Maus – Art Spiegelman

Resultado de imagem para art spiegelman maus

Maus significa ratos em alemão. Nesta obra os judeus são ratos, os polacos são porcos, os alemães são gatos, os americanos são cães, entre outros. Tudo isso devido à propaganda nazi em que os judeus eram comparados a ratos por terem “invadido o mundo” e por “transmitirem doenças”. Nesta obra ficamos a conhecer a história de Vladek Spiegelman, um judeu polaco sobrevivente de Auschwitz, narrada por si próprio ao filho, o cartoonista Art Spiegelman.

Eu não estou habituada a ler banda desenhada, por isso esta leitura para mim revelou-se um desafio. É um desenho denso e mais texto do que aquele que esperava ver. Ainda assim é um esforço que vale a pena.

A maneira como Art mistura o presente, onde nos mostra a sua relação com o pai, e o passado do pai é muito boa. Por vezes, pareceu-me a mim uma espécie de lufada de ar fresco. E bem precisa.

Este é um livro triste e comovente, uma maneira diferente de revisitar aquela que foi a época mais negra da humanidade. Não nos traz meias palavras, está tudo ali, nu e cru. É também, sem dúvida, um excelente relato histórico, mesmo sendo banda desenhada.

É um livro lindo e duro, que magoa a nossa humanidade. O Plano Nacional de Leitura recomenda esta obra para jovens dos 12 aos 14 anos, mas com isto eu não consigo concordar.

Livro recomendado!

Livro na Wook

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s