“Se pensa que sabe quem é, pense bem.”
“Eu sou um dos milhares de milhões cujo corpo foi alterado pela vida moderna. Apesar de tudo, temos de ficar gratos por uma série de coisas: aquecimento central, camas, longevidade – o nosso padrão de vida é melhor do que um monarca medieval. Muitos outros itens aparecem na lista de benefícios da vida moderna, mas a nossa gratidão deve ser moderada, tendo em mente que os problemas que eles tratam, na sua maioria, só existem porque foram criados pela forma como vivemos agora.”
Vybarr Cregan-Reid é autor e investigador académico. Nesta obra ele começa por nos contar um pouco da história humana, a nossa evolução genética e a forma como a nossa vida actual nos está a afectar. O autor defende que existem muitas obras que falam sobre como os seres humanas estão a afectar o clima, mas que esta é a primeira que nos conta como se estão a afectar a eles próprios.
Esta é uma obra densa, com umas respeitáveis 397 páginas e tenho de admitir que não é uma leitura muito fácil. Mas vale a pena. No início do livro o autor foca-se muito na evolução da espécie e isso fez-me sentir, até certo ponto, que estava a ler de novo o Sapiens. Mas depois envereda por um caminho totalmente diferente, começa a falar da nossa saúde, do que fazemos mal e devíamos mudar. Aí captou-me definitivamente a atenção.
É um livro útil, que não se lê em 2 ou 3 dias mas não faz mal. É um livro muito bom para nos deixar com a consciência um pouquinho mais pesada pelo que andamos a fazer a nós próprios e que talvez até consiga criar em nós melhores hábitos. Pelo menos é um ponto de partida para que tentemos. Uma obra com muita, muita informação e que merece uma leitura sem pressas. E um daqueles livros que todos deveríamos ler, pelo bem da nossa saúde.
Livro recomendado!