorda e, ao olhar para uma pequena mancha de sangue no lençol, percebe que se não deixar Norman vai acabar morta. É fugir ou morrer. E Rose foge. Acaba numa casa abrigo numa cidade distante, onde aos poucos vai começando uma nova vida, mas sabe que mais tarde ou mais cedo Norman vai encontrá-la. Afinal, ele é policia. É nessa cidade que ela acaba por comprar o retrato de Rose Madder. Mas aos poucos começa a perceber que há algo estranho naquele retrato. Ele move-se ou Rose estará a ficar louca?
Então, Norman chega. Opinião aqui.

 

Um Copo de Cólera – Raduan Nassar

Wook.pt - Um Copo de Cólera

 novela Um Copo de Cólera começa com um casal a fazer amor loucamente e continua com esse mesmo casal a discutir ainda mais loucamente. Se tivesse de descrever este livro numa palavra seria sem dúvida “provocador”. É uma obra que não tem realmente uma história, antes sexo, uma discussão e muitas divagações e argumentos, uns mais loucos que outros. No meio disto, acaba por se tornar interessante, quase filosófico no meio da sua loucura. É sem dúvida um livro diferente da maioria, que se distingue, que chama a atenção e pode provocar reacções muito diversas nos leitores. Cada um o entenderá de sua maneira, não que isso não aconteça com todos os livros, mas com este será um resultado ainda mais evidente. Opinião completa aqui.

 

A Vida Invisível de Eurídice Gusmão – Martha Batalha

250x (3)

Em A Vida Invisível de Eurídice Gusmão conhecemos a história de vida de Eurídice e da sua família. Quando Guida Gusmão, a irmã de Eurídice, foge de casa ainda adolescente, o desgosto dos pais de ambas é tamanho que leva Eurídice a jurar para si própria que nunca os vai desiludir. Isso obriga-a a desistir da flauta, que adorava, a comportar-se sempre como uma mulher de bem, a fazer o casamento certo, a não criar escândalos e a obedecer ao marido. Opinião completa aqui.

 

Noite – Elie Wiesel

Wook.pt - Noite

Elie era ainda um adolescente quando a sua família foi enviada para os terríveis campos de concentração da segunda grande guerra. Este é o relato dele, desde os tempos antes da guerra e da forte fé que ele alimentava na altura, à partida da família e a sua consequente separação na selecção do campo e, mais tarde, ao desaparecimento da sua fé devido a todas as crueldades a que assistiu e à perda da sua família. Opinião completa aqui.

 

A Corrente – Adrian McKinty

Wook.pt - A Corrente

Em A Corrente conhecemos Rachel Klein e a sua filha, Kylie. O dia em que começa a nossa história tinha tudo para ser normal, mas Kylie é raptada pela Corrente e tudo desaba. Na Corrente, quando uma criança é raptada os pais têm de pagar o resgate e raptar uma outra criança, para que os pais dessa criança paguem também o resgate e raptem uma outra. Só então a primeira criança é libertada, garantido a continuidade da corrente. Os cérebros por trás da Corrente sabem que os pais farão qualquer coisa pelos seus filhos. Mas… até quando? Um livro realmente muito bom! Opinião aqui.

 

O Homem Invisível – H. G. Wells

Wook.pt - O Homem Invisível

Em O Homem Invisível conhecemos Griffin, um homem de rosto coberto por ligaduras, óculos escuros e mãos com luvas…constantemente. No início, todos pensam que ele sofreu um terrível acidente, mas cedo vão acabar por descobrir que foi algo bem mais estranho…
Podem ver a nossa opinião aqui.

 

Anne Frank [Biografia Gráfica] – Sid Jacobson e Ernie Colón

Wook.pt - Anne Frank

Anne Frank nasceu a 12 de Junho de 1929 em Frankfurt, na Alemanha, e faleceu em Fevereiro de 1945 num campo de concentração da segunda guerra mundial. De origem judaica, Anne viveu escondida num anexo no sótão do trabalho do pai com a sua família e mais alguns amigos durante grande parte da guerra. Acabaram por ser denunciados e enviados para os campos de concentração. O Diário de Anne Frank, que Anne escreveu durante esse período em que viveu escondida, é um dos mais reconhecidos livros sobre essa época. Esta obra é a biografia de Anne Frank em banda desenhada, criada por Sid Jacobson e Ernie Colón. Podem ver a nossa opinião aqui.

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s