“Como rejeitar aquele amor? E de facto, ele próprio fizera o que hoje se chama uma transferência, e acreditava amá-la. Ela, ingenuamente, abrira-se em confidências com a mãe e esta não hesitara em contar ao marido, que imediatamente tratara de a tirar de casa. Para o mais longe possível. A Índia. Um ano de viagem. Temporais, doenças, ameaças de todo o género.”
“Mas Luís entendeu tudo de outro modo e apaixonou-se como um louco, sem nunca adivinhar que Joana pensava fazer dele o seu brinquedo.
Um não sei quê, que nasce não sei donde
Vem não sei como e dói não sei porquê
Amaram-se além do razoável, obedecendo ao furor de Joana, à paixão de Luís.”
Rosa Lobato de Faria nasceu a 20 de Abril de 1930 em Lisboa. Foi actriz, escritora, romancista, poetisa, contista, dramaturga e guionista de novelas e séries. Faleceu a 2 de Fevereiro de 2010.
Em Alma Minha Gentil Rosa Lobato de Faria traz-nos uma história de um amor trágico, com Luís de Camões como personagem central. É recomendado pelo plano nacional de leitura para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma.
Este livro veio parar-me às mãos por pura coincidência e precisei de o ler por motivos de trabalho. Devo admitir que me apaixonei. Com apenas 40 páginas e muitas e lindas ilustrações, é um livro maravilhoso sobre o amor, a dor, e a nossa história. É um daqueles livros que mesmo sendo em prosa, estão repletos de poesia. Para quem estiver a estudar os lusíadas, é algo que pode trazer uma lufada de ar fresco.
Livro muito recomendado!
5*