Os thrillers psicológicos são um dos géneros de literatura do momento. De há algum tempo para cá a sua popularidade explodiu, grande parte quer dos novos lançamentos quer dos livros no top são deste género. E embora muitas pessoas nem sequer se apercebam disso lêem-nos uns a seguir aos outros, embalados por este não novo mas redescoberto tipo de livro.
Apercebi-me recentemente que existe alguma dificuldade em bibliotecas e livrarias para conseguir encontrar livros deste estilo, não porque eles não existam mas porque estão habitualmente misturados com os thrillers ditos “normais”, de crimes e policias. E sem qualquer identificação distinta o leitor tende a hesitar, sobre se aquele será ou não um livro dentro do género tão especifico que procura.
Mas afinal o que são thrillers psicológicos? São thrillers com histórias menos focadas em na relação crime-investigação e mais nos estados emocionais das personagens. Tendem a vaguear entre os géneros de mistério e terror. O grande BUM deste género deu-se há uns anos com o lançamento de Em Parte Incerta, mas este género de histórias sempre existiu.
Pois hoje venho falar-vos de alguns thrillers psicológicos que, para mim, são dos melhores. Se conhecerem algum que não façam parte desta lista deixem em comentário que eu ia adorar saber!
No Canto mais Escuro – Elizabeth Haynes
Já falei desta história aqui. É a história de Catherine, uma jovem independente e bem sucedida que se acaba presa numa relação abusiva. Aos poucos torna-se cada vez mais continuar e conviver com os seus próprios medos.
Um livro muito bom, onde é muito interessante observar o evoluir das personagens.
Diário de uma Obsessão – Claire Kendal
Com um estilo semelhante ao anterior, aqui conhecemos Clarissa, perseguida pelo colega de trabalho Rafe que parece não saber aceitar um não como resposta. Este é um livro um pouco menos conhecido mas francamente um dos meus preferidos, capaz de deixar o leitor com os nervos à flor da pele do inicio ao fim da história. Para quem gosta deste género este é, sem dúvida, um livro a não perder!
O Que Ela Deixou – T. R. Richmond
Um dia, Alice Salmon é encontrada morta a boiar num rio. Alice era uma jovem jornalista bem sucedida e a sua morte causa espanto nas redes sociais. Um antigo professor, obcecado por ela, começa então uma investigação particular através do diário e das redes sociais da jovem. Poderá ele desvendar o mistério?
Quando Billy Wilkinson, um adolescente de 15 anos, desaparece a meio da noite, toda a família parece culpar-se. A sua mãe, Claire, acredita profundamente que o seu filho está vivo e que nenhuma das pessoas que a cerca teve alguma coisa a ver com o seu desaparecimento. Mas poderá isso ser verdade, numa família habituada a guardar segredos?
As Gémeas do Gelo – S. K. Tremayne
Kirstir e Lydia têm 6 anos e são gémeas idênticas. Tão idênticas, na verdade, que até os pais têm dificuldade em distingui-las.
Até ao dia em que Lydia morre acidentalmente. Os pais mudam-se então, com a filha que lhes resta, para uma ilha isolada, na esperança de recuperarem um pouco as suas vidas dilaceradas. Mas é então que as dúvidas e os segredos começam a vir ao de cima. O que aconteceu realmente no dia do acidente? Terá sido mesmo um acidente? E terá sido mesmo Lydia quem morreu?
A Criança de Fogo – S. K. Tremayne
Quando Rachel se casa com David tudo parece perfeito. Muda-se para uma mansão isolada na Cornualha onde há riqueza, amor e até um enteado que ela realmente adora e quer a todo o custo conquistar. Mas o pequeno Jamie está preso ao fantasma da mãe e faz a Rachel uma previsão aterradora… poderá ter razão?
A Rapariga no Comboio – Paula Hawkings
Este livro, que foi um sucesso de vendas instântaneo e já teve direito a filme, conta a história de Rachel, uma mulher com problemas de bebida que todos os das apanha o comboio do qual todos os dias vê o mesmo casal. Até que um dia Rachel vê algo perturbante e decide falar com a policia. Mas será que ela viu realmente o que acha ter visto?
A Rapariga de Antes – J. P. Delaney
Uma das minhas leituras mais recentes, de que falei aqui. Não é um dos livros mais impactantes que já li dentro deste género, mas é sem dúvida um dos mais inteligentemente construidos. Aqui conhecemos Emma e Jane, duas mulheres que vivem em diferentes alturas na mesma casa. A casa perfeita, segura e mais moderna de todas. Mas viver nessa casa tem o seu preço. Conseguirão elas aguentar?
Um livro fantástico, que nos agarra do inicio ao fim. A não perder!
Uma das melhores leituras que já fiz este ano, este livro entrou directamente na minha lista de favoritos. Não podia faltar nesta lista. Falei dele aqui.
Conta a história de Ed e dos seus amigos. Um corpo de rapariga encontrado em pedaços, na floresta. Homens de giz desenhados por todo o lado, a indicar o caminho. E uma história em que ninguém, nem as crianças, é inocente.
Jean era uma mulher abençoada. Tinha uma boa casa, um bom marido, uma vida que parecia perfeita vista de fora. Até ao dia em que o marido é acusada de um crime brutal e a vida do casal salta para as primeiras páginas dos jornais. Saberia Jean que estava casada com um assassino? Será que vai falar agora que ele morreu?
Quando a demolição de uma velha casa desenterra um esqueleto de bebé, muitas questões são levantadas. Para a jornalista Kate Waters, esta é uma história que não pode perder. É então que inicia uma investigação por conta própria que a vai levar a visitar o passado. Que segredos escondem, afinal, aquelas três mulheres? O que aconteceu ao bebé encontrado?
O Casal do Lado – Shari Lapeña
Anne e o marido vão só à casa do lado, jantar com os vizinhos. A filha Cora, de seis vezes, fica sozinha em casa mas eles têm o intercomunicador com eles e vão vê-la, à vez, a cada meia hora. O que pode correr mal?
Quando voltam para casa deparam-se com o pior cenário possível: a filha desapareceu. Quem terá sido? Quem saberia que a bebé estava sozinha? E porque a terão levado?
Uma família cheia de segredos e um final que promete deixar-nos em suspense até ao fim…