Livros Recomendados pelo PNL: As Nossas Sugestões [0 – 3 anos]

Dez dedos nas mãos e dez dedos nos pés – Mem Fox e Helen Oxenbury

Wook.pt - Dez Dedos Nas Mãos e Dez Dedos Nos Pés

De uma cidade fria a um verde prado entre montanhas, de um país gelado a uma tenda com galinhas no deserto, em qualquer continente ou hemisfério, os bebés que protagonizam esta narrativa de Mem Fox, ilustrada por Helen Oxenbury, são uma mostra da diversidade humana no que diz respeito a etnias e culturas. Simultaneamente, são um exemplo da inocência, da igualdade, da espontaneidade, da tolerância e da convivência em harmonia que praticamos na infância, sem as barreiras nem os preconceitos sociais que se vão interpondo entre as pessoas à medida que estas avançam para a idade adulta.

 

Nunu Brinca – Cally Stronk V. Kitzing

Wook.pt - Nunu Brinca
“Nunu brinca” é um dos títulos de uma série de livros cartonados e canteados, para pré-leitores,e primeiros leitores, protagonizada por um pequeno elefante e da qual faz parte “Nunu passeia”. A importância do brincar individual e coletivo para o desenvolvimento das habilidades motoras, mas também o conhecimento do meio envolvente e a socialização, marcam este volume, visualmente marcado pela escolha de letras maiúsculas para os textos breves e simples de Cally Stronk, onde o ritmo e a musicalidade estão presentes, e pelas ilustrações de contornos bem definidos de Constanze v. Kitzing.

 

A Lagartinha Muito Comilona (pop-up) – Eric Carle

Wook.pt - A Lagartinha Muito Comilona - O meu livro pop-up

À luz da lua, um pequenino ovo descansava numa folha.
Num domingo de manhã o sol quente chegou e ploc!…,
de dentro do ovo saiu uma lagartinha magra e esfomeada…

Esta edição pop-up de “A lagartinha muito comilona” celebra o 50.º aniversário de publicação deste grande clássico contemporâneo para crianças do mundialmente célebre autor e ilustrador Eric Carle. As imagens da lagartinha, que, no final, se transforma numa leve e colorida borboleta, ganham agora vida a cada página, através de esculturas tridimensionais em papel e elementos móveis. O formato pop-up estimula ludicamente a apreensão de informação, torna a leitura ainda mais prazerosa, ao mesmo tempo que facilita a aprendizagem. Datada de 1969, esta obra mantém ainda toda a sua frescura e atualidade, sendo uma das histórias mais emblemáticas de Eric Carle. Traduzida em mais de 65 línguas e vendida a mais de 46 milhões de pessoas por todo o mundo, a sua edição em português, em 2007, pela Kalandraka, representou um marco no panorama editorial nacional. O ciclo vital de uma lagarta, desde que nasce até à sua saída do casulo e transformação em borboleta, é o fio condutor desta narrativa. Seguindo-o, os leitores vão percorrer os dias da semana e os números, ao mesmo tempo que se apercebem de um amplo sortido de frutas e de outros manjares deliciosos. Neste formato pop-up, o design inovador torna-se numa experiência física. Graças à sua arquitetura tridimensional, pode-se tocar, segurar e até mexer nesta história. A natureza – e neste caso o seu curso, que faz com que a pequena lagarta cresça consideravelmente até ao momento em que constrói o seu casulo e se dá, posteriormente, a respetiva metamorfose – é um elemento de referência constante na obra de Eric Carle. Através dele, introduz conceitos úteis para que as crianças aprendam a mover-se no mundo que as rodeia. Tudo isto com suporte na sua habitual e inequívoca técnica da colagem, à base de papéis pintados à mão, que depois transforma em imagens cheias de cor.

 

Pé Ante Pé – Leo Lionni

Wook.pt - Pé Ante Pé

Uma lagarta com pés, prestes a ser devorada por um pintarroxo, escapa à sua voracidade dizendo-lhe que é útil e que sabe medir coisas. Começa então por medir a cauda do pintarroxo. Satisfeito, este leva-a com ele para medir os outros pássaros. Do bico do tucano às patas da garça, da cauda do faisão ao beija-flor inteiro, assim vai medindo a lagarta, pé ante pé, até ao momento em que tentará escapar… Mais um grande clássico de Leo Lionni, autor de “Frederico” e “Pequeno Azul e Pequeno Amarelo”, entre outros.

 

A Aranha Muito Ocupada – Eric Carle

Wook.pt - A Aranha Muito Ocupada

Uma aranha começa a tecer sua teia. Ao longo do processo, alguns animais da quinta aparecem, tentando captar a sua atenção, mas ela está tão concentrada no seu trabalho que os ignora. Finalmente, quando termina e adormece, é possível não só apreciar a sua obra de arte, como também utilidade da mesma.

 

O Pirata Valente – Ricardo Alcántara & Gusti

Wook.pt - O Pirata Valente

O que acontece quando um feroz pirata sobe ao mastro do seu navio e, em plena aventura, a mãe o chama para ir lanchar? A ilimitada capacidade da imaginação infantil para que qualquer coisa se transforme num objeto de brincadeira e fruição está presente neste livro da dupla criativa formada por Ricardo Alcántara e Gusti. “O pirata valente”, publicado agora pela primeira vez no nosso país, é já um clássico com 30 anos que continua a estimular a fantasia dos mais pequenos através das divertidas rimas de uma trepidante peripécia que, sem sair de casa, convida o leitor a sulcar os mares em busca de façanhas e de tesouros. A história do pequeno Joãozinho lembra-nos o intrépido Max de “Onde vivem os monstros”, de Maurice Sendak, e “O pirata Pata de Lata” de Oli e Ramón Trigo.

 

Eu Sou, Eu Sei – Ana Pessoa e Madalena Matoso

Wook.pt - Eu Sou, Eu Sei

Quando crescemos, todos os dias aprendemos qualquer coisa nova.
Uma emoção, uma brincadeira, um som, um sabor. Num dia damos um mergulho, noutro conhecemos um lugar novo. Umas vezes ganhamos, outras vezes perdemos. Nesta aventura de ser e crescer, todas as experiências contam. Neste livro, as ilustrações de Madalena Matoso dialogam com o texto de Ana Pessoa (cujo trabalho já conhecíamos da escrita juvenil), para nos trazer esses momentos em que nos concentramos a crescer e a dar novos passos. Podem ser marcos históricos (daqueles que vêm descritos nos livros) ou feitos mais subtis, mas igualmente importantes. Todos têm em comum a garra, o ritmo, a energia e a resiliência que é preciso para crescer. Eu sou. Eu sei. Eu dou. Eu rei. Eu com. Eu sem. Venham daí descobrir este poema que está sempre, sempre a crescer!

 

Boa Noite a Todos – Chris Haughton

Wook.pt - Boa Noite a Todos

O sol já se põe e todos têm sono. Os ratinhos têm sono, as lebres têm sono. Até a Mãe Ursa tem sono. Mas o Ursinho não está nem um bocadinho cansado… Uma deliciosa história para embalar até os ursinhos mais irrequietos, criada pelo talentoso Chris Haughton, autor do livro Mamã?

 

Trriim-trriim! – Marion Billet

Wook.pt - Trriim-Trriim!

Com grandes imagens coloridas e bem apelativas para os mais pequeninos, cada livro inclui um conjunto de primeiras palvaras relacionadas com a temática proposta, bem como os correspondentes sons reais reproduzidos com excepcional qualidade sonora!
São livros cartonados, resistentes e seguros, perfeitos para entreterem as mãozinhas mais traquinas dos leitores de palmo e meio.
Basta ligar o módulo na última página e pressionar os botões que permitem ouvir os sons de extrema qualidade!

 

A Quinta – Marion Billet

Wook.pt - A Quinta

Com grandes imagens coloridas e bem apelativas para os mais pequeninos, cada livro inclui um conjunto de primeiras palvaras relacionadas com a temática proposta, bem como os correspondentes sons reais reproduzidos com excecional qualidade sonora!
São livros cartonados, resistentes e seguros, perfeitos para entreterem as mãozinhas mais traquinas dos leitores de palmo e meio.
Basta ligar o módulo na última página e pressionar os botões que permitem ouvir os sons de extrema qualidade!

 

Todos no Sofá – Luisa Ducla Soares

Wook.pt - Todos no Sofá

Que bom é estar no sofá. Mas se nove amigos, entre eles um elefante, resolverem sentar-se ao nosso lado, o que acontecerá?

 

Wook.pt - O Livro com Medo
Este livro, cartonado, com textos de Cédric Ramadier e ilustrações de Vincent Bourgeau ajuda as crianças a lidar com uma das emoções mais comuns entre os mais pequenos: o medo. Dos mesmos autores que «O livro com sono» e «O livro zangado».
Wook.pt - Um Beijinho e Até Amanhã!

Está na hora de ir para a cama! Ajudas os Bibinhosa deitarem-se? Um livro com personagens recortadas, camas e tudo o que é preciso para os Bibinhos-e tu! – terem bons sonhos.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s