Resumo de Leituras [Março 2020]

Sim, sabemos que o mês ainda não acabou, mas nós estamos mais que prontos para dá-lo como terminado. Foi só a mim que Março pareceu interminavelmente longo? Mas pronto, agora que este demorado mês está finalmente a chegar ao fim, cá estamos nós mais uma vez para vos contar, brevemente, quais foram as nossas leituras. Até essas foram mais numerosas que o normal.  Vamos lá…

Independência Financeira para Mulheres – Susana Albuquerque

Resultado de imagem para independencia financeira para mulheresLivro Físico
Ebook

No livro Independência Financeira para Mulheres, Susana Albuquerque dirige-se às mulheres para falar sobre os pensamentos, mitos e crenças que vulgarmente associamos ao dinheiro. Ao mesmo tempo pretende ensinar o passo a passo para terem as suas finanças pessoais em ordem, com um plano financeiro estruturado. Se quer começar a entender melhor este mundo, é sem dúvida um bom ponto de partida. Tem vários exercícios bastante interessantes e desmistifica mitos que estão bem enraizados em todos nós, mas principalmente nas mulheres. É para ler com muita atenção, fazer os exercícios, tirar apontamentos e pôr em prática!

.

.

Memória das Minhas Putas Tristes – Gabriel García Márquez

Livro Físico
Ebook [BR]

Em Memória das Minhas Putas Tristes conhecemos a história de um velho jornalista que, na véspera de fazer 90 anos, decide oferecer a si mesmo uma noite de amor louco com uma virgem. Para isso vai ao bordel de Rosa Cabargas, que lhe arranja uma jovem virgem, mas acaba por não acontecer nada. No entanto ele volta, uma e outra vez. Este livro é muito diferente dos outros livros de Gabriel. Aqui não há nada de realismo mágico. não há ventos sobrenaturais nem misticismos para nos fazer sonhar. É um livro sem demónios, que vem somente para nos falar do amor, do sexo, e de como nunca é tarde de mais para amar. É real, duro e cru, mas sem ser chocante. Não há cenas explicitas de sexo nem grandes surpresas. São só as memórias de um velho solitário que descobre, de repente, o que é o amor. Livro recomendado!

.
.

Longa Pétala de Mar – Isabel Allende

Resultado de imagem para longa pétala de marLivro Físico
Ebook

A história de Longa Pétala de Mar começa em Espanha no final da década de 1930, quando a vitória iminente das tropas franquistas na Guerra Civil obriga milhares de pessoas a abandonar o país, entre eles Víctor Dalmau e Roser Bruguera. Roser, viúva do irmão de Víctor e com um filho pequeno nos braços, acaba então por se casar com ele para que os três possam embarcar no Winnipeg, um navio fretado pelo escritor Pablo Neruda para transportar estes espanhóis para o Chile. Victor e Roser passam as décadas seguintes no Chile, até serem forçados a novo exílio…
Este é um romance realmente muito bom. Aqui, Isabel Allende consegue contar-nos sobre a história e a politica de vários países, sem o tornar demasiado denso e sem perder o cunho pessoal, o sabor a romance e a doçura dos amores quase correspondidos. Víctor e Roser, assim como todos os que os cercam, passam por muito ao longo dos anos. Acompanhá-los até ao fim, ver como termina não só a guerra mas as suas próprias vidas, dá ao leitor a sensação de que sabe tudo, viu tudo, e isso sabe muito bem. É bonita também a forma como cabe tanta coisa numa única vida.

.
.

Quem Mexeu no meu Queijo? – Dr. Spencer Johnson

Livro Físico

Em Quem Mexeu no Meu Queijo temos uma história sobre mudança e sobre as nossas reacções a ela. Há muito tempo, numa terra muito distante, quatro amigos percorriam um labirinto à procura de queijo, que os alimentava e os tornava felizes. Esses amigos eram os ratos Fungadela e Correria e os dois duendes Pigarro e Gaguinho. Com o tempo eles aprenderam onde estava o queijo e desenvolveram os seus próprios métodos para, todos os dias, conseguir ir dar a esse lugar especifico do labirinto. E eram felizes assim. Até que um dia alguém mexe no queijo e ele desaparece. Quem mexeu no meu queijo é um livrinho pequeno e simples, com uma linguagem que o torna acessível a todos e o faz ser uma leitura rápida e agradável. Não traz nenhuma grande descoberta, não nos ensina nenhum grande segredo, mas relembra-nos de algo que todos conhecemos e faz-nos reflectir sobre isso: a mudança.

.
.

Todos os Pássaros do Céu – Evie Wyld


Livro Físico
Ebook

Em Todos os Pássaros do Céu conhecemos Jake Whyte que é a única habitante de uma velha quinta localizada numa ilha britânica, um lugar fustigado por chuvas infindáveis e ventos cortantes onde vive sozinha com o seu desobediente cão, Dog, e um rebanho de ovelhas. Foi assim que Jake escolheu viver. Mas algo anda a atacar as ovelhas – aparece certas noites, apanha um dos animais e deixa-o completamente desfeito. Pode ser qualquer coisa. Há raposas nos bosques, um rapaz e um homem estranhos, rumores da existência de um ser obscuro e terrível. E há ainda o passado desconhecido de Jake, imiscuindo-se no presente, uma história deixada a muitos quilómetros e anos de distância, numa paisagem de cores e sons diferentes, uma história inscrita nas cicatrizes que lhe marcam as costas. Todos os Pássaros do Céu é um livro relativamente curto, que se lê facilmente e dá para passar um bom bocado, mas sinceramente é um livro que não me cativou. Jake, a protagonista, anda fugida de algo, tem medo de tudo e todos, e teme acima de tudo relacionar-se e ser descoberta. Certa noite encontra um homem escondido no meio das suas ovelhas e deixa-o passar lá a noite, pensando em levá-lo à vila no dia seguinte. No dia seguinte o carro fica atascado e ela também não o pode ir levar, deixando-o dormir na sua casa. No terceiro dia ela já desistiu de o ir levar, chegando mesmo a ir passear com ele ao bar e levando-o de volta para casa com ela. Ok, o livro não é só isso, mas eu honestamente não consegui ultrapassar a falta de lógica dessa situação. Não recomendado.

.
.

Irmãs – Claire Douglas

Wook.pt - IrmãsLivro Físico
Ebook

Abi e Lucy eram gémeas idênticas, mas num trágico acidente de automóvel Lucy acaba por morrer. Abi resolve, tempos depois, começar uma nova vida em Bath, onde supostamente não haverá nada que lhe recorde a irmã morte. É lá que conhecia Bea e Ben, também eles irmãos gémeos. Rapidamente acolhida por eles, muda-se para a fantástica mansão onde habitam e acaba por se apaixonar por Ben. É então que coisas estranhas começam a acontecer, coisas importantes desaparecem e os segredos começam a vir ao de cima. Será Bea realmente tão perturbada e possessiva como parece? Ou será Abi que está realmente a enlouquecer e a tentar chamar a atenção? Este é um livro de leitura fluída, que não me prendeu realmente mas que acabou por se revelar uma leitura bastante agradável. A meio do livro dei comigo a pensar que aquelas personagens são realmente loucas e infantis, mas no fim da história grande parte disso fica explicado. O final é bom e surpreendente, mas a leitura é sempre um pouco superficial. O leitor acaba por nunca se identificar realmente com as personagens, porque não há maneira de as compreender verdadeiramente ao longo da história. A escrita é boa, as personagens são perturbantes mas a história não é tanto como deveria ser. Um livro mediano.

.
.

Alma Minha Gentil – Rosa Lobato de Faria

Wook.pt - Alma Minha GentilLivro Físico

Em Alma Minha Gentil Rosa Lobato de Faria traz-nos uma  história de um amor trágico, com Luís de Camões como personagem central. É recomendado pelo plano nacional de leitura para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma.
Este livro veio parar-me às mãos por pura coincidência e precisei de o ler por motivos de trabalho. Devo admitir que me apaixonei. Com apenas 40 páginas e muitas e lindas ilustrações, é um livro maravilhoso sobre o amor, a dor, e a nossa história. É um daqueles livros que mesmo sendo em prosa, estão repletos de poesia. Para quem estiver a estudar os lusíadas, é algo que pode trazer uma lufada de ar fresco. Livro muito recomendado!

.
.

A Minha Mulher – Anton Tchekov

Wook.pt - A Minha Mulher
Livro Físico

Em A minha mulher conhecemos Pavel Anndreievitch, um abastado ex-funcionário no Ministério das Comunicações e a sua mulher Natália Gavrilovna, que mantêm uma relação difícil e vivem numa Rússia profunda e rural do século XIX, com todos os seus problemas e conflitos. Apesar do título do livro, aqui ficamos a conhecer muito mais do que a mulher de Pavel. Conhecemos uma Rússia rural, muito diferente do mundo como o conhecemos hoje. Com muitos conflitos, frio e fome. Pavel é, nesta história, um homem odiado e desprezado por todos. Rico mas solitário, até a mulher se afastou dele, afirmando que não o consegue suportar. Este é um livro curto, que se lê em menos de nada. E é um livro muito mais profundo do que parece, que faz uma reflexão sem sentimentalismos sobre a natureza da humanidade. A sua crueldade, a sua indiferença. As injustiças sociais são tratadas aqui de uma forma muito honesta, muito directa e muito crua. No fim Pavel muda, mas ficamos sem compreender se isso é tão bom como é suposto. Ele passa do ódio para a indiferença.

.
.

A Mais Preciosa Mercadoria – Jean-Claude Grumberg

Leyaonline - A Mais Preciosa Mercadoria - GRUMBERG, JEAN-CLAUDE
Livro Físico
Ebook

Em A Mais Preciosa Mercadoria temos um casal de lenhadores muito pobre. A mulher, tem dois sonhos: poder comer até fartar por um dia que seja e ser mãe. Mas a pobreza dá-lhe a falta de comida e ela já não tem idade para ser mãe. Os pobres lenhadores vivem perto de uma linha de comboio, onde passa sempre o mesmo comboio de mercadorias. A pobre mulher corre atrás do comboio de todas as vezes que ele passa na esperança de que um dia, alguma mercadoria seja lançada do comboio para ela. E é o que acontece mesmo quando, certo dia, uma mão assoma à janela e lhe lança aquilo com que ela mais sonhava…
A Mais Preciosa Mercadoria é sem dúvida uma pequena e preciosa obra. Em jeito de fábula, é um livro que começa com “Era uma vez”, que nos lembra logo de início de algumas histórias infantis e que nos avisa, logo de seguida, que não se trata de uma história infantil. É um livro que fala da maldade sem falar, que fala de Auschwitz sem nunca mencionar Auschwitz, que se mascara de ingenuidade para falar de maldade, que usa a bondade para disfarçar a maldade. Este é um daqueles livros de que chega a ser difícil falar. É bom, é mesmo muito bom, capaz de nos fazer chorar. Dá-nos em vários momentos um aperto no peito, uma dor na alma e enche-nos os olhos de lágrimas. Tenho, evidentemente, um novo livro na minha lista de favoritos. Um livro maravilhoso, daqueles que toda a gente devia ler.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s