Budapeste – Chico Buarque

Wook.pt - Budapeste

“E me perguntava que destino teria eu se, em vez de me ensinarem as primeiras letras, na minha infância me apresentassem tão-somente livros de arte. Daí imaginava pintores anónimos e analfabetos, que obrariam em segredo as telas dos grandes mestres da pintura. Seriam pintores cercados de mimos, comeriam do bom e do melhor, teriam amantes silenciosas, mas acima de tudo amariam ver suas obras-primas assinadas pelos grandes mestres, expostas em museus do mundo inteiro.”

“Aumentei o volume, mas a locução era em húngaro, única língua do mundo que, segundo as más-línguas, o diabo respeita.”


 

Chico Buarque vence Prémio Camões - RenascençaFrancisco Buarque de Hollanda, mais conhecido como Chico Buarque nasceu no Rio de Janeiro a 19 de Junho de 1944. É músico, dramaturgo, escritor e actor. É conhecido por ser um dos maiores nomes da música popular brasileira e a sua discografia conta com aproximadamente oitenta discos. Foi já vencedor de diversos prémios, incluindo o Prémio Camões em 2019.

José Costa é um escritor anónimo. É pago para escrever artigos de jornal, discursos, cartas e livros que, depois, serão conhecidas como tendo sido escritas por outras pessoas. Vive no Brasil, com a mulher Vanda e o filho. Um dia, ao regressar de um encontro de escritores em Instambul, é obrigado a fazer escala em Budapeste. E é aí que a sua vida começa a mudar. José apaixona-se pela língua e torna-se obcecado por aprendê-la. Volta a Budapeste para aprendê-la e acaba por tornar-se amante de Kriska, a sua professora.

Este é um livro pequeno e singelo, que se lê bem apesar do texto corrido. Não sou fã da ideia de “uma mulher em cada porto”, nem sequer na literatura, e esse pormenor fez-,me desgostar um pouco do livro, mas tirando isso foi uma leitura bastante agradável.

José é no início um homem resignado, acomodado com um emprego onde é explorado, sem grandes aspirações nem vontades. Quando decide aprender a língua húngara chega a ser quase uma surpresa a forma como impõe essa sua decisão. Aos poucos vemos nele uma mudança, ainda que não muito vincada.

Um bom livro, bonito na sua generalidade, que fala de um homem que podia ser qualquer um de nós.

Livro recomendado.

Livro Físico
Ebook

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s