Cinco livros de teatro que não pode perder [Dia Mundial do Teatro]

Celebra-se a 27 de Março o Dia Mundial do Teatro. Para marcar este dia temos para vocês uma lista com cinco livros de teatro a não perder. Ora vamos lá?!

 

Menina Júlia – August Strindberg

Wook.pt - Menina Júlia

Júlia é uma jovem aristocrata que, por detrás de uma inocência aparente esconde um lado provocador. Numa noite de S. João, Júlia seduz e é seduzida por João, criado do senhor Conde e noivo de Cristina, a cozinheira da casa. Desejo, conflitos de poder, o choque violento das classes sociais e dos sexos que povoam aquela que será uma noite trágica. Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.

 

Que Farei com este Livro? – José Saramago

Wook.pt - Que Farei com Este Livro?

Que farei com este livro?, pergunta-se Camões, segundo José Saramago, ao contemplar o seu poema Os Lusíadas por fim impresso. Foi esta a pergunta que induziu José Saramago a escrever uma peça de teatro cuja ação decorre em Almeirim e Lisboa entre abril de 1570 e março de 1572, entre a chegada de Luís de Camões a Lisboa, vindo da Índia e Moçambique, e a publicação da primeira edição de Os Lusíadas. No meio de personagens históricas figuram outras nascidas da imaginação do escritor, todas em torno da edição de Os Lusíadas. «Se eu fosse esmolar pelas ruas e praças talvez me dessem dinheiro para comer. Mas não mo dariam se eu dissesse que o destinava a pagar ao livreiro que me imprimisse o livro.» Será necessário ler este livro para saber se foi Camões ou Saramago quem assim falou.

 

O Lugre – Bernardo Santareno

Wook.pt - O Lugre

O Lugre constitui-se como um drama que narra a dureza da vida dos pescadores portugueses nos mares do Norte, ao serviço da frota bacalhoeira, bem como as tensões da vida a bordo e a relação quotidiana com o perigo, perante o qual os homens reagem de forma diferente. O confronto entre o homem e a natureza em plena força realça as diferentes facetas do ser humano. A peça baseou-se nas experiências do autor e nas histórias que lhe foram contadas pelos marinheiros com quem se cruzou enquanto médico na frota bacalhoeira portuguesa na Terra Nova (narradas na obra Nos Mares do Fim do Mundo, também publicada pela E-Primatur com o apoio do Museu Marítimo de Ílhavo). Bernardo Santareno criou um dos mais pungentes e poderosos textos da literatura portuguesa, traçando, nos diálogos, a vida dura de quem era obrigado a arriscar tudo e as diferentes reacções perante a adversidade. A peça foi levada dezenas de vezes ao palco em Portugal e no estrangeiro e foi também adaptada para teatro televisivo, estando previstas uma série e um filme (Terra Nova) inspirados na obra.

 

Gaivota, O Tio Vânia, Três Irmãs – Anton Tchékhov 

Wook.pt - Gaivota, O Tio Vânia, Três Irmãs

Este livro reúne as quatro principais peças escritas por Anton Tchékhov, traduzidas do russo por Nina Guerra e Filipe Guerra. A Gaivota foi publicada em 1896, e nela é já perceptível o modo de ser das personagens tchékhovianas. O Tio Vânia foi escrito entre 1896 e 1897, logo a seguir a A Gaivota e ainda antes de esta estrear. Foi representada pela primeira vez no Teatro de Arte de Moscovo, em Outubro de 1899. Três Irmãs, peça publicada em 1901, é talvez o ponto culminante da dramaturgia de Tchékhov. É a história de três mulheres unidas num só destino, descrito em diálogos vagos e veementes. São três irmãs envolvidas na intolerável sensação de que a vida está noutro lado. Três vidas que procuram escapar aos constrangimentos que a educação, a família e uma cidade de província sobre elas exercem.

 

Otelo – William Shakespeare

Wook.pt - Otelo

A Tragédia de Otelo, o Mouro de Veneza é, muito possivelmente, uma peça sobre mulheres e sobre a condição feminina. As três mulheres, Desdémona, Emília e Bianca, sofrem, às mãos das três principais personagens masculinas com que emparceiram, um ciclo de maus-tratos, físicos e psicológicos. Pertencem a três estratos sociais diferentes e a três estratos de tristeza diferentes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s