Resumo de Leituras [Fevereiro de 2019]

Sabem quando planeiam algo e, no fim das contas, nada corre conforme planeado? Pois foi isso que aconteceu com as minhas leituras este mês. Tinha 3 ou 4 livros que queria realmente ler, mas foi aparecendo outro e mais outro, foram-se metendo pelo meio e no fim das contas, as minhas leituras não foram nada do que planeei. O que não quer dizer que tenham sido menos boas. Ora vamos lá:

Wook.pt - Em Defesa de Jacob

Em Defesa de Jacob – William Landay

Andy Barber é procurador-geral adjunto num pequeno condado no subúrbio de Massachusetts há mais de vinte anos. É respeito na sua profissão e é tido como um homem feliz, no seio de uma família feliz. Em geral, a vida corre-lhe bem. É então que um chocante crime abala a pequena cidade: um jovem de 14 anos, da mesma turma de Jacob, filho de Andy, é assassinado. Jacob é acusado de ser o assassino. Um livro razoável.

 

 

 

Wook.pt - A Insustentável Leveza do Ser

A Insustentável Leveza do Ser – Milan Kundera

A Insustentável Leveza do Ser é um livro sobre a vida privada e sobre a vida pública, sobre o que se passa nos quartos, nas camas, mas também nas ruas e nas mesas dos políticos. É um livro num tom conformado e simultâneamente revoltado, escrito numa voz amarga. Um livro sobre amor, sexo, politica, o destino de cada um de nós e de todo um país. Eu poderia descrever cada personagem desta história e contar as suas próprias histórias de vida, mas não o vou fazer, porque este livro é muito mais do que as histórias das suas personagens. É um livro fantástico, que eu devorei e me deixou com um nó bem apertadinho no estômago. Muito recomendado!

 

 

 

Ensaio Sobre a Cegueira – José Saramago (Releitura)

Wook.pt - Ensaio sobre a Cegueira

Nesta obra, de um dia para o outro, todas as pessoas ficam cegas. De repente, um mar de leite invade os olhares e todos passam a ver apenas branco. Os primeiros cegos são isolados, postos em quarentena, excluídos, por se pensar que a epidemia pode ser contagiosa. Mas com o tempo, apenas uma pessoa não cega, uma mulher.
Esta é uma obra capaz de revolver estômagos, que não é para qualquer um, com uma escrita que também não é para qualquer um. E é uma obra brilhante, que deve ser lida com olhos de ver. Com muita, muita atenção. Provavelmente o melhor livro deste autor.

 

 

 

 

A Relíquia – Eça de Queiroz (Releitura)

Wook.pt - A Relíquia

Teodorico é órfão de mãe, que morreu ao dá-lo à luz e torna-se órfão de pai apenas alguns anos depois. Fica então aos cuidados de uma tia rica e extremamente beata. Apesar de ser o seu único herdeiro, Teodorico enfrenta um grande rival no que toca a receber a herança da tia: Jesus Cristo e a sua igreja. Até que um dia a tia, e os padres que recheiam esta história, têm uma ideia: enviar Teodorico para Jerusalém, numa viagem santa, para trazer uma Relíquia de Jesus Cristo. Mas Teodorico não é um crente; é um verdadeiro mulherengo. Uma história cheia de peripécias imperdíveis, numa sátira maravilhosa e muito actual.

 

 

 

O Senhor Ventura – Miguel Torga

Wook.pt - O Senhor Ventura

Esta é a história do Senhor Ventura, alentejano de Penedono, soldado raso, desertor, que corre o mundo entre fomes e esperanças, fortunas e misérias, passado e futuro. É uma história de um homem cheio de vontade de ver o mundo, com um espírito de aventura indomável, e um dom para o desenrasque que só podia ser português. É um livro que nos encanta do inicio ao fim, que mesmo ao falar de coisas amargas tem um sabor doce. É um livro com o tom exótico do oriente e o sabor salgado do mar, que vale muito a pena. Não é o melhor de Miguel Torga, mas continua a ser bom. Recomendado!

 

 

 

 

Teresa e Isabel – Violette Leduc

Wook.pt - Teresa e Isabel

Nesta obra conhecemos o amor entre Teresa e Isabel, duas jovens de 17 e 18 anos que vivem num colégio interno. Mas não um amor qualquer. É um amor avassalador, fugaz, capaz de destruir tudo. E claro, é um amor proibido. A escrita de Violette nesta obra é indescritível. Ela não enrola, não usa meias palavras. É violenta e poética ao mesmo tempo. Tal como o amor que descreve, este é um livro avassalador e fugaz.  Com pouco mais de 100 páginas, este é um romance que nos agarra, que nos prende, que nos hipnotiza. Um livro incendiário. Excelente!

 

 

 

 

Wook.pt - A Viagem do ElefanteA Viagem do Elefante – José Saramago

Em A Viagem do Elefante Saramago relata a viagem do Elefante Salomão até à Áustria. Enviado pelo rei D. João III e pela rainha sua esposa Catarina da Áustria foi presente de casamento para o arquiduque Maximiliano da Áustria.
Depois de ler O Ensaio Sobre a Cegueira, este livro foi uma lufada de ar fresco no que a Saramago diz respeito. É um livro muito mais leve, muito mais caricato e divertido. O autor usa muitas vezes um tom irónico e satírico capaz de pôr facilmente um leitor a rir. Um livro no mesmo tom de voz irónico e inteligente a que este autor sempre nos acostumou, cheio de lições para a vida mas ainda assim divertido e leve. Recomendado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s