Sete livros para quem não quer perder tempo

Hoje trazemos uma lista de sete livros para quem não quer perder tempo, ou melhor, sete livros sobre gestão do tempo e produtividade. Parece-vos útil?

 

Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho em metade do tempo – Jeff Sutherland

Wook.pt - Scrum - A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho em Metade do Tempo

Pensem em empresas como a Google, a Amazon ou a Toyota. Ou em organizações governamentais como o FBI. Parte do sucesso de qualquer uma delas explica-se em cinco letras: SCRUM. Se não sabe do que estamos a falar, então este livro é para si: trata-se de um método de gestão de projetos e de equipas que tem vindo a revolucionar o modo como se trabalha. Porque reduz os custos e as horas imputadas a cada trabalho, ao mesmo tempo que se traduz em aumentos de produtividade entre os 400 e os 800 por cento. Qual é o segredo? O SCRUM baseia-se no modo real como as pessoas trabalham – e não em como elas pensam que trabalham. Em vez de organizar as tarefas linearmente, o que cria necessariamente atrasos, o SCRUM cria micro-equipas e define objetivos de curto prazo; isso permite que haja uma constante reavaliação do projeto, torna o processo infinitamente mais rápido, ágil e eficiente. Ou seja, como o método é altamente ajustável à realidade, os problemas são solucionados com maior rapidez; e como não é linear, não há equipas à espera do trabalho da equipa anterior. O que se traduz num aumento do ritmo e da qualidade de trabalho. Neste livro, e pela primeira vez, o co-criador de SCRUM, Jeff Sutherland, explica como aplicar o método universalmente. Ou seja, qualquer empresa, da mais pequena start-up à maior multinacional, pode adotar o SCRUM a qualquer momento. E ganhar em toda a linha.

 

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen R. Covey

Wook.pt - Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Stephen R. Covey acredita que vencer ou fracassar é resultado de sete hábitos. São eles que distinguem as pessoas felizes, saudáveis e bem-sucedidas das fracassadas e daquelas que sacrificam o equilíbrio interior e a felicidade para alcançar o êxito. Em Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes estão contidos os princípios fundamentais da eficácia – sete hábitos básicos e primordiais que representam a interiorização dos princípios correctos, nos quais se baseiam o sucesso e a felicidade duradoura. Em Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes o autor apresenta uma abordagem global, integrada e centrada em princípios simples para a resolução de problemas pessoais e profissionais. Através de casos ilustrativos e ideias perspicazes, Stephen R. Covey mostra como acabar com o comportamento autodestrutivo em casa e no trabalho e desvenda um caminho contínuo rumo a uma vida pautada por princípios de justiça, integridade, solicitude e dignidade humana. O autor acredita que o verdadeiro sucesso assenta num equilíbrio das eficácias pessoal e profissional, e por isso este livro pretende ser um guia para obter melhor desempenho nessas duas áreas, recorrendo a exemplos tanto da vida familiar e da vida profissional.

 

Deep Work – Cal Newport

Wook.pt - Deep Work

Uma das capacidades mais importantes do ser humano está a tornar-se cada vez mais rara. Quem souber dominá-la conseguirá alcançar resultados extraordinários. A concentração máxima é a capacidade de nos focarmos, sem distrações, numa tarefa cognitivamente exigente, para obtermos melhores resultados em menos tempo. É esta aptidão que gera a produtividade e lhe dá a sensação de realização genuína. Em resumo, a concentração máxima é uma espécie de superpoder na nossa economia cada vez mais competitiva. Em Deep Work, o autor, Cal Newport, debruça-se sobre estes novos tempos em que todos somos obrigados a estar ligados e permanentemente disponíveis, mergulhados em múltiplas intromissões. Dividindo este livro em duas partes, Cal Newport demonstra na primeira que, em quase todas as profissões, cultivar uma ética baseada na concentração máxima produzirá grandes benefícios e, para esse efeito, combina uma crítica cultural com uma série de exemplos práticos – pensemos em Carl Jung, que construiu uma torre num bosque para poder ficar completamente isolado, ou, mais recentemente, no escritor que comprou um bilhete de avião de ida e volta para Tóquio só para se poder concentrar durante a viagem a escrever um livro. Na segunda parte, temos, na sequência desta realidade, um plano de ação rigoroso, baseado em quatro «regras» que irão transformar a sua mente e os seus hábitos de modo a aperfeiçoar a capacidade notável da concentração, em vias de se extinguir no mundo caótico em que vivemos.

 

A Força do Hábito – Charles Duhigg

Wook.pt - A Força do Hábito

A maioria das opções que tomamos parecem-nos resultado de decisões muito bem pensadas, mas não. São hábitos. E se cada hábito isoladamente parece pouco relevante, com o passar do tempo os alimentos que comemos, o que dizemos aos filhos, as decisões que tomamos de poupar ou gastar, a frequência com que fazemos exercício e a forma como organizamos os nossos dias, acabam por ter um impacto enorme sobre a saúde, produtividade, bem-estar económico e felicidade. Transformar um hábito não é necessariamente fácil ou rápido. Nem sequer é simples. Mas é possível. E, hoje, graças a este livro sabemos como.

 

Alta Produtividade – Robert C. Pozen

Wook.pt - Alta Produtividade

A maioria das pessoas sente-se oprimida pelas pesadas cargas de trabalho e exigências intermináveis do seu tempo. Robert Pozen desenvolveu um conjunto de princípios e práticas que o ajudaram a manter um elevado nível de produtividade no seu dia-a-dia. Quando a revista Harvard Business Review publicou sete entrevistas com Pozen sobre o tema da produtividade, estes textos tiveram uma resposta tão fervorosa que deram origem a um artigo sobre o tema, publicado em Maio de 2011, e posteriormente resultaram neste livro, onde se explica como focar-se nos resultados e estabelece um quadro analítico para definir prioridades de tempo. Ajuda-o a desenvolver a sua produtividade ao longo da carreira, com base na sua teoria de opções de maximização.

 

Quando – Daniel H. Pink

Wook.pt - Quando

Todos sabemos que o timing é essencial; afinal, tudo tem o seu momento certo. Passamos as nossas vidas a decidir quando: quando começar um negócio, fazer uma aula, levar uma relação mais a sério. Mas essas decisões são normalmente baseadas em mera intuição, ou em fatores aleatórios. Por isso, tendemos a pensar que encontrar o momento certo é uma questão de sorte – o que não podia estar mais longe da verdade. O timing, revela Daniel Pink no seu novo bestseller, é uma ciência. Com base em investigações de fundo nas áreas da Psicologia, da Biologia e da Economia, Daniel Pink revela neste livro como encontrar o melhor momento para fazer tudo aquilo de que precisa, na sua vida pessoal e profissional. Como podemos usar os padrões ocultos da estrutura do dia para elaborar o horário ideal? Porque é as pausas no momento certo melhoram drasticamente a performance? Porque é que nunca devemos ir ao hospital de tarde? Porque é que cantar num coro faz tão bem como exercício físico? As respostas são surpreendentes e poderão transformar a sua vida. Quando apresenta as mais recentes descobertas acerca do timing sob a forma de uma fascinante narrativa, complementada por histórias irresistíveis e conselhos práticos que lhe permitirão descobrir como fazer uma gestão ótima do seu tempo e viver uma vida mais rica e preenchida.

 

A Única Coisa –  Jay Papasan e Gary Keller

Wook.pt - A Única Coisa

O livro A Única Coisa teve mais de 175 aparições em listas de best-sellers nos EUA, como no Wall Street Journal e New York Times. Ganhou 12 prémios e foi traduzido em 20 línguas. Tem sido seleccionado como como um dos Top 5 Livros de Negócios por vários responsáveis de Recursos Humanos. Este título já vendeu mais de um milhão de cópias no mundo inteiro!
A Única Coisa é um conceito simples que defende que nos devemos concentrar no que é mais importante na nossa vida pessoal e no trabalho. Ao enfocar a sua energia numa Única Coisa de cada vez os resultados aparecem!
Mais do que uma “fórmula” para viver melhor, os autores deste livro dão-lhe o segredo para viver de forma mais saudável e atingir os resultados que sempre ambicionou. Gary Keller e Jay Papasan revelam neste texto, muito ilustrado, os passos para viver com um propósito, prioridades e produtividade e assim conseguir resultados extraordinários.

Neste livro irá aprender a:
– Abrir caminho entre a desordem.
– Conquistar melhores resultados em menos tempo.
– Conseguir mais entusiasmo para atingir o seu objectivo.
– Diminuir o stress.
– Ultrapassar o sentimento de estar sobrecarregado.
– Recuperar as suas energias.
– Manter-se no caminho certo.
– Dominar o que é mais importante.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s