Resumo de Leituras [Setembro 2018]

Cândido ou O Optimismo – Voltaire

Neste livro conhecemos Cândido, um ingénuo jovem que mora num castelo em Westfália, o seu mestre Pangloss e Cunegundes, a bela donzela por quem Cândido se apaixona e por quem, obviamente, não se podia apaixonar. É um livro cheio de desgraças, reviravoltas surpreendentes, que se passa a uma velocidade alucinante e que nos põe a pensar sobre a nossa forma de encarar a vida. Recomenda-se!

 

Imagem relacionada

O Castelo – Franz Kafka

Em O Castelo conhecemos K., um agrimensor contratado para ir a uma vila prestar serviços ao Conde, no Castelo. Mas uma vez no destino, K. começa a ver muitos empecilhos ao seu trabalho.
Tenho de admitir que esperava mais deste livro. Depois de ler A Metaformose e O Bestiário, esta terceira experiência com Kafka foi uma verdadeira desilusão. Não digo que o livro não tenha nada de bom, mas é demasiada burocracia para mim. Não recomendo.

 

 

 

A Morte de Ivan Illitch – Lev Tolstói

Neste livro conhecemos a morte – e, sobretudo, a vida – de Ivan Ilitch, um burocrata russo e dos  que o cercam. É um livro em que o tema principal é a morte mas que no fundo nos fala de vida. É uma obra capaz de nos dar um aperto no estomâgo, que nos faz sentir que se calhar não estamos a viver como deviamos. Um clássico que serve a todas as épocas, a todas as sociedades. Muito recomendado!

 

 

 

A Bela e o Monstro – Francisco Vaz da Silva

Não foi uma das melhores leituras deste mês mas a culpa foi minha, que peguei no livro ser saber exactamente do que se tratava, primeiro. Esta obra vem apresentar-nos e analisar diversas versões dos contos de fadas tradicionais que todos nós conhecemos. O livro em si é bom, a análise aos contos também, a leitura é fluída. Tem várias versões de cada conto, o que a determinada altura pode ficar um pouco saturante. Recomendado.

 

 

 

 

Em Parte Incerta – Gillian Flynn

Neste livro conhecemos Amy e Nick, um casal a celebrar o 5º aniversário de casamento. Tinha tudo para ser um dia tradicional e romântico mas então Amy desaparece.A história é fantástica, capaz de nos deixar a remoer à noite quando acabamos de o ler. A leitura é fluída, o suspense é muito e o desenrolar é genial e surpreendente. Um livro com mais de 500 páginas que faz valer a pena cada minuto que passamos a lê-lo! Muito recomendado!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s