Temos visto nos últimos tempos um aumento do número de adaptações de grandes clássicos da literatura para banda desenhada. Nós por cá achamos isso excelente, pois é uma forma de levar esses clássicos a leitores que difícilmente pegariam na versão tradicional. Entretanto, nem só dessas obras vive a banda desenhada, muito pelo contrário: ela é um mundo por si só!
Hoje trazemos uma lista de quinze livros de banda desenhada que valem bem a pena! Ora espreitem lá…
O Azul é uma Cor Quente
Julie Maroh
O livro conta-nos a história de Clementine, uma adolescente de 15 anos que, um dia se cruza na rua com um par de raparigas. Uma delas tem o cabelo pintado de azul e sorri-lhe. A partir desse preciso momento, tudo muda na vida de Clementine: a sua relação com os amigos na escola, a sua relação com a família, as suas prioridades… e sobretudo a sua sexualidade. Esta novela gráfica, que se encontra editada em 15 línguas, incluindo o inglês, espanhol, alemão, italiano e holandês, e que pela sua sensibilidade se tornou um êxito mundial, não deixa ninguém indiferente.
Harleen
Stjepan Sejic
O nascimento da lendária anti-heroína Harley Quinn e as origens chocantes do seu romance trágico e retorcido com o Joker são revelados em Harleen, um conto espantoso de amor e obsessão, escrito e ilustrado por uma das estrelas em ascensão dos comics, Stjepan Šejic. «Esta era a história que eu queria ler, e a história que nós, leitores, merecíamos.» (Comics Beat)
Balada para Sophie
Filipe Melo
A vida de Julien Dubois, pianista de sucesso, confunde-se com a história da Europa do século XX. Desencantado e misantropo, vive a reforma numa velha mansão, com um gato e uma governanta por companhia. Um dia, é visitado por uma jovem jornalista que o incita a contar a sua verdadeira história. Nas paredes da casa, saturadas de fumo de cigarro e de velhas memórias, ressoa a confissão de uma vida feita de rivalidade, desamor e arrependimento. Balada para Sophie é uma deslumbrante novela gráfica de uma das duplas mais consagradas da Banda Desenhada em Portugal.
O Velho e o Mar
Thierry Murat
Cuba, início dos anos 1950. Santiago, um velho pescador, sai para o mar após 84 dias sem pescar um único peixe. Todos os habitantes da ilha afirmam que Santiago está velho de mais e em maré de azar, mas Manolin, o pequeno rapaz, continua a acreditar nele apesar dos comentários depreciativos dos pais. Ao 85.º dia, Santiago decide partir para o mais longe possível, ao largo do Golfo, em busca do peixe que lhe devolverá o respeito dos habitantes da ilha. É então que encontra um magnífico espadarte, enorme e forte. A luta homérica entre o velho e o peixe predador durará três dias e três noites: no regresso a terra firme, o velho, derrotado, recuperou a dignidade entre os seus pares após uma batalha corajosa. Respeitando o estilo e o ritmo do texto original de Ernest Hemingway, Thierry Murat conseguiu transpor para imagens a mais fiável adaptação da poética aventura de O Velho e o Mar.
Maus
Art Spiegelman
Maus (“rato”, em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu polaco sobrevivente de Auschwitz, narrada por si próprio ao filho, o cartoonista Art Spiegelman. O livro é considerado um clássico contemporâneo da BD. Foi publicado em duas partes: a primeira em 1986 e a segunda em 1991. No ano seguinte, o livro ganhou o prestigioso Prémio Pulitzer de literatura. A obra é um sucesso estrondoso de público e de crítica. Desde que foi lançada, tem sido objeto de estudos e análises de especialistas de diversas áreas – história, literatura, artes e psicologia. Com uma nova tradução, o livro é agora relançado com as duas partes reunidas num só volume. Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazis ganham feições de gatos; os polacos não-judeus são porcos e os americanos, cães. Este recurso à imagética da fábula, aliado à ausência de cor, reflete o espírito do livro: trata-se de um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto. Spiegelman, porém, evita o sentimentalismo e interrompe algumas vezes a narrativa para dar espaço a dúvidas e inquietações. De vários pontos de vista, uma obra sem equivalente no universo da BD e da literatura em geral, e um relato histórico de valor inestimável.
Deuses Americanos
Neil Gaiman
Shadow Moon sai da prisão e descobre que a sua mulher morreu. Derrotado, falido e sem saber para onde ir, conhece o misterioso Sr. Wednesday, que o emprega como guarda-costas, empurrando Shadow para um mundo mortífero onde fantasmas do passado regressam da morte e onde uma guerra entre deuses está iminente. O romance vencedor de prémios Hugo, Bram Stoker, Locus, World Fantasy e Nebula que deu origem ao sucesso televisivo da Starz, com autoria de Neil Gaiman, é adaptado como novela gráfica pela primeira vez! Compilando os primeiros nove números da série de banda desenhada Deuses Americanos, juntamente com arte adicional, esboços de personagens e capas de David Mack, Glenn Fabry, Becky Cloonan, Skottie Young, Fábio Moon, Dave McKean e mais!
O Profeta
Kahlil Gibran
Publicado pela primeira vez em 1923 e reeditado inúmeras vezes por todo o mundo, O Profeta é uma das obras mais inspiradoras da literatura espiritual, tendo já vendido dezenas de milhões de exemplares. O segredo do seu sucesso está na linguagem poética simples, mas profunda e inspiradora, oferecendo um autêntico mergulho na sabedoria inata de cada ser humano. Nesta deslumbrante adaptação da obra-prima de Kahlil Gibran, o artista gráfico Pete Katz reúne os 28 ensaios poéticos, que abordam temas como o amor, a liberdade, a religião ou a dor, cruzando-os com uma história pessoal onde a vida e a morte de quem amamos pode ser uma poderosa descoberta individual. Esta obra intemporal oferece palavras de sabedoria e conforto espiritual que inspiram leitores de todas as idades.
A Vida é Bela, se Não Desistires
Seth
Enquanto procura compreender a sua desilusão com o presente, Seth descobre a vida e obra de Kalo, um cartoonista da revista The New Yorker durante a década de 40. Mas essa obsessão com uma figura do passado vai fazer com que esqueça as necessidades da mulher que o ama e o desespero silencioso da sua família.
A Quinta dos Animais
George Orwell; Odyr
Era uma vez o poder e a degradação…
Esta alegoria, também conhecida por O Triunfo dos Porcos, escrita por George Orwell, conta-nos a história dos animais da Quinta do Solar. O que começa por ser um grito de liberdade e justiça vai-se transformando progressivamente numa realidade inesperada e obscura.
A Arte da Guerra
Sun Tzu
Nesta adaptação do famoso tratado sobre combate de Sun Tzu, um professor educa o pupilo quanto à mais subtil de todas as artes. As ilustrações, da autoria do galardoado Pete Katz, retratam cenas de batalha e cenários estratégicos, dando vida a princípios militares antigos para uma nova geração de leitores. «A guerra é um empreendimento árduo. É um lugar de vida e de morte. Um caminho para a segurança ou para a destruição. Logo, devemos meditar sobre ela cuidadosamente.» O clássico tratado de guerra, referência na área de gestão e liderança, apresentado como novela gráfica, ideal e apelativo a diferentes públicos, de todas as idades.
Heartstopper
Alice Oseman
O primeiro volume da saga best-seller mundial, premiada com o Goodreads Choice Awards 2020 para melhor banda desenhada. Charlie e Nick estão na mesma escola, mas nunca se conheceram… até ao dia em que são obrigados a sentar-se lado a lado. Eles rapidamente se tornam amigos, e Charlie começa a apaixonar-se por Nick, embora ache que não tenha qualquer oportunidade. Mas o amor funciona de maneiras surpreendentes e, por vezes, coisas boas estão mesmo ao nosso lado… Este é o primeiro volume de Heartstopper, a banda desenhada premiada (Goodreads Choice Awards 2020) de Alice Oseman.
Dom Quixote
Miguel de Cervantes; Philippe Djian
Cervantes escreveu um dos romances mais aclamados da história da literatura mundial. Apaixonado pela leitura de romances de cavalaria, o fidalgo Dom Quixote acredita ser um cavaleiro andante. Montado no seu cavalo Rocinante parte à procura de histórias fantásticas, equipado com uma armadura em cartão, e levando no seu coração a amada Dulcineia. Lutará contra cavaleiros imaginários em heroicos combates e até contra moinhos de vento. Sancho Pança, o seu fiel escudeiro, irá juntar-se-lhe nesta viagem diferente e até um pouco louca. As suas improváveis aventuras levam os dois companheiros por uma viagem surpreendente através de Espanha.
A História de Uma Serva
Margaret Atwood
Defred é uma Serva na República de Gileade, onde o trabalho, a leitura e a formação de amizades estão vedados às mulheres. Está ao serviço do Comandante e da sua mulher e, na nova ordem social, tem um único propósito: uma vez por mês, tem de se deitar de costas e rezar para que o Comandante a engravide, porque, numa era de nascimentos em declínio, Defred e as outras Servas são valorizadas apenas se forem férteis. Mas Defred lembra-se dos anos antes de Gileade, em que era uma mulher independente, com um emprego, uma família e um nome seu. Agora, as suas memórias e a sua vontade são atos de rebelião.
Provocador, chocante, profético, A História de Uma Serva transformou-se há muito num fenómeno global. Com esta belíssima adaptação do clássico contemporâneo de Margaret Atwood, executada de forma extraordinária pela artista Renée Nault, o mundo aterrador de Gileade ganha vida como nunca antes.
Desvio
Ana Pessoa
É verão. Os pais foram de férias. Os amigos também. A namorada pediu-lhe um tempo. Miguel tem a casa só para si. Vê televisão, joga computador, lê o livro de código. O mundo parece suspenso no meio do calor. «Tudo o que quero é que nada aconteça. Que tudo permaneça como está. O planeta muito quieto. Com a sua lei da gravidade, as suas regras de trânsito.» Onde irá dar este desvio?
Mulheres sem Medo
Marta Breen e Jenny Jordhal
Liberdade, Igualdade, sororidade. Mulheres sem Medo é uma novela gráfica que cobre 150 anos de história do feminismo. São 150 anos de coragem, garra e visão de quem lutou e ainda luta pelos direitos das mulheres à volta do globo. Da luta abolicionista ao movimento #MeToo, passando pela história das sufragistas e do direito ao aborto e à contraceção e pela reivindicação dos direitos LGBTQ e do casamento gay… está (quase) tudo aqui. Atreve-te a ser ouvid@ e a juntar a tua voz às del@s..
[Sinopses de wook.pt]